Movimento de Restauração da Paisagem Aproxima-se dos 50 Milhões de Hectares Com os Compromissos de El Salvador e Costa Rica

LONDRES, 6 de dezembro de 2012 /PRNewswire/ -- O movimento global para restaurar 150 milhões de hectares de terra degradada e desmatada até 2020 – conhecido como o "Desafio de Bonn" – ganhou força hoje na Conferência Climática da ONU em Doha, pois Costa Rica e El Salvador se comprometeram, cada um, com até 1 milhão de hectares. A marca de 50 milhões de hectares, ou um terço do objetivo, agora está ao alcance.

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20121206/582242 )

Ao alcançar o Desafio de Bonn – lançado em setembro de 2011 em Bonn, Alemanha pela Parceria Global para o Reflorestamento de Terras e Matas (GPFLR), traria uma grande variedade de importantes benefícios à humanidade e ao planeta, como melhora da segurança alimentar, proteção da biodiversidade e beneficiaria a vida das pessoas. A Costa Rica e El Salvador são os últimos a se juntarem e se comprometerem com o Pacto de Restauração dos EUA, Ruanda e da Mata Atlântica Brasileira.

"Governos e pessoas estão pedindo por soluções possíveis às maiores ameaças que enfrentamos atualmente, inclusive a mudança climática. O Desafio de Bonn é uma solução baseada na natureza e que por isso está chamando a atenção do mundo", explicou Julia Marton-Lefèvre, Diretora Geral do IUCN, que coordena a GPFLR. "Apesar de o progresso ser até agora maravilhoso, apenas através de comprometimentos como os feitos por El Salvador e Costa Rica podemos atingir nossa meta global".

Com o comprometimento formal atual de mais de 20 milhões de hectares, uma declaração de intenção de pré-compromisso da Índia de 10 milhões e outros 20 milhões no oleoduto da Aliança Meso Americana de Pessoas e Florestas, uma extensão impressionante de 50 milhões agora é possível de ser alcançada.

"A restauração de 150 milhões de hectares nos próximos 10 anos teria um poder potencial de cortar 'as emissões' em 11-17% e de injetar mais de US$ 80 bilhões por ano nas economias locais e nacionais", de acordo com Stewart Maginnis, Diretor Global de Soluções Baseadas na Natureza, IUCN.

No início deste no, durante a conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável "Rio +20", mais de um milhão de pessoas votaram no Desafio de Bonn como sendo o segundo assunto mais importante que chefes de estados deveriam tratar. Para saciar o apetite deste público, a Airbus e o IUCN lançaram a campanha Plante um Compromisso, a qual através de uma petição online autoriza todas as pessoas a apelarem aos governos, donos de terras e comunidades para que contribuam com terra para o Desafio de Bonn. Esta parceria excepcional gerou uma plataforma que trouxe o envolvimento popular aos recentes sucessos do Desafio de Bonn e demonstra ter liderança no trabalho em conjunto que visa acionar soluções práticas.

"Como Embaixadora da Campanha Plante um Compromisso e fundadora e presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos, estou feliz com os compromissos anunciados por El Salvador e Costa Rica hoje que nos farão alcançar 20 milhões de hectares, tornando 50 milhões possíveis de serem alcançados. Estamos na expectativa que os outros compromissos da Índia e do oleoduto da Aliança Meso Americana de Pessoas e Florestas sejam formalizados com a GPFLR em breve," disse Bianca Jagger, Embaixadora da Campanha Plante um Compromisso e Presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos.

"A destruição do meio ambiente é um sério assunto relativo aos direitos humanos e o Desafio de Bonn nunca foi tão importante. A restauração de terras degradadas e desmatadas não significa simplesmente plantar árvores. Pessoas e comunidades estão no centro do esforço de restauração, visando transformar áreas de terras desertas ou degradadas em paisagens de trabalho saudáveis e férteis".

"O publico deve continuar a apelar aos governos, empresas, donos de terras e comunidades que contribuam com a meta do Desafio de Bonn. Temos, agora, uma oportunidade única de renovar as nossas paisagens degradadas ou desmatadas. Nosso destino e o destino das gerações futuras dependem disso. Eu apelo a todos que apoiem a nossa campanha e assinem a nossa petição no endereço http://www.plantapledge.com,", disse Jagger.

FONTE  IUCN-Airbus; Plant a Pledge Campaign

FONTE IUCN-Airbus; Plant a Pledge Campaign

SOURCE IUCN-Airbus; Plant a Pledge Campaign

RELATED LINKS

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services