Fórum Mundial de Meio Ambiente: Benedito Braga aponta para a necessidade de garantir a segurança hídrica do País

SÃO PAULO, 21 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, falou, durante o painel "A crise global da água", sobre a necessidade de se garantir a segurança hídrica no País nas esferas humana, socieconômica e ecológica, dando acesso a uma água de qualidade e em quantidades imprescindíveis para os seres humanos. "Prover segurança hídrica à população é obrigação do Estado. As soluções técnicas nós temos, mas a questão é política, necessita recursos financeiros", ressaltou Braga. Ele também frisou a importância da articulação entre vários setores da sociedade para se traçar uma política eficiente sobre as águas, que ajude a melhorar a qualidade de produção, a distribuição e a redução do risco de catástrofes.

Braga participou do Fórum Mundial de Meio Ambiente, ao lado de outras autoridades e ambientalistas, evento que está sendo realizado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, nos dias 21 e 22, pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. O Fórum discute ações relacionadas ao tema "2013: Ano internacional da cooperação pela água".

O ex-governador comentou que há necessidade de haver infraestrutura hídrica para fazer frente à variedade climática que causa escassez crônica em algumas regiões como Norte da China, Paquistão, Oriente Médio e Nordeste brasileiro. No Nordeste, por exemplo, chove tudo em três dias e é necessário armazenar essa água, de maneira racional, para momentos de seca.

Durante a abertura do Fórum, Roberto Klabin, presidente do LIDE Sustentabilidade, entregou um manifesto pró Parque do Iguaçu para Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente e Beto Richa, Governador do Estado do Paraná, demonstrando o comprometimento do empresariado com a preservação do parque. Em seguida, João Doria Jr. convidou Luiz Eduardo Cheida, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Vicente Andreu, presidente da Ana – Agência Nacional de Águas, Beto Richa e Izabella Teixeira a assinarem o Pacto Nacional pela Gestão das Águas, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e da ANA em prol do fortalecimento da gestão das águas nos estados brasileiros, por meio de um programa de incentivo financeiro, com pagamento por resultados. O objetivo do pacto é promover a articulação entre União e estados pelo uso sustentável dos recursos hídricos do País.

Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa: www.cdn.com.br 
Erica Valérioerica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente

SOURCE Fórum Mundial de Meio Ambiente



More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.