Ativista guatemalteca dos direitos humanos Rosalina Tuyuc vai receber o 29o Prêmio da Paz Niwano

TÓQUIO, 29 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- A Fundação da Paz Niwano concederá o 29o Prêmio da Paz Niwano a Srta. Rosalina Tuyuc Velasquez da Guatemala em reconhecimento ao seu trabalho extraordinário e persistente para a paz como uma ativista e líder corajosa dos direitos humanos.

Uma cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em Tóquio em 10 de maio. Além de um certificado da premiação, a Srta. Tuyuc receberá uma medalha e 20 milhões de yen.

Esta é a primeira vez que uma profissional de uma tradição religiosa indígena (crenças e práticas espirituais maias) recebe este prêmio. A Srta. Tuyuc mora e trabalha na Guatemala, um país que sofre há décadas com uma extraordinária violência e conflito interno. Em 1988, junto com outras mulheres, a Srta. Tuyuc fundou a Organização de Coordenação Nacional das Viúvas da Guatemala (CONAVIGUA), agora uma das principais organizações guatemaltecas dos direitos humanos, pioneira de uma nova forma de resistência pacífica. A CONAVIGUA é um símbolo do esforço contra a violência e da resistência a ela do povo maia.

Ao selecionar a Srta. Tuyuc como agraciada em 2012, o Comitê do Prêmio da Paz disse que ela é "um exemplo inspirador de como as vítimas da discriminação, levadas pela sua fé, são fortalecidas trabalhando juntas para derrotar as violações dos direitos humanos e reverter as causas que as ferem tão profundamente." O comitê elogiou também seu trabalho para desenvolver maneira construtiva e pacífica para trazer um fim à longa guerra interna da Guatemala e trazer paz e justiça ao seu país.

Prêmio da Paz Niwano:

O Prêmio da Paz Niwano foi criado em 1983 para homenagear e incentivar pessoas e organizações que contribuam significativamente para o entendimento e cooperação inter-religiosos, promovendo desse modo a causa da paz mundial. Para evitar a ênfase imprópria em qualquer religião ou região particular, os indicados são cerca de 700 pessoas e organizações, representando 125 países. O prêmio recebe este nome em homenagem ao fundador e primeiro presidente da organização budista Rissho Kosei-kai, Nikkyo Niwano.

Fundação da Paz Niwano:

A Fundação da Paz Niwano foi fundada em 1978 para contribuir para a realização da paz mundial e para o reforço de uma cultura de paz. A fundação promove a pesquisa e outras atividades baseadas em um espírito religioso e serve à causa da paz em campos como a educação, ciência, religião e filosofia.

Contato:
(Sr.) Tadashi Takatani
Niwano Peace Foundation
Tel.: +81-3-3226-4371
Fax: +81-3-3226-1835
E-mail: peaceprize@npf.or.jp
URL: http://www.npf.or.jp/english/index.html

FONTE  Niwano Peace Foundation

FONTE Niwano Peace Foundation

SOURCE Niwano Peace Foundation

RELATED LINKS

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services