Abraceel: Brasileiros condenam monopólio de fornecimento de energia elétrica Pesquisa do Ibope em todo País revela que 66% dos cidadãos desejam portabilidade da conta de luz como no setor de telefonia

SÃO PAULO, 7 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- Os brasileiros querem ter liberdade de escolha no setor elétrico, da mesma maneira que desfrutam de possibilidade de escolha no setor de telecomunicações. Segundo pesquisa exclusiva do Ibope, 66% dos cidadãos querem ter opção na área, a maioria motivada pela possibilidade de redução de preço nas contas de luz.

A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que acaba de lançar a campanha "A Energia da Democracia é Livre", encampada por mais de 60 empresas e organizações de todo o País. "Queremos evidenciar que a transparência e a liberdade são condições fundamentais para vencermos a crise que enfrentamos hoje no setor", afirma Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.

A ampla maioria dos brasileiros está insatisfeita com as tarifas da conta de luz, pouco menos de um ano depois do anúncio da redução de preços anunciada pelo Governo Federal. Cerca de 67% dos entrevistados pelo Ibope consideram os custos com o fornecimento de eletricidade muito altos ou altos. "Isso é preocupante, pois a atual gestão está represando os reajustes para o próximo ano", explica Medeiros.

Se a maioria dos consumidores está insatisfeita com os preços, praticamente a metade dos cidadãos consultados está igualmente insatisfeita com os serviços prestados. Aproximadamente 40% dos entrevistados afirmam que os cortes de luz aumentaram durante 2014. Tal fato faz com que 57% dos brasileiros estejam dispostos a trocar o seu fornecedor de eletricidade imediatamente.  "Ampliar o mercado livre para os consumidores residenciais, como já ocorre na maior parte dos países desenvolvidos, é a melhor solução para resolver essa percepção negativa do setor", avisa Medeiros.

A Abraceel, em nome dos participantes da campanha "A Energia da Democracia é Livre", vai entregar a pesquisa do Ibope para os candidatos à presidência da República, de maneira a obter um compromisso com uma agenda de liberdade do setor elétrico. "A atual legislação já prevê o direito de escolha do consumidor, basta apenas a decisão das autoridades da área", conclui Medeiros.

Realizada pelo Ibope, a pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em todo o território nacional de 17 a 22 de junho de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Para mais informações, favor contatar:
Cristiane Pinheiro
cristiane.pinheiro@retoquejor.com.br 
fone:(11)2476-7237
cel: (11)9 9857-3111
www.maisenergialivre.com.br

FONTE Abraceel

SOURCE Abraceel



RELATED LINKS
http://www.maisenergialivre.com.br

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.