Efficient Innovation Brasil adere ao Brasil+Competitivo
Consultoria em gestão e financiamento da inovação se integra à iniciativa Brasil+Competitivo, contribuindo para a aceleração do crescimento competitivo de pequenas e médias empresas no Brasil, por meio de seu expertise em programas de fomento e gestão estratégica da inovação
SÃO PAULO, 22 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- A Efficient Innovation Brasil (www.efficient-innovation.fr/?lang=en), empresa de consultoria especializada em gestão e financiamento da inovação, anuncia sua adesão ao Brasil+Competitivo (www.bmaiscompet.com.br), programa de fomento ao empreendedorismo, aumento a competitividade empresarial e facilitação de acesso a capital privado de crescimento para pequenas e médias empresas (PMEs). O programa Brasil+Competitivo foi instituído pelo Projeto de Lei 6558/2013, de autoria do Deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), e atualmente tramita na Comissão de Finanças e Tributação - CFT, da Câmara dos Deputados.
A Efficient Innovation é uma das poucas empresas do setor a oferecer uma gama de serviços que cobrem todo o ciclo de vida da inovação: estratégia, estruturação operacional, financiamento e gestão da inovação. De acordo com Paulo Chebat, sócio gestor da Efficient Innovation Brasil, investir em P&D é a forma mais eficiente para enfrentar o acirrado ambiente competitivo e não é um caminho exclusivo das grandes empresas.
Atualmente, as empresas brasileiras, independente do porte, podem participar de programas de fomento a inovação no Brasil e também em alguns programas europeus. Por exemplo, no Brasil por meio da Lei do Bem, as empresas brasileiras, que optaram pelo lucro real e investiram em inovação, podem usufruir de forma automática a uma renúncia fiscal de até 30% dos dispêndios de P&D e/ou financiar até 90% de seus projetos de Inovação pelo programa Inova Brasil da FINEP.
Entre os programas europeus, empresas brasileiras podem participar do "Horizon 2020", programa de fomento à inovação para empresas/organizações brasileiras que possuem parceria de desenvolvimento tecnológico com instituições europeias. O programa cuja duração é de 2014 à 2020 destinará por volta de 80 bilhões de euros à projetos colaborativos de inovação nos moldes de subvenção econômica. As linhas temáticas para o desenvolvimento de projetos cobrem áreas como saúde, biotecnologia, inovação, matérias primas, projetos colaborativos internacionais, entre outros.
Porém, devido a desconhecimento da legislação/ programas, inexistência de gestão tecnológica, entre outros motivos, grande parte das pequenas e médias empresas não se veem estimuladas a investir em uma cultura de inovação e sistematicamente participarem dos programas de fomento à inovação.
Em 2013, somente a Finep e o BNDES disponibilizaram mais de R$ 11 Bi em recursos para investimento em inovação tecnológica e em 2012 R$ 1,04 Bi foram obtidos por 787 empresas na forma de incentivos fiscais à inovação tecnológica. Percebe-se assim, a existência de recursos governamentais em favor das empresas que veem a inovação tecnológica como uma forma de aumentar seus diferenciais competitivos.
A Efficient Innovation Brasil assessora seus clientes na busca de recursos financeiros, facilitando o acesso a linhas de financiamento públicos para incentivo da Inovação (Finep, BNDES, CnPQ, Fapesp, Desenvolve São Paulo, Programa Europeu de financiamento à inovação: Horizon 2020) e permitindo a utilização segura de incentivos fiscais à Inovação (Lei do Bem, Inovar Auto).
Adicionalmente, e com intuito de maximizar a capacidade Inovadora de seus clientes a Efficient Innovation Brasil oferece para o mercado brasileiro serviços de gestão estratégica da inovação e estruturação operacional utilizando metodologias desenvolvidas em conjunto com centros de excelência em gestão da inovação da França.
Com a adesão da Efficient Innovation Brasil o Brasil+Competitivo passa a contar com 184 integrantes, sendo 49 escritórios de advocacia, 17 intermediários financeiros (bancos), 11 auditorias e 107 entidades tais como confederações/federações empresariais (CNI, FIESP, FIEMG, FIEP, FecomercioSP, ACSP e CIC), centrais sindicais de trabalhadores (UGT e Força Sindical), entidades de empreendedorismo e competitividade (como MBC - Movimento Brasil Competitivo, BRAiN, MBE - Movimento Brasil Eficiente, Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Rio Negócios, CIETEC, Anjos do Brasil, AlampymeBR, ANCORD, ANEFAC, APIMEC, IBEF-SP e CONAJE), e entidades de educação, como EXAME PME (Ed. Abril), PEGN, Época NEGÓCIOS e Movimento Empreenda (Ed. Globo). O Brasil+Competitivo tem a liderança da Confederação Nacional da Indústria - CNI.
Mais informações sobre a Efficient Innovation Brasil:
Paulo José Chebat
[email protected]
Tel.: (11) 2391-9456
Mais informações sobre o Brasil+Competitivo:
[email protected]
Tel.: (11) 3529-3777
FONTE Brasil+Competitivo
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article