ABPC: Pintura com cal hidratada é sinônimo de qualidade com baixo custo

SÃO PAULO, 31 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- Na construção civil, a cal hidratada possui uma versatilidade de funções que nenhum outro material na natureza é capaz de equiparar. O uso da cal na pintura é uma das suas finalidades mais antigas e conhecidas, uma alternativa de fácil aplicação, ótimo acabamento e excelente relação custo-benefício.

A pintura à base de cal hidratada, a famosa "caiação", normalmente é recomendada para aplicação em conjuntos habitacionais, casas populares, muros, fachadas e grandes áreas de uso comum, garagens de edifícios e, especialmente, áreas sujeitas a elevada umidade, como banheiros, vestiários e imóveis sujeitos à ação da maresia.

Esse tipo de pintura proporciona um grande número de benefícios, como alta refletibilidade à luz e ao calor, baixa incidência de eflorescências, pH elevado e, sobretudo, baixo custo. Justamente por ser um produto altamente alcalino, a cal hidratada exerce poderosa função no combate a fungos, germes e bactérias, o que minimiza a formação de manchas causadas por infiltrações e a deterioração precoce dos revestimentos, assegurando maior durabilidade e vida útil da pintura. E por ser um produto de base mineral, derivado da rocha calcária, a pintura à base de cal não agride o meio-ambiente, sendo forte aliada da sustentabilidade.

Além disso, a cal hidratada proporciona maior economia na pintura, pois permite excelentes resultados com ótimo rendimento do material aplicado. Misturado a 16 litros de água, um único saco de 8 kg de cal para pintura permite a cobertura de 25 a 30 m2 de parede, em duas demãos.

Para sua aplicação em áreas já pintadas anteriormente, basta preparar a superfície removendo partes soltas e crostas de tintas antigas, removendo também eventuais manchas superficiais de gordura com detergente e água. Se houver sinais de mofo, o uso de água sanitária também é recomendado nessa tarefa de preparo.

A ABPC disponibiliza gratuitamente aos interessados um manual que contém orientações e dicas para o uso da cal em pintura e nas argamassas de assentamento e revestimento de paredes, incluindo formulações recomendadas e modo de preparo.

www.abpc.org.br

Press & Mídia
Tel. (11) 5016-1443
Contato com Daniela Ramos (danielaramos@pressemidia.com.br)

FONTE ABPC

SOURCE ABPC



RELATED LINKS
http://www.abpc.org.br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.