Deputado Carlos Bezerra defende maior acesso de PMEs ao mercado de capitais ("Brasil+Competitivo") A opinião do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) foi expressada em pronunciamento na Câmara dos Deputados em 30/10

BRASÍLIA, Brasil, 4 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- O Brasil está em situação de franco descompasso em relação às principais economias do mundo no que se refere ao porte de seu mercado de capitais e à facilidade de abertura de capital e colocação de ações em bolsa. A opinião é do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) expressada em pronunciamento na Câmara.

(Logo: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2013-11-04/original/1503.png)  

Há "premente necessidade", disse Bezerra, de maiores incentivos que possibilitem a redução de barreiras para que empresas inovadoras nascentes usufruam dos benefícios do mercado de capitais. Para ele, o acesso é ainda muito tímido.

O parlamentar ressaltou o esforço da Comissão de Valores Mobiliários – CVM em vencer algumas dessas barreiras, com emissão de instruções que tornaram mais simples a emissão de valores mobiliários por parte de empresas de menor porte.

Bezerra lembrou ainda, que, neste sentido, enviou este ano ao ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República indicação para adoção de medidas práticas que possam viabilizar a criação de um mercado de capitais para microempresas.

Disse o deputado que o Brasil dispõe de apenas 353 empresas listadas em bolsa de valores, enquanto que a Índia conta com 6.838; o Canadá, com 3.876; e a Espanha, com 3.167, entre outros exemplos.

"A iniciativa à qual nos referimos busca permitir que uma multiplicidade de investidores privados possam alocar seus capitais em pequenas e médias empresas", afirmou.

A medida, entende Bezerra, tornaria mais acessível a abertura de capital dessas empresas e, para essa finalidade, pleiteia-se uma política de incentivos que envolvem a concessão de créditos tributários que compensem, ao menos parcialmente, as substantivas despesas com preparação, oferta e cumprimento de exigibilidades regulatórias diversas inerentes a esse processo.

Esses créditos tributários, conforme o deputado, seriam concedidos, de forma limitada, apenas às empresas que efetivamente abrirem seu capital em bolsa. "Enfim, a iniciativa é voltada para um expressivo universo composto por cerca de nada menos que 30 mil empresas com faturamento anual entre 20 e 400 milhões de reais".

O deputado considera ser esta uma "iniciativa crucial" para o crescimento das pequenas e médias empresas brasileiras, sobretudo face à reduzida relevância do mercado de capitais e ao excessivo custo – proibitivo para a imensa maioria delas – associado ao processo de colocação de ações em bolsa no Brasil.

Mais informações sobre o Brasil+Competitivo:
Rodolfo Zabisky
info@pacpme.com.br
Tel.: (11) 3529-3777

Sobre o Brasil+Competitivo (www.bmaiscompet.com.br): o Projeto de Lei 6.558/2013 de 10/10/2013 (Deputado Otávio Leite) instituiu o Brasil+Competitivo. Inclui portal completo de soluções empresariais que disponibiliza seis diferentes recursos de maneira simples e descomplicada: educacional, capital de crescimento, presença digital, competitividade, show room de médias empresas e investidores. Com esse Portal, pequenas e médias empresas passam a ter mais um canal de promoção de desenvolvimento e emancipação empreendedora. Estão à frente da iniciativa do Brasil+Competitivo instituições como a CNI - Confederação Nacional da Indústria, o MBC - Movimento Brasil Competitivo (que reúne as principais lideranças empresariais do país), a BRAiN (que reúne as instituições Anbima e Febraban, dentre outras, e que visa catalisar a consolidação do Brasil como um polo internacional de investimentos e negócios), a FIESP, a FIEMG, a FecomercioSP, a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, a Rio Negócios, a UGT - União Geral dos Trabalhadores, a Força Sindical, o CIETEC, a Alampyme-BR, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o IBEF-SP, o Movimento Brasil Eficiente - MBE, a ANCORD, a ANEFAC, a Apimec Nacional e a Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

FONTE Brasil+competitivo

SOURCE Brasil+competitivo



RELATED LINKS
http://www.bmaiscompet.com.br

More by this Source

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.