Intermodal South America: Setor portuário prepara-se para uma nova fase de investimentos Gestores de 69 portos, nacionais e internacionais, estarão reunidos em São Paulo para tratar de alternativas e inovações aos embarcadores de carga. Portos da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Holanda compartilharão com empresários brasileiros sua experiência centenária na atividade

SÃO PAULO, 20 de março de 2013 /PRNewswire/ -- O papel da infraestrutura na estratégia de crescimento do país é fundamental. No conjunto de ações colocado em prática pelo Governo Federal, os portos têm lugar de destaque. Na 19a edição da Intermodal South America, segunda maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo, a presença de portos, terminais portuários e operadores será maciça. No total, 69 empresas, brasileiras e internacionais, diretamente relacionadas à atividade portuária estarão reunidas, entre os dias 2 a 4 e abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, para durante o evento expor alternativas e inovações para o setor. Além dos 10 maiores portos nacionais, presença confirmada de gestores de portos da Alemanha, Bahamas, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal.

A feira serve de cenário para que essas empresas apresentem melhorias e expertises, além de debater o atual cenário portuário, marcado pelo novo marco regulatório do setor e planos de investimento que preveem investimentos de R$ 54,2 bilhões até 2017 voltados à eliminação de barreiras e ganho competitivo. Um exemplo é o Porto de Santos, tradicional expositor da Intermodal South America.

"A CODESP deu importantes passos para aprimorar sua gestão, implantando um comitê específico e utilizando ferramentas que permitem um monitoramento e análise eficazes de nossas ações". A iniciativa destacada pelo diretor presidente da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Barco, retrata os esforços de todo o setor portuário em busca de eficiência. Em 2012, portos públicos e privados movimentaram 904 milhões de toneladas de cargas segundo a Antaq (Agência Nacional de Transporter Aquaviários) e, somente o Porto de Santos, o maior da América Latina, aumentou seu fluxo em 7,6%, se comparado a 2011.

Como resultado da busca pela eficiência, o Porto de Santos continua com as obras de realinhamento e reforço do cais de Outeirinhos, que permitirá a ampliação da movimentação de carga, além da ampliação da avenida perimetral e obras de dragagem.

O porto de Paranaguá, segundo maior do Brasil, adquiriu quatro novos shiploaders para o corredor de exportação, que ampliará em 60% a capacidade de carregamento dos navios graneleiros. "Teremos um ganho de 800 toneladas hora por shiploader e já para a próxima safra, teremos pelo menos um dos novos equipamentos em pleno funcionamento no Corredor de Exportação", explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Os portos do Nordeste tiveram resultados expressivos em 2012 e atraíram investimentos. No Porto de Cabedelo, a Companhia Docas da Paraíba investiu R$ 2,5 milhões em obras de infraestrutura, inclusive para receber trens que transportam o minério de ferro. Já a Companhia Docas do Ceará concentra-se no Terminal de Múltiplo Uso do Porto de Fortaleza. "Vamos incrementar em 30% a movimentação de cargas e passageiros nos próximos cinco anos, além de explorar nossa vocação para a exportação de frutas, visto que Fortaleza é um pólo central para os perímetros irrigados no Nordeste. Este ano, finalizaremos a instalação das novas tomadas frigoríficas, totalizando o parque em 500 unidades", destaca o presidente da CDC, Paulo André Holanda.

Presença internacional - Além dos complexos portuários nacionais, quase duas dezenas de portos, de oito países, também participarão da 19a Intermodal. Alemanha, Bahamas, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal trazem sua experiência centenária na atividade portuária.

Conteúdo Empresarial
Tel: (11) 3079.6339

FONTE Intermodal South America

SOURCE Intermodal South America




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.