2014

GRUPO COI é o primeiro da América do Sul a encomendar o sistema TrueBeam™ para o tratamento do câncer com radioterapia e radiocirurgia avançadas guiadas por imagem O sistema será instalado no Rio de Janeiro no próximo ano

RIO DE JANEIRO, 18 de dezembro de 2012 /PRNewswire/ -- Um sistema avançado de tratamento de radioterapia, completamente equipado para tratar o câncer com radioterapia e radiocirurgia avançadas guiadas por imagem foi encomendado pelas Clínicas Oncológicas Integradas (GRUPO COI) para instalação na sede do grupo em Botafogo, no Rio de Janeiro. O sistema TrueBeam™, que foi desenvolvido para tratar tumores com grande precisão e rapidez, é o primeiro a ser encomendado por um centro de tratamento na América do Sul, e sua instalação está prevista para o final de 2013, sujeita às aprovações finais das agências reguladoras no Brasil.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20121218/SF29123-a )

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20121218/SF29123-b )

"Esse sistema nos permitirá tratar o câncer utilizando radioterapia de alta qualidade e até mesmo procedimentos de radiocirurgia mais rápidos e mais precisos que os disponíveis atualmente", afirmou a Dra. Monica Schaum, vice-presidente médica do GRUPO COI.  "A tecnologia TrueBeam é particularmente adequada para o tratamento de tumores próximos ou inseridos em órgãos importantes, como câncer de pulmão, fígado, próstata ou medula espinhal, em que a minimização da exposição dos tecidos saudáveis circundantes é tão importante. Com o sistema TrueBeam, poderemos usar feixes de energia mais potentes, juntamente com orientação por imagem em tempo real para tratamentos de câncer direcionados e de alta precisão."

O sistema TrueBeam, desenvolvido pela Varian Medical Systems (NYSE: VAR), oferece tratamentos poderosos contra o câncer com grande exatidão e precisão. Integra tecnologias de gestão de imagem e movimento, permitindo que seja possível monitorar e equilibrar a movimentação do tumor durante o tratamento.

Benefícios do sistema

"Com esse sistema, poderemos tratar pacientes que não têm outras opções", afirmou a Dra. Schaum. "Por exemplo, às vezes nos pedem para usar modalidades avançadas, como a IMRT e a radiocirurgia estereotáxica, para ajudar pacientes que apresentaram reincidência após tratamentos anteriores de radioterapia com tecnologias mais antigas. Com o nível de precisão que o TrueBeam oferece, em alguns casos podemos levar em consideração novas irradiações, pois a tecnologia nos ajudará a realizar um melhor trabalho de minimização do impacto nos tecidos saudáveis circundantes que já receberam alguma dose e podem estar perto da sua tolerância máxima."

O TrueBeam pode ser usado para tratamentos de radioterapia, incluindo radioterapia e radiocirurgia guiadas por imagem (IGRT e IGRS), radioterapia com intensidade modulada (IMRT), radioterapia com RapidArc® e radioterapia estereotáxica corporal (SBRT). 

Radioterapia com RapidArc nos centros de tratamento do GRUPO COI

Quando o novo sistema TrueBeam for instalado, o centro de tratamento em Botafogo se tornará o segundo local do GRUPO COI a oferecer radioterapia com RapidArc, um método de radioterapia guiada por imagem para proporcionar tratamentos mais eficientes e precisos, que se adapta à forma tridimensional do tumor. O RapidArc é oferecido no centro médico do grupo na Barra, usando o sistema de radioterapia Trilogy® da Varian.

"Nossa equipe clínica já tratou mais de 200 pacientes com câncer usando a radioterapia com RapidArc desde que adquirimos o recurso na sede da Barra", afirmou Helio Salmon, chefe do departamento de física médica do GRUPO COI. "Também ganhamos experiência ao tratar câncer de pulmão e de fígado com SBRT, que envolve atacar os tumores de maneira muito precisa com altas doses de feixes de raio-X cuidadosamente moldados para evitar os tecidos saudáveis. Prevemos a expansão completa dos nossos programas de RapidArc e SBRT quando o novo sistema TrueBeam estiver em operação. Isso permitirá que utilizemos essas abordagens avançadas para tratar mais tipos de câncer com rapidez e precisão."

Os médicos do GRUPO COI esperam poder tratar até 50 pacientes por dia com o uso do novo sistema TrueBeam após sua instalação. 

"O sistema TrueBeam é o produto mais avançado da Varian para tratamentos contra o câncer guiados por imagem", afirmou Milton Munhoz, gerente nacional de vendas da Varian no Brasil. "Estamos honrados por trabalhar com o GRUPO COI, que se encontra na vanguarda do tratamento contra o câncer ao adotar tecnologias modernas para o benefício dos pacientes com câncer no Brasil."

Contato editorial: 
Elaine Lewis, Edelman Significa 
Telefone: 11 3060.3159 
elaine.lewis@edelmansignifica.com

Sobre o GRUPO COI 
O Grupo COI oferece serviços clínicos e ambulatoriais na Barra da Tijuca, Botafogo e Nova Iguaçu (Rio de Janeiro). O centro médico da Barra, no Rio de Janeiro, conta com instalações de tratamento de radioterapia equipado com as últimas tecnologias de tratamento do câncer, para oferecer tratamentos avançados contra o câncer como a radioterapia com intensidade modulada (IMRT) e a radioterapia guiada por imagem (IGRT).

Sobre a Varian Medical Systems 
A Varian Medical Systems, Inc., de Palo Alto, Califórnia, é líder mundial na fabricação de dispositivos médicos e software para o tratamento do câncer e outras doenças com radioterapia, radiocirurgia e braquiterapia. A empresa fornece software de informática para o gerenciamento de clínicas de câncer completas, centros de radioterapia e práticas médicas de oncologia. A Varian é a principal fornecedora de tubos e detectores digitais para imagens de raio-X em aplicações médicas, científicas e industriais, além de fornecer produtos de imagens de raio-X para exame de carga e inspeção industrial. A Varian Medical Systems conta com aproximadamente 6.100 empregados, localizados em locais de fabricação na América do Norte, Europa e China, e aproximadamente 70 escritórios de vendas e apoio em todo o mundo. Para mais informações, acesse http://www.varian.com ou siga-nos no Twitter.

FONTE Varian Medical Systems, Inc.

FONTE Varian Medical Systems, Inc.

SOURCE Varian Medical Systems, Inc.



RELATED LINKS
http://www.varian.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.