PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring

ACCION lança operações microfinanceiras no Amazonas

ACCION Microfinanças fornecerá serviços financeiros para ajudar a eliminar a pobreza no Amazonas

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

BOSTON, Massachusetts e MANAUS, Brasil, 7 de junho de 2011 /PRNewswire/ -- A ACCION® International, pioneira e líder em microfinanças globais, anunciou hoje a inauguração da ACCION Microfinanças, uma nova organização microfinanceira localizada em Manaus, capital do estado do Amazonas, região norte do Brasil, onde o acesso a serviços financeiros é ainda mais limitado do que na maior parte do país.

A ACCION Microfinanças, que iniciou não oficialmente as suas operações ao começar a realizar empréstimos em 1o. de fevereiro deste ano, está fornecendo empréstimos de capital e outros serviços financeiros aos trabalhadores de baixa renda de Manaus. A instituição planeja expandir os seus serviços para outras cidades na região norte do Brasil. Esta região, que abrange sete estados e uma população total de 14,7 milhões de habitantes, abriga aproximadamente 1,9 milhões de microempresários. Destes, apenas 8 a 10 por cento teve acesso a algum tipo de serviço financeiro de bancos ou organizações microfinanceiras.

A ACCION Microfinanças é a segunda instituição de microfinanças de participação majoritária da ACCION, seguindo o estabelecimento, no final de 2009, da ACCION Microfinanças China, na Mongólia Interior, uma região que, de maneira semelhante, ainda não possui serviços microfinanceiros suficientes. Os coinvestidores da ACCION Microfinanças incluem o Fundo Multilateral de Investimento (MIF), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a Corporação Financeira Internacional (CFI) e investidores privados.

A ACCION Microfinanças oferecerá linhas de crédito, empréstimos de ativos fixos a longo prazo, educação financeira e, eventualmente, microseguros e cartões de crédito. Esta é uma maneira de tomar novas iniciativas para melhor atender às necessidades dos microempresários do Amazonas. Isto inclui o emprego de modelos de avaliação de crédito por pontuação e com base no fluxo de caixa, fazendo uso do extenso sistema bancário correspondente do Brasil para fazer parceria com bancos e estender serviços a lojas varejistas e outros tipos de comércio, e empregando tecnologias de pagamento como PDAs, cartões bancários pré-pagos e banco via celular.

"Estamos muito animados com a abertura da ACCION Microfinanças porque ela permitirá que a ACCION traga o que tem de melhor em investimentos, serviços de gerenciamento, assistência técnica e performance social para apoiar os microempresários do Amazonas," afirma Michael Schlein, presidente e CEO da ACCION. "Para nós, é como voltar às raízes, pois foi no Recife, no Brasil, em que a ACCION começou as suas atividades no setor de microempréstimos em 1973."

"A ACCION Microfinanças está em uma boa posição para ajudar os microempresários da região e oferecer produtos convenientes que irão, finalmente, ajudar muitas pessoas a construir um futuro econômico muito mais sólido," diz Eduardo Lucchesi, CEO da ACCION Microfinanças.

Sobre a ACCION

A ACCION International é uma organização privada e sem fins lucrativos, com a missão de fornecer às pessoas as ferramentas financeiras que elas precisam - empréstimos para microempresas, treinamento em negócios e outros serviços financeiros - para ajudá-las a sair da pobreza. Pioneira em microfinanças no mundo, a ACCION foi fundada em 1961 e realizou o seu primeiro empréstimo em 1973, no Brasil. Com o passar do tempo, a ACCION ajudou a construir 62 instituições financeiras em 31 países de quatro continentes. Atualmente, estas instituições possuem milhões de clientes. Nos Estados Unidos, a rede ACCION é a maior rede de empréstimos microfinanceiros do país e atendeu a milhares de clientes, emprestando mais de 275 milhões de dólares desde o início do seu programa piloto, em 1991. Para mais informações, visite www.accion.org.

ACCION é uma marca registrada da ACCION International.

FONTE  ACCION International

FONTE ACCION International

SOURCE ACCION International

RELATED LINKS

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center