GBTA prevê crescimento de dois dígitos nos gastos com viagens corporativas do Brasil em 2014 Brasil deverá superar a Coreia do Sul, França e Itália nos índices globais de viagens corporativas

SÃO PAULO, 11 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- A Global Business Travel Association (GBTA), porta-voz do setor mundial de viagens de negócios, lançou o seu mais recente relatório GBTA BTI™ Outlook sobre o Brasil como parte da sua série semianual. Patrocinado pela Visa, os principais destaques incluem:

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110609/DC16833LOGO)

  • GBTA BTI™ rebaixou sua perspectiva de curto prazo para viagens brasileiras de negócios prevista no primeiro semestre de 2013 devido à volatilidade experimentada, a qual é resultante do crescimento econômico interno e internacional mais lento, apesar de ainda robusto, especialmente em junho de 2013
  • Entretanto, os gastos totais dos brasileiros com viagens corporativas deverão crescer 6,3% em 2013, subindo para $31,8 bilhões e outros 12,6% em 2014, subindo para $35,8 bilhões, pois a economia global ganha força assim como a demanda interna brasileira
  • O ambiente externo mais fraco e a subsequente queda do comércio na Europa e nos EUA atingiram de maneira particularmente dura os gastos com viagens brasileiras corporativas para o exterior. Em 2013, as viagens corporativas para o exterior sofreram um crescimento negativo nos dois primeiros trimestres, mas espera-se que o crescimento volte a acontecer em 2014, avançando com uma taxa de crescimento alta de 12,7%
  • Os gastos com viagens corporativas internas continuam a mostrar uma forte correlação com o crescimento do número de empregos e cresceram, em média, 8,1% por ano nos últimos 12 anos. O aumento dos gastos internos deve alcançar 7,7% em 2013 e acelerar mais em 2014 com o fortalecimento da economia brasileira em 12,6%
  • O Brasil atualmente ocupa o nono lugar nos índices globais de viagens corporativas e, supondo que a alta taxa de crescimento continue, subirá de posição entre os mercados de viagens do mundo, ultrapassando a Coreia do Sul, França e Itália nos próximos cinco anos

Wellington Costa, presidente da GBTA do Brasil, comentou: "Apesar da relativa volatilidade no Brasil, nós temos sido encorajados pelo crescimento do PIB Real e de um crescimento significativo no volume das exportações brasileiras. Como a economia global recupera o crescimento de dois dígitos, permanecemos confiantes de que os gastos brasileiros com as viagens corporativas retornarão a um crescimento de dois dígitos em 2014, o que é realmente uma notícia boa".

"As viagens de negócios de e para o Brasil continuarão a se beneficiar do crescimento da economia do país, já que o Brasil continua a ser um mercado globalmente importante", disse Tad Fordyce, diretor de soluções comerciais globais da Visa Inc. "De acordo com as conclusões do BTI, o mercado de viagens de negócios do Brasil vai ultrapassar os da Coreia do Sul, França e Itália ao longo dos próximos anos e estima-se que terá um crescimento de dois dígitos em 2014".

Economia brasileira reúne forças
Depois de mais de um ano de estagnação, o PIB Real vai avançar 3,5% em 2013, impulsionado principalmente pelo consumo interno, investimentos e o avanço das exportações.

O volume das exportações brasileiras também continuou a melhorar em 2013 – avançando por quase 15% acima do nível do ano passado. Os principais motivos para esta mudança de direção bem-vinda são a melhora das condições econômicas dos Estados Unidos, a maior estabilização da Europa e um comércio intra-regional mais forte.  A maioria dos especialistas espera que as exportações brasileiras continuem a se fortalecer ao menos durante 2014. Dada a forte correlação entre a atividade de exportação e as viagens corporativas internacionais para fora, isto são boas notícias para as provedoras de viagens e instituições de pagamento.

http://www.gbta.org/SiteCollectionImages/NewsReleases/Brazilian_Exports.jpg

Desafios para o crescimento futuro
Aumentos acentuados dos salários nacionais, ganhos de produtividade mais lentos, prejudicando a competitividade brasileira e a dívida familiar desalavancam lentamente o avanço do consumo privado, tudo combinando para trazer novos desafios ao crescimento brasileiro ao longo do horizonte de previsão.

O transporte é uma área-chave na qual o Brasil busca realizar importantes melhoras, incluindo a modernização dos portos, a expansão dos aeroportos e a reparação das rodovias em ruínas. O ritmo e o vigor com que é tratado este desafio de infraestrutura são a chave para a saúde do mercado brasileiro de viagens corporativas nos próximos anos.

Infraestrutura dos aeroportos do Brasil à frente de muitas dos países em desenvolvimento
A GBTA Foundation revelou algumas informações interessantes que colocam as viagens brasileiras corporativas em um contexto que vale a pena ser compartilhado. A tabela abaixo compara a infraestrutura dos aeroportos brasileiros com a de outros mercados em desenvolvimento e avançados. A comparação sugere que o Brasil está principalmente à frente de outros países em desenvolvimento da região e em todo o mundo.  Com uma população de 3,8 milhões por aeroporto pavimentado, o Brasil classifica-se à frente da maioria dos países latino-americanos com desafios espaciais semelhantes.  Além disso, o Brasil está bem à frente da China e Índia, apesar destes países terem uma população maior que conta e numerosos centros de negócios representarem um desafio maior de infraestrutura.

http://www.gbta.org/SiteCollectionImages/NewsReleases/Brazilian_Airport_Infrastructure.jpg

http://www.gbta.org/SiteCollectionImages/NewsReleases/Global_Business_Travel_Rankings_2012.jpg

Sobre o GBTA BTI™ Outlook – Brasil
A GBTA Foundation, o braço educacional e de pesquisa da Global Business Travel Association (GBTA) contratou a Rockport Analytics, LLC para elaborar o primeiro relatório semianual sobre viagens corporativas para o Brasil. Patrocinado pela Visa, o objetivo é fornecer aos profissionais de viagens corporativas e à comunidade corporativa mais ampla insights sobre as tendências de curto e longo prazo em atividades de viagens corporativas de deslocação doméstica e internacional.

O GBTA BTI™ Outlook - Brasil projeta tendências agregadas das viagens corporativas para os próximos oito trimestres. O relatório rastreia os gastos totais com viagens corporativas e dos segmentos doméstico e internacional. Ele relaciona o desenrolar de eventos econômicos no Brasil e no exterior a seus impactos resultantes no mercado brasileiro de viagens corporativas. O GBTA BTI™ Outlook – Brasil 2013H2 é o quarto relatório da série semianual.

A Rockport Analytics desenvolveu um modelo econométrico para informar melhor o processo de previsão. O modelo relaciona explicitamente medidas dos gastos com viagens corporativas, provenientes exclusivamente de outras pesquisas da GBTA Foundation, a importantes condutores do mercado e da economia das viagens brasileiras corporativas incluindo:

  • Produto Interno Bruto (PIB) e seus componentes
  • Emprego & desemprego
  • Avaliações sobre a confiança das empresas & consumidores
  • Comércio internacional, investimento direto estrangeiro e taxas de câmbio
  • Preços das Commodities
  • Preço do petróleo
  • Números da inflação
  • Taxa de produtividade para viagens de negócios
  • Desempenho de passageiros e receita da Air Transport Association (IATA)
  • Desempenho global de hotéis da Smith Travel Research (STR)

O relatório está gratuitamente disponível para membros da GBTA aqui e não-membros podem comprá-lo da GBTA Foundation por e-mail (pyachnes@gbtafoundation.org).

Sobre a GBTA Foundation
A GBTA Foundation é a fundação educacional e de pesquisa da Global Business Travel Association (GBTA), a mais importante organização de viagens de negócios e reuniões corporativas do mundo. Coletivamente, os mais de 6.000 membros da GBTA administram mais de US$340 bilhões em despesas com viagens mundiais de negócios e reuniões, anualmente. A GBTA dota sua rede de 21.000 gerentes empresariais e governamentais de viagens e reuniões, como também prestadores de serviços, com eventos de networking, notícias, educação & desenvolvimento profissional, pesquisa e advocacia. A fundação foi criada em 1997 para apoiar os membros da GBTA e o setor como um todo. Como a principal fundação de educação e pesquisa do setor das viagens corporativas, a GBTA Foundation busca financiar iniciativas para fazer avançar a profissão das viagens corporativas. A GBTA Foundation é uma organização sem fins lucrativos 501(c)(3). Para mais informações, veja os endereços gbta.org e gbta.org/foundation.

FONTE Global Business Travel Association

 

FONTE Global Business Travel Association

SOURCE Global Business Travel Association



RELATED LINKS
http://www.gbta.org

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.