Líderes dos setores de água e desenvolvimento se reúnem em Estocolmo para procurar soluções para a crise mundial da água

Líderes mundiais, especialistas em água e profissionais do desenvolvimento estão em Estocolmo para encontrar soluções para a crescente crise mundial da água

Aug 24, 2015, 15:01 ET from Stockholm International Water Institute

ESTOCOLMO, 24 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A World Water Week (Semana Mundial da Água) de 2015, cujo tema é "Água para o desenvolvimento", receberá mais de 3.000 participantes de mais de 120 países, que representam os governos, os acadêmicos, as organizações internacionais, a sociedade civil e o setor corporativo.

A água é a base para o progresso dos seres humanos e da sociedade. Em breve, uma decisão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será seguida por um novo acordo climático na COP21. O papel da água nesses processos é fundamental. Com a disponibilidade da água extremamente afetada pelas mudanças climáticas e o aumento da população mundial, que precisa de mais alimentos, temos que correr contra o tempo.

"Do Chifre da África e do Sahel até São Paulo, Califórnia e China, a perseverança das pessoas está sendo testada. Não podemos mais acreditar no abastecimento de água constante", afirmou Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou: "Quando a comunidade internacional desenvolve uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a gestão e a distribuição da água deve ser a principal preocupação. Além de ser um objetivo separado, isso também é um veículo essencial para o desenvolvimento e a saúde".

Ao falar sobre as mudanças climáticas e o efeito dessas mudanças em sua pequena nação, o presidente das Ilhas Marshall, Christopher J. Loeak, afirmou: "Como líder do meu país, não posso olhar nos olhos do meu povo e, em sã consciência, dizer que está tudo bem, quando sei que o mundo continua a avançar por um caminho de destruição".

O primeiro-ministro da Jordânia, Abdulla Ensour, descreveu a enorme pressão pela qual seu país está passando, devido à escassez de água e à enorme população de refugiados.

Durante a World Water Week (Semana Mundial da Água), serão concedidos três prêmios. No dia 23 de agosto, o Stockholm Industry Water Award (Prêmio da Indústria da Água de Estocolmo) foi entregue à empresa CH2M. No dia 25 de agosto, o Stockholm Junior Water Prize (Prêmio Júnior da Água de Estocolmo) será entregue a uma equipe nacional, entre 29 nações concorrentes, por Sua Alteza Real Princesa Victoria da Suécia. No dia 26 de agosto, o Stockholm Water Prize (Prêmio da Água de Estocolmo) será concedido a Rajendra Singh. O prêmio será entregue por Sua Majestade Carlos XVI Gustavo, Rei da Suécia.

Sobre o Stockholm International Water Institute (SIWI) http://www.siwi.org

Sobre a World Water Week: http://www.worldwaterweek.org

Recursos para a imprensa http://www.worldwaterweek.org/pressroom

Imagens: http://siwi-mediahub.creo.tv/world-water-week/2015-water-for-development/opening_plenary_and_high_level_panel_

FONTE Stockholm International Water Institute

SOURCE Stockholm International Water Institute



RELATED LINKS

http://www.siwi.org