Líder Budista Sugere para 2015 Cúpula de Abolição Nuclear em Hiroshima e Nagasaki e o Fim da Dependência do Japão de Energia Nuclear

TÓQUIO, 26 de janeiro de 2012 /PRNewswire/ -- Em sua 30a proposta anual de paz, apresentada em 26 de janeiro, Daisaku Ikeda, presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), sugere que uma cúpula para a abolição da energia nuclear seja realizada em 2015, em Hiroshima e Nagasaki, para garantir que o crescente ímpeto para a abolição das armas nucleares se torne irreversível.

Realizar esta cúpula no 70o aniversário do bombardeio atômico destas cidades e no ano da Conferência de Revisão do Tratado para Não-Proliferação Nuclear (NPT, sigla em inglês), aproximaria os líderes mundiais da terrível capacidade destrutiva das armas nucleares e ajudaria na garantia das ações necessárias para sua abolição, marcando assim o fim efetivo da era das armas nucleares.  

Na proposta deste ano, intitulada  "Segurança e Sustentabilidade Humana: Compartindo Reverencia para a Dignidade da Vida", Ikeda, vendo sinais de uma virada,  aponta para a possibilidade de uma fase mais esperançosa na luta para alcançar um mundo sem nucleares, onde uma "cascata" de governos apoiará a adoção de uma Convenção de Armas Nucleares (NWC, sigla em inglês), para abrangentemente banir armas nucleares.

Ikeda, que tem estado engajado no movimento antinuclear desde o fim dos anos 1950, fortemente reafirma seu endosso da idea de uma NWC, afirmando que devemos ter "a determinação…de que a humanidade e armas nucleares não podem coexistir e dar a ela uma forma concreta, como um contrato legal de compromisso, expressando a consciência compartilhada da humanidade".

Ele apela para a formação de um grupo de ação para uma NWC, formada por governos que a apoiam e ONGs, e urge que se os argumentos da perspectivas dos direitos humanos e da sustentabilidade são colocados ao lado daqueles das leis humanitárias internacionais, isto expandirá a onda de esforços de base lutando pela abolição das armas nucleares.

Refletindo sobre o desastre nuclear de Fukushima, em março de 2011, Ikeda apela ao Japão para que faça uma rápida transição para políticas de energia que não se baseiem em geração de energia nuclear, e para que intensifique seu envolvimento em tecnologia e pesquisa de energia renovável, tanto internamente como para apoiar esforços em países em desenvolvimento. Ele sugere um fortalecimento do papel mundial da IAEA no tratamento dos impactos dos acidentes com usinas nucleares e a desativação de reatores obsoletos.

Considerando o sofrimento causado por uma crescente prevalência de desastres naturais em todo o mundo, Ikeda sugere que as respostas sejam centradas numa abordagem de direitos e humanos e propõe que o mandato da UNHCR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) seja oficialmente expandido para incluir alívio para pessoas desalojadas por tais desastres. Ele também destaca a importância do empoderamento das mulheres, para que desempenhem um papel maior na prevenção, mitigação e esforços de recuperação de desastres.

Diante da Conferência de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sendo realizada este ano no Rio de Janeiro, Ikeda apela para um debate mais amplo sobre o conceito de Metas de Desenvolvimento Sustentável para seguir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2015. Ele urge por uma abrangente abordagem que vai tratar a completa linha de temas de sustentabilidade e segurança humanas tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

Leia uma sinopse da proposta em:
http://www.sgi.org/sgipresident/proposals/peace/2012.html

Desde 1983, em todo 26 de janeiro, Daisaku Ikeda, 84, lança propostas analisando temas importantes enfrentados pela humanidade, para comemorar a fundação da SGI naquela data, em 1975. Ele oferece insights de perspectiva budista e faz sugestões concretas em um espírito de contribuição para o diálogo global centrado em torno das Nações Unidas. Muitas de suas propostas frutificaram.

Soka Gakkai International é uma associação budista socialmente engajada com mais de 12 milhões de membros em todo o mundo.

Contato:
Joan Anderson
Responsável pela Informação ao Público Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp

FONTE Soka Gakkai International

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International



RELATED LINKS
http://www.sgi.org/sgipresident/proposals/peace/2012.html

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.