PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014
See more news releases in Oil & Energy  | Utilities  | Banking & Financial Services  | Earnings

Lucro líquido da AES Tietê atinge R$ 185,7 milhões no 1T13

Comentários do Sr. Rinaldo Pecchio - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

SÃO PAULO, 8 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- A AES Tietê S.A. (BM&FBovespa: GETI3 e GETI4; OTC: AESAY e AESYY) anunciou hoje os resultados do 1T13.

No 1T13, a receita líquida da AES Tietê totalizou R$ 598,1 milhões, montante 10,7% superior ao registrado no 1T13 (R$ 540,2 milhões). Esse desempenho deve-se, principalmente, ao maior volume de energia vendida por meio do contrato bilateral com a AES Eletropaulo, combinado ao reajuste do preço da energia vendida e ao acréscimo no volume de energia vendida por meio dos outros contratos bilaterais.

Em razão de condições hidrológicas desfavoráveis verificadas desde setembro de 2012, do consequente despacho de usinas termelétricas e do maior volume de garantia física sazonalizada alocado por determinadas geradoras participantes do MRE no mês de janeiro, a geração do SIN (Sistema Interligado Nacional) não foi suficiente para atender à garantia física total do sistema no 1T13. Como consequência, o ONS determinou o rebaixamento médio de 10,2% da garantia física nos três primeiros meses do ano, sendo que o maior deles ocorreu em janeiro (26%). Dessa forma, apesar de ter gerado energia 1,9% acima de sua garantia física, a AES Tietê precisou adquirir energia no mercado spot para cobrir essa exposição. Com maior volume de energia comprada e o aumento no preço médio negociado no mercado spot, a Companhia registrou um Ebitda de R$ 333,8 milhões, com margem de 55,8%.  Com o objetivo de mitigar o risco de uma possível exposição ao mercado spot ao longo do ano, em fevereiro de 2013, a Companhia definiu a sazonalidade para o ano de forma equilibrada com seus compromissos contratuais, buscando minimizar quaisquer exposições ao mercado spot em meses futuros.  No entanto, não está afastada a possibilidade de haver necessidade de compra de energia em níveis elevados ao longo do ano, dependendo do comportamento do nível do despacho térmico e da garantia física do sistema. Para o ano de 2013, a Companhia estima que o rebaixamento médio da garantia física do sistema possa variar de 4% a 9%, com despacho de térmicas de 9,5 GW a 13 GW, respectivamente. Com isso, a Companhia teria que comprar de 663 GWh a 1.163 GWh de energia no mercado de curto prazo para cobrir a exposição ocasionada pelo referido rebaixamento a um custo associado de R$ 231 milhões a R$ 441 milhões. Em março de 2013, a Companhia realizou a 1ª emissão de notas promissórias no valor total de R$ 498 milhões. Os recursos foram utilizados para o refinanciamento da primeira amortização da 1ª emissão de debêntures e aos projetos de modernização das usinas da Companhia. Os recursos da 2ª emissão de debêntures, a ser realizada pela Companhia, serão utilizados para resgatar tais notas promissórias.

A AES Tietê distribuirá a seus acionistas dividendos no montante de R$ 203,7 milhões, correspondentes a 109,7% do lucro líquido no trimestre. O dividend yield do trimestre ficou em 2,7% para as ações ordinárias e 2,8% para as ações preferenciais.

AES TIETÊ CONVIDA PARA:

Teleconferência / Webcast

APRESENTAÇÃO:

Britaldo Soares - Diretor Presidente
Rinaldo Pecchio - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

DATA: quinta-feira, 09 de maio de 2013

HORÁRIO: 16h30 (BR) / 3h30 pm (EST)

CONEXÃO:

• Brasil: (+55 11) 4688-6361
  • EUA: (+1) 855 281-6021
  • Outros países: (+1) 786 924-6977

Tradução simultânea para inglês

CÓDIGO DA CONFERÊNCIA: AES Tietê

REPLAY: (+55 11) 4688-6312
CÓDIGO PORTUGUÊS: 1611851#
CÓDIGO INGLÊS: 0076861#
DISPONIBILIDADE: 09/05/13 até 15/05/13

Os slides da apresentação estarão disponíveis para visualização e download no website www.aestiete.com.br/ri.

O áudio da teleconferência será transmitido ao vivo pela Internet, no mesmo website, onde ficará disponível após o evento.

CONTATO: Luciana Silvestre
TELEFONE: +55 11 2195 2282
FAX: +55 11 2195 2503
E-MAIL: luciana.silvestre@aes.com

FONTE AES Tiete

SOURCE AES Tiete

RELATED LINKS

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center