Governos precisam agir no Rio para a conquista de energia sustentável no futuro

- ONU apoia Dia Mundial do Vento em 15 de junho

Jun 14, 2012, 16:02 ET from EWEA European Wind Energy Association

BRUXELAS, 14 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- Sexta-feira, dia 15 de junho é o dia Mundial do Vento quando milhares de pessoas terão a experiência da energia eólica em mais de 200 eventos em pelo menos 40 países do mundo. O Dia Mundial do Vento está pressionando os líderes mundiais presentes na Conferência Rio +20 na próxima semana a dobrarem a quantidade de energia renovável até 2030.

A energia eólica atualmente é utilizada em mais de 75 países do mundo, com 21 deles tendo mais de 1.000 MW instalados. A capacidade atual de mais de 250 GW instalada é mais que 30 vezes a utilizada há apenas 15 anos atrás quando o protocolo de Quioto foi assinado em 1997.

As previsões da indústria mostram que a energia eólica, com o suporte da política certa, irá dobrar de capacidade até 2015, e novamente até o final desta década, fornecendo 9 - 12 % do suprimento global de eletricidade. Isto irá reduzir as emissões de CO2 em até 1,5 bilhões de toneladas por ano, economizar bilhões de litros da preciosa água doce, e contribuir para a segurança da energia e estabilidade dos preços nos países em todo o mundo; mas, para a energia eólica e outras energias renováveis alcançarem seu potencial completo, os governos têm que agir.

Os líderes presentes no Rio na semana que vem terão a oportunidade de estabelecer um novo curso em função de um futuro com energia mais sustentável. A iniciativa do Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, Energia Sustentável para Todos  pede acesso universal à energia, duas vezes mais a eficiência energética e duas vezes mais energia renovável até 2030.

Kandeh K. Yumkella, o Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e líder da iniciativa do Secretário-geral disse: "Temos que dobrar a quantidade de energia renovável no mix de energia global até 2030. Isto pode ser alcançado com uma significante contribuição da energia eólica, tanto dos sistemas conectados em grade e de pequena escala descentralizados. O 'Dia Mundial do Vento' em 15 de junho tem um papel essencial na contribuição para com a iniciativa Energia Sustentável para Todos do Secretário-geral da ONU, ao atrair o suporte tão necessário para o setor da energia eólica por parte dos líderes políticos de todo o mundo".

Continue lendo o press release:

http://www.ewea.org/fileadmin/ewea_documents/documents/press_releases/Green_Growth_translations/GWD_Press_Release_June_2012_English.pdf

FONTE  EWEA European Wind Energy Association

FONTE EWEA European Wind Energy Association

SOURCE EWEA European Wind Energy Association