CPhI South America e Fi South America: Laboratório Modelo traz apresentações ao vivo durante a CPhI

SÃO PAULO, 6 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- Uma série de atividades como palestras técnicas e demonstrações práticas de produções farmacêuticas fizeram parte das atrações do primeiro dia da CPhI South America, no Laboratório Modelo, iniciativa do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação Farmacotécnica da USP (DEINFAR). O espaço é um ponto mais que especial no evento, porque além de proporcionar experiências ao vivo, aproxima pesquisadores e os principais fabricantes de produtos voltados para o mercado nutricional e nutracêuticos, de modo a estimular a visitação qualificada. Novidades estão sendo demonstradas pelas empresas Colorcon, Acil & Weber e Freeman Technology.

Encontros de relacionamento

A iniciativa da UBM Brazil, promotora das feiras CPhI e Fi South America, em organizar pequenos encontros de negócios entre expositores e visitantes foi bem recebida pelos participantes. "Já no primeiro dia, estimamos 100 encontros realizados, do total de 359 agendamentos feitos previamente pela internet para os três dias de evento", diz Patrício do Prado, sócio da Promoex, empresa de consultoria de acesso a mercados, que está organizando o Food & Pharma Matchmaking. "O principal objetivo é criar esta aproximação entre potenciais compradores e os expositores. Acredito que estamos inovando, e abrindo oportunidades para novas parcerias", afirma Prado. No primeiro dia, grande parte das empresas expositoras e visitantes participantes vieram da China, EUA, Índia e outros países da América Latina. O Food & Pharma Matchmaking acontece, diariamente, das 11h45 às 15h.

No seminário Health Ingredients pró-reitora da Unicamp mostra propriedades de frutas tropicais brasileiras

Doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp e pró-reitora de pesquisa da mesma universidade, Gláucia Maria Pastore mostrou propriedades funcionais de frutas brasileiras pouco pesquisadas durante o painel Compostos bioativos nos alimentos – possibilidade de novos produtos funcionais. As frutas tropicais brasileiras são as menos estudadas em todo o mundo, a despeito do grande potencial e da variedade encontrada em solo nacional. "Temos 312 frutas, só na região amazônica a variedade é de mais de 200", explicou a pesquisadora. O Brasil é atualmente o terceiro maior produtor de frutas do mundo, perdendo somente para China e Índia, respectivamente. Entre os componentes principais que podem chegar à indústria, Pastore apresentou as fibras solúveis e insolúveis, carotenoides, polifenóis e vitaminas.

Pesquisa de cientista da Unicamp mostra os benefícios escondidos na jabuticaba

Na palestra Antioxidantes e impactos na saúde, o professor Mario Marostica Jr. (FEA/Unicamp) mostrou a eficiência da jabuticaba no combate a radicais livres, e os antioxidantes em alimentos a partir de frutas pouco conhecidas e consumidas, mesmo sendo frutas naturais da flora brasileira: copaíba, jequiti, pequi e uvaia. A copaíba, particularmente, possui alto teor de polifenol, substância antioxidante e útil, também, no combate à obesidade.  Apesar do status ainda inicial dos resultados da pesquisa em relação ao uso comercial desses ingredientes, de acordo com o pesquisador, uma ou duas porções de jabuticaba com casca, aumentaria 30% o potencial antioxidante do plasma sanguíneo, com resultados relevantes em teste in vitro contra leucemia. "Percebemos também que a ingestão de jabuticaba pode promover a liberação de insulina no pâncreas".

Grãos do bem

A mudança de hábitos alimentares em favor de uma vida mais saudável tem instigado fabricantes e pesquisadores a buscar novas fórmulas para manter a integridade dos alimentos. O mercado de grãos é um bom exemplo disso. Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, estão entre os mais conhecidos e mais encontrados grãos integrais. Mas se estes grãos fazem tão bem para a saúde, por que não incluí-los em nossa alimentação?  Para Gary Fulcher, pesquisador da Universidade de Minnesota (EUA), "é preciso que as crianças sejam educadas a comer grãos integrais para que este comportamento seja levado por toda vida". Durante palestra sobre "Novas Tendências em Panificação", na conferência da Fi South America, ele destacou alguns aspectos que devem ser considerados pela indústria, entre eles valor nutricional, saúde, segurança e conveniência.

7ª CPhI south America / 18ª Food ingredientes South America
De 5 a 7 de agosto de 2014, das 13h às 20h
Expo Center Norte – São Paulo – SP
Mais informações: http://www.cphi-sa.com.br/pt/ http://www.fi-events.com.br

Informações para a imprensa - 2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone / Teresa Silva - (5511) 3030-9463/9464  - ubm@2pro.com.br - www.2pro.com.br

FONTE Fi South America e CPhI South America

SOURCE Fi South America e CPhI South America



RELATED LINKS
http://www.fi-events.com.br
http://www.cphi-sa.com.br/pt

More by this Source

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.