Executivo financeiro da ALFA nomeado o "CFO do Ano" pela Latin Trade

May 23, 2013, 00:33 ET from Latin Trade Group

MIAMI, 23 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- O Grupo Latin Trade anuncia a escolha de Ramon A. Leal Chapa como "CFO do Ano". Com esse prêmio, Leal Chapa se junta a um grupo de alguns dos mais notáveis executivos financeiros da América Latina.

Sob a batuta de Leal Chapa, a ALFA, empresa sediada em Monterrey (México), teve seu EBITDA (lucro antes de deduzir juros, impostos, depreciação e amortização) dobrado para $ 1,85 bilhão, desde 2008. E as receitas chegaram a $ 15,2 bilhões em 2012. No mesmo período, os preços das ações da empresa aumentaram em quase 850 por cento -- uma taxa muito mais alta do que a média da Bolsa Mexicana de Valores (BMV). A empresa também fez dispêndios de capital no valor total de $ 3,4 bilhões nos últimos quatro anos -- quase $ 870 milhões apenas em 2013. Através de algumas aquisições fundamentais, a empresa aumentou consideravelmente sua visibilidade internacional.

A ALFA é um conglomerado mexicano de cinco empresas que atuam em setores distintos, tais como petroquímica, peças automotivas de alta tecnologia, alimentos congelados, telecomunicações e uma empresa produtora de gás de xisto nos Estados Unidos. A empresa é a maior produtora mundial de componentes de alumínio para motores no setor automotivo e uma das maiores produtoras mundiais de poliéster. Uma subsidiária da empresa é uma importante produtora norte-americana de carnes processadas e a maior produtora de salsichas para cachorros-quentes (hot dogs) nos Estados Unidos -- produz 1,25 milhão de toneladas por ano. A empresa tem 85 fábricas em 18 países nas Américas, Europa e Ásia e emprega cerca de 60.000 pessoas globalmente.

Manter uma supervisão bem-sucedida de uma corporação desse porte, ao mesmo tempo em que aumenta os lucros e o preço das ações, é uma tremenda realização para qualquer CFO. Leal Chapa entrou na ALFA em 2009. Antes disso, ele ocupou diversos cargos executivos na Vitro, incluindo o de vice-presidente de Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições e vice-presidente de Finanças Corporativas. Antes, ele exerceu funções executivas no Grupo Pulsar, na Vector Casa de Bolsa e na Violy & Partners em Nova York.

Leal Chapa é formado pela Universidade de Monterrey, tem mestrado em gerenciamento de operações pelo Instituto Tecnologico de Monterrey e MBA (mestre em administração de empresas) da Escola de Negócios de Harvard (Harvard Business School).

Leal Chapa recebeu o prêmio em pessoa durante o Fórum CFO da Latin Trade na Cidade do México. O prêmio já foi concedido a profissionais como os CFOs da Petrobras e da Cosan, do Brasil, bem como da América Móvil e do Grupo México, do México.

Os Fóruns LT CFO são eventos privados que oferecem a CFOs, diretores financeiros, tesoureiros e controllers de diversos setores na América Latina a oportunidade de participar de discussões de alto nível de grupos de iguais e interagir em um ambiente privado. Os eventos fornecem aos CFOs percepções de especialistas que ajudam a prepará-los para enfrentar os desafios em nível doméstico e internacional.

Desde 2005, os Eventos LT CFO promovem um ótimo nível de discussão e interação entre altos executivos, que se focam em tendências, desafios e soluções, através de eventos regionais em Miami e capítulos locais em mercados essenciais da América Latina.

Sobre o Grupo Latin Trade

O Grupo Latin Trade é um importante fornecedor de serviços de informações e de negócios a empresas que operam na América Latina. O grupo publica um conteúdo informativo premiado em espanhol e inglês, para distribuição na América Latina, no Caribe e nos Estados Unidos, através de mídia impressa e online e também de eventos. O Grupo Latin Trade publica as revistas Latin Trade e SPENDID, a Latin Business Chronicle e é o organizador do evento "Latin Trade Symposium" e da premiação "BRAVO Business Awards", bem como da Série LT CFO para executivos financeiros de corporações multinacionais e do "Trade Americas".

CONTATO: Santiago Gutierrez, editor-executivo do Grupo Latin Trade,+1-305-744-3044, sgutierrez@latintrade.com

FONTE  Latin Trade Group

 

FONTE Latin Trade Group

SOURCE Latin Trade Group