Bradesco divulga os resultados do 1º semestre de 2013

SÃO PAULO, 22 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- Apresentamos os principais números obtidos pelo Bradesco (BM&FBovespa: BBDC3; BBDC4), (NYSE: BBD) no 1º semestre de 2013:

1. O Lucro Líquido Ajustado(1) do 1º semestre de 2013 foi de R$ 5,921 bilhões (variação de 3,7% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 5,712 bilhões no mesmo período de 2012), correspondendo a R$ 2,79 por ação, no acumulado de 12 meses, e rentabilidade de 18,8% sobre o Patrimônio Líquido Médio Ajustado(2).

2. Quanto à origem, o Lucro Líquido Ajustado é composto por R$ 4,060 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 68,6% do total, e por R$ 1,861 bilhão gerado pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 31,4% do total.

3. Em 30 de junho de 2013, o valor de mercado do Bradesco era de R$ 124,716 bilhões(3), apresentando evolução de 18,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A partir de maio de 2013, as ações ordinárias do Bradesco passaram a compor o índice Ibovespa.

4. Os Ativos Totais, em junho de 2013, registraram saldo de R$ 896,697 bilhões, crescimento de 8,0% em relação ao mesmo período de 2012. O retorno sobre os Ativos Totais Médios foi de 1,3%.

5. A Carteira de Crédito Expandida(4), em junho de 2013, atingiu R$ 402,517 bilhões, com evolução de 10,3% em relação ao mesmo período de 2012. As operações com pessoas físicas totalizaram R$ 123,562 bilhões (crescimento de 10,1% em relação a junho de 2012), enquanto as operações com pessoas jurídicas atingiram R$ 278,955 bilhões (crescimento de 10,4% em relação a junho de 2012).

6. Os Recursos Captados e Administrados somaram R$ 1,234 trilhão, um crescimento de 9,1% em relação a junho de 2012.

7. O Patrimônio Líquido, em junho de 2013, somou R$ 66,028 bilhões, 3,3% superior a junho de 2012. O Índice de Basileia registrou 15,4% em junho de 2013, sendo 11,6% de Capital Nível I.

8. Aos acionistas foram pagos e provisionados, a título de Juros sobre o Capital Próprio, R$ 2,066 bilhões relativos ao 1º semestre de 2013, sendo R$ 1,305 bilhão a título de mensais e intermediários pagos e R$ 761 milhões provisionados.

9. A Margem Financeira de Juros atingiu R$ 21,078 bilhões, apresentando um crescimento de 1,6% em relação ao 1º semestre de 2012.

10. O Índice de Inadimplência superior a 90 dias recuou 0,5 p.p. nos últimos doze meses, e encerrou 30 de junho de 2013 em 3,7% (4,2% em 30 de junho de 2012).

11. O Índice de Eficiência Operacional(5) apresentou uma melhora de 0,6 p.p., de 42,4% em junho de 2012 para 41,8% em junho de 2013, enquanto no conceito "ajustado ao risco" foi de 52,6% (53,1% em junho de 2012).

12. Os Prêmios Emitidos de Seguros, Contribuição de Previdência e Receitas de Capitalização atingiram o montante de R$ 24,191 bilhões no 1º semestre de 2013, evolução de 15,3% em relação ao mesmo período de 2012. As Provisões Técnicas alcançaram R$ 131,819 bilhões, apresentando uma evolução de 17,9% em relação a junho de 2012.

13. Os investimentos em infraestrutura, informática e telecomunicações somaram R$ 2,296 bilhões no 1º semestre de 2013, com evolução de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

14. Os impostos e contribuições, inclusive previdenciárias, pagos ou provisionados, somaram, no semestre, R$ 12,991 bilhões, sendo R$ 4,894 bilhões relativos aos tributos retidos e recolhidos de terceiros e R$ 8,097 bilhões apurados com base nas atividades desenvolvidas pela Organização Bradesco, equivalentes a 136,8% do Lucro Líquido Ajustado(1).

15. O Bradesco disponibiliza aos seus clientes uma extensa Rede de Atendimento no País, destacando-se as 4.692 Agências e 3.795 Postos de Atendimento - PAs. Também estão disponíveis aos clientes Bradesco 1.454 Postos de Atendimento Eletrônico - PAEs, 44.819 Pontos Bradesco Expresso, 34.322 máquinas da Rede de Autoatendimento Bradesco Dia & Noite e 13.650 máquinas da Rede Banco24Horas.

16. A remuneração do quadro de colaboradores, somada aos encargos e benefícios, totalizou R$ 5,316 bilhões. Os benefícios proporcionados aos 101.951 colaboradores da Organização Bradesco e seus dependentes somaram R$ 1,311 bilhão, e os investimentos em programas de formação, treinamento e desenvolvimento totalizaram R$ 39,062 milhões.

17. Principais Prêmios e Reconhecimentos recebidos no período:

- Destaque como a instituição financeira privada brasileira mais bem colocada no ranking da revista americana Fortune, que traz a lista das 500 maiores empresas do mundo;

- Foi reconhecido como "Melhor Banco no Brasil", na edição 2013, na premiação Euromoney Awards for Excellence (Revista britânica Euromoney);

- Considerada a marca de banco mais valiosa da América Latina (Consultoria Millward Brown);

- Recebeu o Prêmio "Companhia Aberta de 2012". O prêmio é promovido pela Apimec e privilegia empresas que têm investido no relacionamento a longo prazo e no diálogo aberto com seus investidores;

- Destaque do anuário "Melhores e Maiores" edição 2013: primeiro colocado no ranking "200 Maiores Grupos por Receita Líquida em 2012" e na lista dos "10 Bancos com Maiores Lucros Líquidos no ano de 2012", sendo também a Instituição Financeira campeã em crédito para médias empresas e em emissões de cartões de créditos. No segmento de seguros, o Grupo Bradesco Seguros e Previdência ocupou três posições entre as dez maiores seguradoras do País, com o Bradesco Saúde, no primeiro lugar, a Bradesco Vida e Previdência e a Bradesco Auto/RE (Revista Exame);

- Figurou no ranking das 100 maiores empresas globais em valor de mercado (Consultoria PricewaterhouseCoopers);

- Foi considerado uma das melhores empresas para iniciar a carreira (Revista Guia Você S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração – FIA e a Cia. de Talentos); e

- A Bradesco Asset Management – BRAM foi considerada uma das melhores gestoras de fundos do País e, também, a melhor gestora em renda variável (Revista ValorInveste / Jornal Valor Econômico).

18. No que diz respeito à sustentabilidade, direcionamos as ações em três pilares: (i) Finanças Sustentáveis, com o foco em inclusão bancária, em variáveis socioambientais para concessões de crédito e oferta de produtos; (ii) Gestão Responsável, com ênfase na valorização dos colaboradores, na melhoria do ambiente de trabalho e nas práticas ecoeficientes; e (iii) Investimentos Socioambientais, focando educação, meio ambiente, cultura e esporte. Destacamos a Fundação Bradesco, que desenvolve há 56 anos um amplo programa socioeducacional, mantendo 40 escolas próprias no Brasil. Em 2013, um orçamento previsto de R$ 460,961 milhões irá beneficiar 106.843 alunos em suas escolas próprias, na Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio); Educação de Jovens e Adultos e na Formação Inicial e Continuada voltada à geração de emprego e renda. Aos cerca de 47 mil alunos da Educação Básica, também são assegurados, além do ensino formal, gratuito e de qualidade, uniformes, material escolar, alimentação e assistência médico-odontológica. Beneficiará também, na modalidade de educação a distância (EaD), por meio do seu portal e-learning "Escola Virtual", 350.000 alunos que concluirão ao menos um dos diversos cursos oferecidos em sua programação, além de outros 68.323 que serão beneficiados em projetos e ações em parceria como os CIDs (Centros de Inclusão Digital), o Programa Educa+Ação e em cursos de Tecnologia (Educar e Aprender).

(1) De acordo com os eventos extraordinários descritos na página 08 do Relatório de Análise Econômica e Financeira; (2) Não considera o efeito da marcação a mercado dos Títulos Disponíveis para Venda registrado no Patrimônio Líquido; (3) Quantidade de ações (descontadas as ações em tesouraria) x cotação de fechamento das ações ON e PN do último dia do período; (4) Inclui avais e fianças, cartas de crédito, antecipação de recebíveis de cartões de crédito, coobrigação em cessão de crédito (FIDC e CRI), coobrigação em cessão de crédito rural e operações com risco de crédito – carteira comercial, que inclui operações de debêntures e notas promissórias; e (5) Acumulado 12 meses.

Sra. Ivani Benazzi de Andrade,
Tel.: 11-2178-6218,
e-mail: 4823.ivani@bradesco.com.br

ou Sr. Carlos Tsuyoshi Yamashita
Tel.: 11-2178-6204,
e-mail: 4823.carlos@bradesco.com.br

FONTE Banco Bradesco S.A.

SOURCE Banco Bradesco S.A.

More by this Source

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services