2014

Maior feira brasileira para o terceiro setor, a ONG Brasil acontece entre 15 e 17 de dezembro, em São Paulo O evento é aberto à visitação do público no dia 17/12 (sábado). Nos dois primeiros dias, o foco é para empresas investidoras e para a troca de experiências entre ONGs.

SÃO PAULO, 18 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- Empreendedores sociais, ONGs, empresas, setor público e sociedade têm um encontro marcado, entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São Paulo, na terceira edição do maior evento brasileiro destinado a organizações do terceiro setor, a feira ONG Brasil. Uma iniciativa da UBM Brazil, subsidiária brasileira da UBM Internacional, multinacional inglesa líder mundial em organização de feiras profissionais que anualmente reúne mais de 60 mercados distintos em todo o mundo, a ONG Brasil tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e a interação entre as ONGs do País, criar oportunidades, facilitar o contato com possíveis investidores e apresentar para a sociedade o importante trabalho desenvolvido por essas organizações.

O evento ONG Brasil é composto por exposição e congresso, não tem fins lucrativos e é direcionado para o desenvolvimento, capacitação e divulgação das Organizações Não Governamentais brasileiras ou com atuação no País.  O evento faz parte da política de responsabilidade social da UBM que, ao ceder gratuitamente os estandes para as organizações, cria uma oportunidade de aproximação da iniciativa privada, do primeiro setor e do grande público com as ONGs, incentivando assim o comprometimento com as práticas de responsabilidade socioambiental nas suas mais diversas possibilidades.

"Somos uma empresa organizadora de feiras e congressos de diversos setores, portanto nossa ação de responsabilidade social não poderia ser outra a não ser criar e organizar a feira ONG Brasil, que em sua terceira edição se consolida como o evento oficial do terceiro setor no País", explica Joris van Wijk, diretor da UBM Brazil.

Nos três dias do evento, cerca de 500 ONGs, vindas de todas as regiões do Brasil, terão a feira como uma oportunidade de demonstrar seus trabalhos, realizar parcerias, trocar experiências com outros expositores e vender artigos produzidos em suas oficinas de geração de renda.

O evento ONG Brasil acontece das 12h às 20h nos dois primeiros dias e das 10h às 17h no terceiro dia, sendo só este aberto à visitação do público, com entrada gratuita. O intuito é mostrar para a população as iniciativas destinadas ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Quem tiver interesse em iniciar um trabalho voluntário, fazer uma ação social, comprar algum produto, ou até mesmo realizar uma doação, encontrará uma vasta quantidade de opções. A expectativa é de 15 mil visitantes.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento é realizado no Expo Center Norte, que cede gratuitamente o pavilhão e o espaço de conferências. A Secretaria de Participação e Parceria da Cidade de São Paulo também é parceira da ação.

Confira a lista de expositores e faça sua inscrição em www.ongbrasil.com.br.

Congresso ONG Brasil

Durante os dois primeiros dias, a feira e as conferências são destinadas à troca de experiências entre as ONGs, com palestras, cursos e outras atrações que estimulem a capacitação de funcionários e voluntários e que possibilitem a criação de novas parcerias. Representantes do segundo setor interessados em investir em projetos sociais, ambientais ou culturais também são convidados às atividades.

Com conteúdo organizado pela Revista Filantropia, o congresso apresenta palestras e debates com temas como sustentabilidade, captação de recursos e participação de jovens em processos de mudança, entre outros.

A relação entre o governo e terceiro setor, que recentemente ganhou a mídia de maneira negativa a partir de denúncias de corrupção, é um dos destaques do segundo dia do evento (16), às 9h, em mesa que discutirá questões como transparência fiscal e o abalo da imagem das ONGs a partir da abordagem negativa e generalista desses escândalos pela imprensa.

No mesmo dia, às 18h, acontece a entrega do Prêmio Uma História Mobiliza. Promovido pela revista Filantropia, Resource Alliance/IDIS e Associação Brasileira de Captadores de Recurso (ABCR), a ação premia a excelência em captação de recursos para o terceiro setor brasileiro, estimulando o profissionalismo e a troca de experiências de sucesso.

Para profissionais do segundo setor acontece, no dia 15, às 19h, a mesa "Os novos rumos da responsabilidade social", com os debatedores Fernando Rossetti, secretário-geral do GIFE; Paulo Castro, diretor-presidente do Instituto C&A; Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon e Francisco Luiz Biazini Filho, um dos criadores da ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social.

Minicursos

Nos dias 15 e 16, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h, a Diálogo Social e a Revista Filantropia promovem 24 minicursos com foco para gestão social. Destinados aos profissionais do terceiro setor, os cursos e oficinas abordam temas como recrutamento e seleção de RH; marketing digital para ONGs; economia sustentável; relações públicas no terceiro setor; governança corporativa; elaboração de projetos; desenvolvimento comunitário; direitos trabalhistas; planejamento estratégico; organização de eventos e monitoramento de indicadores, entre outros.

O passaporte para os cursos custa R$ 75,00 e dá livre acesso a todas as oficinas. As inscrições devem ser feitas no site da ONG Brasil.

Conferência Internacional de Voluntariado

Em 2011, o evento ONG Brasil é também sede da "Conferência Internacional de Voluntariado: 2001 + 10 = 2011 – A Década do Voluntariado", uma iniciativa da Rede Brasil Voluntário (RBV) e do programa de Voluntários das Nações Unidas (UVN Brasil).

Durante o evento, profissionais, lideranças, voluntários e redes de voluntariado da América Latina poderão dialogar com a ONU Brasil, governo, instituições especializadas e sociedade civil sobre os principais temas relacionados ao voluntariado.

O objetivo da Conferência é promover um espaço para o avanço dos diálogos sobre o voluntariado, envolvendo temas como políticas públicas, saúde, humanização, comunicação, desenvolvimento local, entre outros relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e à gestão.

Outros destaques do evento serão as apresentações de duas pesquisas exclusivas, que abordam qualitativa e quantitativamente o cenário do voluntariado em nível global e no Brasil.

No dia 17, acontece também o Encontro das Redes Latino Americanas de Voluntariado, ocasião em que se validará uma agenda comum para integração e intercâmbio de iniciativas. Inscrições em http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br.

Parcerias

Para a realização da 3o edição do evento ONG Brasil, a UBM Brazil conta com uma diversificada e importante rede de parceiros, como os já citados Revista Filantropia (programação e mídia) e Expo Center Norte (espaço), entre outros.

Neste ano, o The Hub, que oferece espaços para trabalhar, reunir e criar, se vinculou ao evento, com a participação de empreendedores relacionados ao projeto e ainda uma oficina sobre a importância dos relacionamentos para fortalecimento de ações.

Outro importante parceiro é a Folha de S.Paulo, por meio dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social do Futuro. Os 50 finalistas das seis primeiras edições dos prêmios são convidados do evento, apresentando seus projetos em área reservada à Rede Folha de Empreendedores Sociais.

Além da Revista Filantropia, outros parceiros de mídia são: SBT, revista IstoÉ; revista Planeta; GC2 Comunicação, detentora das emissoras Fast 89 FM e Alpha FM de São Paulo; Jornal Amazonas em Tempo e Portal do Voluntariado.

Para a definição dos temas do evento e critérios de seleção das ONGs, entre outras atividades, foi criado um Comitê com representantes de diversas organizações envolvidas com o tema. São eles: Centro de Voluntariado de São Paulo; Revista Filantropia; Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER); Casa do Zezinho; Lead Comunicação; Baobá – Fundo para a Equidade Racial; Apoena Sustentável; CARE Brasil (Carminha Instituto para Reabilitação do Excepcional e Desenvolvimento Humano); Centro Social Carisma; AIESEC; ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos); ADVB – IRES e APF (Associação Paulista de Fundações).  

ONG Brasil
Quando: de 15 a 17 de dezembro de 2011
Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.
Inscrições e informações: www.ongbrasil.com.br  
Grátis

Faça download de imagens da edição de 2010 em http://bit.ly/rq6xBg.

Mais informações para a imprensa:
Lead Comunicaçãowww.lead.com.br
(11) 3168-1412
Marcelo Bolzan – Ramal 22 – (11) 8714-9775 – marcelo@lead.com.br
Fábio Ruocco – Ramal 21 – (11) 8449-9935 – fabio@lead.com.br
Grazielly Novais – Ramal 31 – (11) 8415-6006 – grazielly@lead.com.br 
Gabriela Gonçalves – Ramal 14 – (11) 7013-0013 – gabriela@lead.com.br

FONTE ONG Brasil

SOURCE ONG Brasil



RELATED LINKS
http://www.ongbrasil.com.br
http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.