Meliá Hotels International confirma avanço em sua internacionalização Segundo Gabriel Escarrer, Presidente da Meliá, o ano de 2013 mostra que a Companhia segue avançando em sua internacionalização e reconhecimento como um dos líderes mundiais em gestão hoteleira

Durante 2013 e, apesar das incertezas, a ação da Meliá registrou uma evolução de + 61,7%, um dos valores com maior progressão no mercado

Força comercial e novas tecnologias: "A aposta pela tecnologia e pela relação com o cliente e sua segmentação foram decisivas para o êxito de nossa estratégia comercial em geral, e em especial para possibilitar o crescimento do melia.com em 25% no exercício", afirma Escarrer

SÃO PAULO, 27 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- O Presidente da Meliá Hotels International recentemente dirigiu a Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, na qual foram aprovadas as contas correspondentes a 2013, tendo sido acordado manter o dividendo entre os acionistas como no ano anterior. Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro em todas as divisões e a importante expansão internacional da Rede - que incorporou 28 novos hotéis - como os fatores principais para uma importante decolagem em médio prazo na soma dos resultados da Meliá. Para o Presidente e fundador da hoteleira, que destacou a mudança de tendência na Espanha e seu compromisso com o país, a Companhia seguiu a estratégia correta e encontra-se preparada para aproveitar a recuperação.

Sobre Resultados

Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro da Companhia, manifestada no incremento de 28,3% do Ebitda sem ganhos, e a melhora da rentabilidade, um dos desafios do setor, com um aumento das margens de Ebitda em 78 pontos básicos. A evolução da RevPAR, o indicador do negócio hoteleiro por excelência, que faz uma relação das variáveis de preços e nível de ocupação, melhorou em 5,2% no exercício, registrando 15 semestres consecutivos de crescimento.

Nesta evolução, Escarrer apontou em grande parte para a capacidade e excelência comercial da Meliá, ressaltando o incremento de 25% no faturamento do site melia.com, seu principal canal direto de vendas, assim como a sua aposta pelas novas tecnologias e seu bem sucedido programa de fidelidade MeliáRewards.

No campo financeiro, destacou os avanços realizados em matéria de reestruturação da dívida e se mostrou satisfeito pela resposta do mercado frente às medidas adotadas - amortização antecipada dos empréstimos sindicados no valor de 312 milhões e emissão de títulos em 250 milhões - e perante o impacto contábil pontual, de 76 milhões, que teve a opção de conversão do título sobre o resultado de 2013, já eliminada. A evolução da cotação, uma das melhores do mercado em 2013, com um aumento de 61,7%, foi outro dos pontos ressaltados pelo Presidente da Meliá Hotels International.

Internacionalização: fundamentos e modelo de crescimento

Em mais um ano, Gabriel Escarrer colocou maior ênfase na estratégia de expansão internacional da Companhia, que lhe permite estender suas marcas, valorizar suas forças de gestão e, em médio prazo, incrementar de maneira significativa os seus resultados. A Meliá é a empresa espanhola com presença no maior número de países, com exceção das empresas da área têxtil, e somente durante 2013 incorporou 28 novos hotéis, a um ritmo de uma nova assinatura a cada duas semanas.

Com dados contundentes, o Presidente da Meliá expôs a forma com que o crescimento do setor internacional trouxe mais resultados que a Espanha no volume de negócios da Companhia. Assim, o lucro operacional foi gerado 85% fora da Espanha, e o mercado espanhol representou apenas 20% das estadas. Por outro lado, o pipeline da Meliá (hotéis assinados e em processo de incorporação) mostra claramente esta tendência a uma maior internacionalização - 99% dos novos apartamentos foram incorporados fora da Espanha - e em direção a um predomínio de fórmulas de gestão - 100% das incorporações serão feitas por meio de contratos de gestão ou locação, não de propriedade.

Compromisso com a Espanha e Perspectivas

Gabriel Escarrer reafirmou que, desde o início da crise na Espanha, a Meliá não deixou de cumprir com seus deveres quando, segundo ele, a hoteleira enfrenta a fase de recuperação em melhores condições que seus concorrentes. Para o Presidente da Meliá, esta força está baseada na excelente evolução do segmento de lazer (no qual a Companhia é líder em nível internacional) e na esfera do segmento urbano (mais dependente do consumo nacional), nas melhoras de eficiência conseguidas graças ao Plano de Contingência, e em uma eficaz estratégia comercial, que conseguiu diversificar a clientela e reduzir a dependência do mercado doméstico.

Para Escarrer, a Meliá demonstrou seu forte compromisso com o país por não ter deixado de abrir hotéis, sempre sob fórmulas pouco intensivas de capital e sem assumir riscos, e em seguida liderando um projeto de reconversão de um destino como Magaluf, na ilha de Maiorca (projeto Calviá Beach) que atualmente encara seu terceiro ano com novos avanços, e destacou que, apesar da crise, seus hotéis não descuidaram da qualidade, o que demonstra a melhora constante nos níveis de satisfação dos clientes.

Responsabilidade, Reputação e Mudança organizacional

Segundo o empresário, a Meliá soube reinventar-se após quase 60 anos no negócio, empreendendo um processo de transformação organizacional, estratégica e cultural sem precedentes na empresa. Assim, com a finalidade de tornar possível o crescimento internacional previsto no Plano Estratégico da Companhia, a Meliá passou de uma estrutura muito centralizada (com 70% de serviços globais) a uma descentralizada com 70% de funções regionalizadas e mais próximas ao negócio, e trabalha muito focada na formação, no desenvolvimento e na criação de uma retaguarda de talento internacional. O posicionamento social e a sustentabilidade seguiram sendo prioritários para a hoteleira, sendo que durante 2013 foi renovada a Aliança com a UNICEF, após três anos de colaboração de muito sucesso, e a presença de destaque da Meliá no índice do Carbon Disclosure Project. Da mesma forma, também seguiu aprofundando a relação com grupos de interesse vitais como seus fornecedores, proprietários, sócios, instituições, mundo acadêmico, etc.

Ainda, a Meliá manteve o primeiro lugar em reputação corporativa do setor turístico, e também no âmbito interno, a Companhia se fortaleceu, registrando melhoras pelo terceiro ano consecutivo nos índices de compromisso, aplicação de valores corporativos e clima laboral.

Escarrer finalizou a Assembleia destacando seu otimismo, baseado tanto nas positivas perspectivas do setor como na acertada diversificação do portfólio da Meliá Hotels International, seu modelo de negócio internacionalizado e orientado de maneira crescente para a gestão, sua positiva administração e estratégia durante os anos de crise, além de suas previsões para a redução da dívida.

Para o Presidente da hoteleira, o ano começou com sinais positivos em geral, e de maneira especial, na Espanha, onde é esperada uma excelente temporada para o turismo internacional, sendo que já se aprecia uma mudança de tendência na demanda de turismo doméstico. "Administramos com prudência e excelência os piores anos de crise na Espanha, e já começamos a espreitar indícios de uma recuperação que recompensará nossos esforços e os avanços realizados; por outro lado, nossas forças e as positivas perspectivas do setor turístico internacional nos permitem pensar no futuro com confiança", afirmou.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta na Espanha, que opera e distribui mais de 365 hotéis em 40 países sob as marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham e Sol Hotéis. O foco estratégico na expansão internacional a converteu na primeira hoteleira espanhola com presença na China, Estados Unidos e Emirados Árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe. Junto a este alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios - que impulsiona seu posicionamento entre as principais gestoras hoteleiras do mundo -, o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Merco 2013).

www.melia.com

CONTATO: Denise Meyer
Diretora de Marketing / Marketing Director
Brasil
Meliá Hotels International
Tel.: (55-11) 3043-8484
E-mail: denise.meyer@melia.com.br

FONTE Meliá Hotels International

SOURCE Meliá Hotels International



RELATED LINKS
http://www.melia.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.