Índice mundial da EF revela baixa proficiência em inglês na América Latina Brasil está na 46a posição entre 54 países do ranking

BRASÍLIA, Brasil, 24 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- Pelo segundo ano consecutivo, a EF Education First realizou um estudo mundial para determinar o nível de proficiência em inglês em diversos países, o maior índice do gênero. Dedicada ao ensino de idiomas há mais de 40 anos, a empresa avaliou gramática, vocabulário, leitura e compreensão de 1,7 milhão de adultos participantes em 54 países para produzir o EF EPI 2012 (English Profficiency Index ou Índice de Proficiência em Inglês). O mapeamento é feito com o intuito de auxiliar cada país a se localizar mundialmente e rever suas necessidades de investir mais no ensino e propagação do idioma global. "O EF EPI mostra a desenvoltura dos países para usar o idioma inglês, que é a chave para o comércio internacional e novas oportunidades", disse Michael Lu, diretor de comunicações globais da EF Education First.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20121024/HK90314-INFO )

Neste quadro desenhado pelo estudo, os países da América Latina figuram nas posições mais baixas, e o Brasil está entre os mais mal avaliados da região. O estudo aponta que o país ficou na 46a posição do ranking entre os 54 países e territórios do mundo que foram inclusos no EF EPI, com uma avaliação de proficiência muito baixa. O resultado nos coloca numa condição ainda pior do que a revelada na primeira edição do EF EPI, divulgada no início de 2011, quando o Brasil ficou em 31º lugar entre 44 países, com habilidade em inglês classificada como baixa.  A avaliação demonstra que os adultos avaliados têm dificuldade até mesmo em dar explicações simples sobre planos e opiniões – o que é um obstáculo para os negócios internacionais. Na mesma faixa de avaliação, estão outros seis países da América Latina. A única exceção do continente é a Argentina, que ocupa o 20º lugar na pesquisa, ficando acima da França e da Itália.

Também tivemos o pior desempenho entre os membros do BRICS (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que disputam para ser a próxima superpotência econômica). A América Latina obteve resultados baixos semelhantes no PISA, maior teste global sobre eficiência escolar que avalia a capacidade de leitura. A pesquisa do PISA foi publicada pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

"O EF EPI deve servir como um aviso à América Latina para melhorar seu inglês", disse Jaime Mullerat, diretor da EF no Brasil. "Os latino-americanos mostraram que são capazes de superação, por conta do recente sucesso econômico da região. Agora, é a melhor hora de investir também no inglês, para competirem em igualdade num mercado global dinâmico. Outro ponto importante são os eventos globais, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, que terão o Brasil como sede. É extremamente importante que estejamos preparados no idioma inglês para receber com alta qualidade nossos visitantes estrangeiros", completa o diretor. (Consulte a página 12 do relatório completo.)

Diante da avaliação do país, André Marques, diretor geral da EF Englishtown, é otimista: "Há muitas razões para a baixa proficiência no país. O acesso ao inglês está mais democrático hoje, embora ainda tenhamos raízes históricas que nos distanciam do idioma, sem falar na própria característica geográfica e do modelo pedagógico tradicional para o ensino do segundo idioma. A falta de recursos financeiros para investir no aprendizado também é um problema para a população em geral. Ainda assim, o país vem crescendo, as condições gerais estão melhorando e vemos que as pessoas estão percebendo a importância do aprendizado do inglês. Temos certeza de que este quadro mudará em breve." (Veja o relatório completo nas páginas de 11 a 25)

RANKING BRASIL – O EF EPI 2 apresenta também um relatório especial com resultados por estado do Brasil. De acordo com o levantamento, a proficiência em inglês é maior no Rio de Janeiro. Em segundo lugar vem o Paraná, seguido de Sergipe. Já entre as capitais, depois do Rio de Janeiro, o ranking aponta São Paulo, na segunda colocação, Brasília, em terceiro, seguido de Belo Horizonte e Salvador.

Sobre o Índice de Proficiência em Inglês EF (EF EPI)

O EF EPI é um estudo sobre proficiência em inglês realizado entre 1,7 milhões de adultos em 54 países. O primeiro EF EPI foi publicado em 2011. O EF EPI avalia a gramática, vocabulário, leitura e compreensão dos participantes. O relatório completo, incluindo as folhas informativas sobre os países, pode ser encontrado no endereço www.ef.com/epi

Sobre a EF Education First

A EF Education First (EF) foi fundada em 1965 com a missão de quebrar as barreiras dos idiomas, culturais e geográficas. Com 400 escolas e escritórios em 55 países, a EF é especializada no aprendizado de idiomas, viagens educacionais, programas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. No Brasil desde 1987, a EF Cursos no Exterior possui escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza, Recife, Campinas, Curitiba e Porto Alegre, além de representantes e consultores espalhados por todo o país. A EF Englishtown (www.englishtown.com.br), a maior escola de inglês online do mundo, também pertence ao grupo EF.

Assessoria de Imprensa EF Cursos no Exterior:

Trevo Efervescência Comunicativa
Sylvia Lima (sylvia.lima@trevocomunicativa.com.br) – Tel: 21 2544 6203

Assessoria de imprensa EF Englishtown:

PLANIN Worldcom
Angélica Consiglio e equipe (englishtown@planin.com) - Tel.: (11) 2138-8900

FONTE  EF Education First

FONTE EF Education First

SOURCE EF Education First

RELATED LINKS

More by this Source

View all news by EF Education First

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services