Fundação Ford Começa seu 50o Aniversário na América Latina com Doações Especiais em Todo o Continente Mais de $4,5 Milhões em Doações Ajudarão a Sedimentar a Democracia, Promover a Inclusão e Expandir Oportunidades—Início de um Ano Inteiro de Comemorações

NOVA YORK, 25 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- A Fundação Ford anunciou hoje $4,5 milhões em doações especiais junto com um programa de atividades para comemorar seu 50o aniversário na América Latina – uma região pujante e em expansão mas que ainda luta para solidificar suas democracias e incluir a todos nas benesses do crescimento.

As doações representam o trabalho apoiado por todos os três escritórios da Fundação na região, que abrange o Brasil, a Região Andina e o Cone sul, além do México, América Central e o Caribe.

"As organizações que apoiamos nos anos 70 e 80 tiveram um papel central para fazer retroceder os abusos contra os direitos humanos e a luta pela democracia durante aquele período", comentou Luis A. Ubinas, presidente da Fundação Ford. "Nosso trabalho hoje procura garantir que todas as pessoas tenham condições de contribuir e se beneficiar do crescimento da democracia e prosperidade que agora caracteriza a maior parte da região."

O pacote de doações especiais—além dos quase $40 milhões que a fundação investe na região a cada ano—intensificará os esforços para aumentar a inclusão, expandir as oportunidades, promover a expressão cultural, aprofundar a democracia e fortalecer os direitos humanos, temas estes que sempre constituíram as bandeiras de apoio da Fundação Ford às organizações latino-americanas há cinco décadas.

"Há 50 anos temos a honra de fazer parte do cenário da sociedade civil na América Latina" disse Ubinas. "Os que recebem nossas doações na região sempre foram e continuam a ser líderes de grande coragem que ajudaram a criar a América Latina forte e vibrante que hoje testemunhamos."

As doações apoiarão organizações de toda a região e incluem:

  • $1,35 milhão para promover o desenvolvimento equitativo e sustentável através do apoio a organizações que trabalham para promover cidades justas e sustentáveis, direitos aos recursos naturais e fortalecimento da prestação de contas, tudo de forma alinhada e no momento certo com a realização da próxima conferência Rio+20.
  • $500.000 para apoiar as artes através do festival Vozes da América Latina, uma celebração da música e da cultura latino-americanas no Carnegie Hall; e $250.000 ao Museu de Artes e Design de Nova York para explorar o novo talento artístico que emerge atualmente da América Latina.
  • $2 milhões para pelo menos três organizações de direitos humanos da América Latina para ajudá-las a passar de grupos regionais a líderes globais cuja voz seja ouvida no palco mundial dos direitos humanos.
  • $450.000 para apoiar atividades especiais no México e El Salvador, que lidam com a questão da pobreza e promovem os direitos das mulheres e povos indígenas.

A Fundação já investiu cerca de $1 bilhão na América Latina desde 1962, focalizando principalmente o avanço do ensino superior, o fortalecimento da sociedade civil, o combate à pobreza e a promoção dos direitos humanos e da democracia.

Mais recentemente, a Fundação deu ênfase aos esforços locais para tratar dos problemas da migração, discriminação, condição dos povos indígenas e afro-descendentes, além dos direitos comunitários sobre a terra e os recursos físicos.

Durante todo o ano, a Fundação promoverá uma série de eventos para intensificar o diálogo em torno de questões essenciais que a região enfrenta. Esses eventos incluem um simpósio no Rio de Janeiro que focalizará a prosperidade e a democracia na América Latina, uma série de diálogos no México sobre a migração das pessoas e uma conferência regional na Colômbia para explorar a influência das indústrias extrativas no bem-estar das comunidades dos países andinos. A Fundação fará também mostras de fotografia, artes plásticas e filmes no México, Chile e Peru.

Num ano típico, cada um dos escritórios regionais da Fundação aloca cerca de $12 a 15 milhões em doações a organizações latino-americanas que trabalham com questões nacionais e regionais de grande impacto.

"Nos últimos 50 anos, o povo da América Latina conseguiu progressos extraordinários nas áreas econômica, política e social", disse Maya Harris, vice-presidente para a área de Democracia, Direitos e Justiça, que supervisiona o trabalho da Ford na região. "Ao olhar para o futuro, queremos continuar empenhados em apoiar o trabalho que busca dar mais acesso aos que até agora estiveram marginalizados. Esta é a promessa da democracia—inclusão e oportunidades para todos."

FONTE  Ford Foundation

FONTE Ford Foundation

SOURCE Ford Foundation



RELATED LINKS
http://www.fordfoundation.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.