2014

GSMA anuncia que impacto comercial de dispositivos conectados pode ser de USD $4,5 trilhões em 2020 Capacidade de conexão móvel em carros será o principal aplicativo conectado em 2020

BARCELONA, Espanha, 28 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- Mobile World Congress -- A GSMA, em parceria com a Machina Research, anunciou hoje um novo estudo que examina mais detalhadamente o potencial de mercado para a visão de Vida Conectada da GSMA em 2020, quando o número total de dispositivos conectados chegará a USD 24 bilhões(1) no mundo inteiro. A pesquisa explora como a Vida Conectada abrirá novos fluxos de receita, possibilitará novos modelos comerciais, fomentará eficiências e aprimorará a maneira pela qual os serviços existentes são fornecidos a fim de criar um impacto comercial global no valor de até USD 4,5 trilhões(2).

"Hoje, o mercado de dispositivos conectados é dominado por telefones móveis, mas isso, no futuro, vai mudar, conforme uma nova onda de smartphones, tablets, eletrônicos para consumidores e dispositivos M2M conectam tudo, de carros a serviços de saúde e, até mesmo, cidades inteiras", disse Michael O'Hara, diretor de marketing, GSMA. "A Vida Conectada terá um impacto positivo sobre diversas indústrias; no entanto, capitalizar sobre essa enorme oportunidade exige uma colaboração entre os setores a fim de usar ao máximo o poder da tecnologia móvel para o benefício de bilhões de pessoas no mundo inteiro."

O impacto comercial global da Vida Conectada pode ser dividido em duas categorias amplas: "receitas" e "redução de custos e aprimoramentos de serviços"(3). Em 2020, receitas resultantes da venda de dispositivos e serviços conectados, e receitas de serviços relacionados, como seguro de carro pago conforme o uso, valerão USD 2,5 trilhões, dos quais USD 1,2 trilhão pode vir de operadoras móveis e o restante do ecossistema mais amplo da Vida Conectada.

Reduções de custos e aprimoramentos de serviços estão relacionados a benefícios menos diretos, porém tangíveis, para organizações, governos e consumidores por meio da evolução da Vida Conectada. Em 2020, esse conceito pode valer aproximadamente USD 2 trilhões: USD $1 trilhão de reduções de custo, como medidores inteligentes que eliminem a necessidade de leituras manuais de medidores; e USD 1 trilhão de aprimoramentos de serviços, como monitoramento clínico remoto para pacientes com doenças crônicas.

Por exemplo, em 2020, o mercado global de assistência à saúde, por si só, poderia ter USD 660 bilhões em reduções de custo e serviços aprimorados resultantes da implementação de soluções de mHealth, ajudando a diminuir o custo da assistência à saúde universal. Conectar carros também vai ajudar a indústria automotiva mundial a lucrar com a Vida Conectada, com seu ecossistema preparado para gerar USD 624 bilhões em receitas, além de lucrar USD 727 bilhões em reduções de custos e aprimoramentos de serviços.

Matt Hatton, diretor, Machina Research, disse: "Até 2020, não há dúvida de que viveremos em um mundo muito mais conectado, o que terá um impacto fundamental sobre a maneira pela qual vivemos e trabalhamos. Este impacto não somente proporcionará novas oportunidades de receita para as operadoras, como também possibilitará uma ampla gama de novos modelos comerciais, aprimorará a maneira pela qual as companhias fazem negócios e melhorará as eficiências de inúmeras maneiras. Estimamos que o valor disso seja USD 4,5 trilhões, mas o impacto sobre a sociedade e os benefícios para essa são imensuráveis."

Principal aplicativo conectado em 2020: o carro conectado

Até 2020, a capacidade de conexão móvel em carros vai cada vez mais se tornar um recurso indispensável, conforme a demanda crescer por serviços como recuperação de veículo roubado, telemática de seguro e entretenimento. Isso será impulsionado por fabricantes buscando diferenciar suas ofertas e desenvolver novos fluxos de receita, bem como pelo maior número de veículos elétricos plug-in, que exigirá capacidade de conexão. A Machina Research estima que, em 2020, 90% dos novos carros terão alguma forma de capacidade de conexão integrada ao veículo, adicionando USD 600 bilhões ao valor da Vida Conectada.

Os "10 principais" aplicativos conectados listados abaixo responderão por 60% do impacto comercial global em 2020. Para informações detalhadas, acesse: www.gsma.com/toptenappsin2020.


10 principais aplicativos conectados em 2020

Valor para Vida Conectada

Carro conectado

USD 600 bilhões

Monitoramento clínico remoto

USD 350 bilhões

Assistência com a vida diária

USD 270 bilhões

Segurança residencial e comercial

USD 250 bilhões

Seguro de carro pago conforme o uso

USD 245 bilhões

Novos modelos comerciais para uso em carro

USD 225 bilhões

Medidores inteligentes

USD 105 bilhões

Gestão de trânsito

USD 100 bilhões

Carregamento de veículo elétrico

USD 75 bilhões

Automatização de prédio

USD 40 bilhões




Notas aos editores

(1) A Machina Research estima que o número total de dispositivos conectados deve aumentar de, atualmente, mais de 9 bilhões para 24 bilhões, em 2020, e, dentro disso, dispositivos conectados móveis apresentarão um aumento de 100%, de mais de 6,5 bilhões hoje para mais de 12 bilhões em 2020.

(2) Por região: Ásia Pacífico USD 1,6 trilhão, América do Norte USD 1,23 trilhão, Europa USD 1,12 trilhão, América Latina USD 272 bilhões, África USD 114 bilhões, Oriente Médio USD 63 bilhões.

(3) Um exemplo do impacto comercial analisando um aplicativo: seguro de carro conectado. Para este aplicativo há diversas implicações monetárias. A receita do mercado inclui o fornecimento da capacidade de conexão e a gestão de serviços, que tipicamente é de responsabilidade da operadora móvel, o próprio dispositivo e a venda das apólices de seguro pagas conforme o uso executadas na plataforma. Além disso, há benefícios em termos de permitir que as companhias seguradoras desenvolvam novas ofertas com base no comportamento do motorista, apesar de que os preços com base no uso irão, cada vez mais, se tornar a norma.

Impacto comercial da Vida Conectada: exemplo de aplicativo de Seguro de Carro Conectado. Machina Research.


Categoria do impacto

Tipo de benefício

Receita do mercado da Vida Conectada

Dispositivo de seguro conectado PAYD (pago conforme o uso), gestão de dispositivo/serviço, fornecimento de capacidade de conexão e venda de seguro PAYD (pago conforme o uso).

Aprimoramentos de serviços de Vida Conectada

A capacidade de melhor adaptar apólices de seguro às necessidades individuais do motorista.

Redução de custos da Vida Conectada

As reduções de custos para motoristas que pagarão pela cobertura que precisam, reduções de custos para seguradoras por meio de melhores informações e capacidade de melhor administrar risco e melhor aplicar termos e condições de apólice.




Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras móveis do mundo inteiro. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne aproximadamente 800 operadoras móveis mundiais, bem como mais de 200 companhias no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de telefones, companhias de software, provedoras de equipamento, companhias de Internet, além de organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também organiza os principais eventos do setor, como o Congresso Móvel Mundial e a Exposição Móvel da Ásia.

Para saber mais, acesse o website corporativo da GSMA em www.gsma.com ou Mobile World Live, o portal online para a indústria de comunicações móveis em www.mobileworldlive.com.

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.