2014

MZ e OTC Markets lançam estratégia para auxiliar IPOs e posterior liquidez de pequenas e médias empresas brasileiras A atração de fundos norte-americanos focados em PMEs é uma das propostas do PAC-PME e irá incrementar demanda em ofertas públicas iniciais de empresa brasileiras, além de contribuir com melhor valuation

SÃO PAULO, 12 de dezembro de 2012 /PRNewswire/ -- O Grupo MZ (www.mzgroup.com) e o OTC Markets (www.otcmarkets.com) anunciam sua estratégia unificada para incentivar a demanda de ofertas públicas iniciais (IPOs) de pequenas e médias empresas (PMEs) no Bovespa Mais. Por meio dessa iniciativa, PMEs brasileiras passarão a ter a possibilidade de acessar o mercado norte-americano de investidores institucionais acostumados a esses ativos, o que permite dois benefícios principais: (i) maior demanda no book building; e (ii) melhor valorização das PMEs brasileiras. Posteriormente ao IPO, a PME terá a oportunidade de ter um programa de ADR nível 1 listado na OTCQX (nos termos da legislação americana), de forma a ganhar mais visibilidade e potencializar liquidez (mercado mais eficiente que o de balcão tradicional): 75% dos investidores com apenas 10% da complexidade, comparativamente a NYSE ou NASDAQ.

Oito empresas brasileiras (ver quadro abaixo) estão atualmente listadas na OTCQX, o que lhes permite acessar o mercado norte-americano de investidores institucionais, sem os custos regulatórios de uma listagem completa: compliance tradicional dos programas ADRs níveis 2 ou 3 na NYSE ou na NASDAQ, formulários SEC (advogados, XBRL, etc.) e regras da Sarbanes-Oxley.


Companhia

Símbolo (Ticker)

Banco Depositário

Data Listagem

ALL-America Latina Logística

Cielo

Hypermarcas

JBS

Klabin

Localiza Rent A Car

Lupatech

MRV Engenharia e Participações

ALLAY

CIOXY

HYPMY

JBSAY

KLBAY

LZRFY

LUPAY

MRVNY

BNY Mellon

Deutsche Bank

JP Morgan

BNY Mellon

BNY Mellon

Deutsche Bank

JP Morgan

Deutsche Bank

12/04/2010

01/06/2011

01/10/2012

15/05/2009

18/03/2010

07/09/2012

15/12/2009

02/12/2009



Andrew Kyzyk, Diretor Executivo do OTC Markets e Líder do OTCQX International, que participou ontem de um evento em São Paulo sobre o assunto, afirmou que "PMEs brasileiras listadas no Bovespa Mais podem acessar investidores norte-americanos institucionais desde que tenham um programa patrocinado de ADR nível 1. A plataforma da OTCQX é totalmente eletrônica e permite que investidores operem por meio de todas as grandes corretoras on-line e de serviço completo dos EUA, incluindo: Schwab, E*TRADE, Scottrade, TD Ameritrade e Fidelity."

Etapa anterior a esse eventual programa de ADR nível 1 (que não contempla oferta de novas ações) e respectiva listagem na OTCQX, a PME brasileira precisará concretizar seu IPO e estar listada no Bovespa Mais. Nesse sentido, a atração de investidores qualificados norte-americanos acostumados a investimentos em ativos de menor liquidez e com maior potencial de crescimento deverá ocorrer com um programa estruturado de oferta nos EUA (144A). O Grupo MZ catalisa esse processo por meio de relacionamento estreito com esses fundos, adquirido ao longo de mais de 10 anos de atuação com PMEs americanas e chinesas, além da identificação de bancos/corretoras para turbinar o processo (tais como Maxim ou Oppenheimer) e assegurar research das PMEs brasileiras.

"Essa estratégia está alinhada com as propostas do Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas (PAC-PME) - www.pacpme.com.br, contribuindo para resolver um dos pontos principais do atual ciclo vicioso do mercado de capitais brasileiro: baixa demanda por ativos de menor liquidez e de maior risco intrínseco", afirma John Mattio, Vice-presidente do Grupo MZ nos EUA. "Considerando que uma das sugestões do PAC-PME contempla um crédito tributário ao emissor, o maior custo do IPO pela agregação de uma oferta nos EUA se compensa, e a PME obtém mais demanda e melhor valuation para o seu IPO", conclui John Mattio.

"Listar na OTCQX não significa segurança absoluta quanto a maior liquidez e melhor valuation pós-IPO. É essencial desenvolver um trabalho específico de targeting de investidores e de atração de atenção de analistas de sell-side desse segmento os EUA. Uma ação de PME brasileira é como um produto novo importado que entra em um hipermercado. Se não houver um comprometimento em divulgar tal produto junto ao público alvo (marketing, presença digital, targeting contínuo, research de corretores locais, follow up de ações, etc.), esse correrá o risco de envelhecer na prateleira e não girar o estoque", concluiu Rodrigo Alves, Presidente do Grupo MZ na América Latina.

Mais informações sobre o PAC-PME:
info@pacpme.com.br
(11) 3529-3777

Sobre o Grupo MZ (www.mzgroup.com): a MZ é uma empresa do grupo @titude e maior companhia independente do mundo em relações com investidores (one-stop-shop em consultoria estratégica, serviços integrados e tecnologia). Fundada em 1999, a MZ tornou-se uma multinacional brasileira com sede em São Paulo e escritórios próprios na América do Norte, China, Índia e Taiwan. Entre os serviços prestados destacam-se: (i) consultoria estratégica - gaps de valor, gaps de percepção, gestão de riscos, reputação empresarial e coaching de executivos/conselheiros; (ii) serviços integrados - planejamento e operacionalização de programas globais de RI, targeting de investidores, non-deal roadshows, inteligência de mercado e eventos; e (iii) tecnologia - infraestrutura completa (CRM, websites/MZApps, webcasts, webanalytics/SEO e assembleias online) e base de dados aplicada (IR Navigator).

Sobre o OTC Markets (www.otcmarkets.com): o Grupo OTC Markets (OTCQX: OTCM) opera a maior plataforma mundial de mercado aberto, transparente e conectado. O seu sistema interliga diretamente uma rede diversificada de corretores que oferecem liquidez e demais serviços para cerca de 10.000 ações e títulos de dívida. A OTC organiza esses títulos em mercados para informar adequadamente os investidores de suas oportunidades e seus riscos. As informações disponibilizadas e a plataforma tecnológica permitem a negociação desses títulos por intermédio de qualquer corretor e ao melhor preço possível.

Sobre o PAC-PME (www.pacpme.com.br): O Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas ("PAC-PME") é um Portal completo de soluções empresariais, a qual disponibiliza seis diferentes recursos de maneira simples e descomplicada: educacional, capital de crescimento, presença digital, competitividade, show room de PMEs, e investidores. Com esse Portal, pequenas e médias empresas passam a ter mais um canal de promoção de desenvolvimento e emancipação empreendedora. As PMEs encontram treinamento continuado, acesso a inovações, técnicas de marketing e presença digital, economia por meio de compras coletivas, ideias de novos produtos e serviços, e opções para obtenção de capital para crescimento, assim como exposição frente a potenciais investidores.

Grupo de trabalho do PAC-PME: Intermediários Financeiros: Banco Barclays, Banco Bradesco BBI, Banco BTG Pactual, Banco Credit Suisse, Banco do Brasil, Banco Itaú BBA, Banco Modal, Banco Morgan Stanley, Banco Santander, Banco Votorantim, Bank of America Merrill Lynch, e Citi; Consultores Legais: Azevedo Sette Advogados, Barbosa, Müssnich & Aragão, Demarest e Almeida, Lefosse Advogados, Machado Meyer, Marcos Martins Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Quiroga, Mayer Brown, Motta, Fernandes Rocha, Pinheiro Neto Advogados, Souza, Cescon, Barrieu & Flesch, TozziniFreire Advogados, e Wongtschowski & Zanotta; Auditores: BDO, Deloitte Touche Tohmatsu, Ernst & Young Terco, Grant Thornton, KPMG, Parker Randall Brasil, e PricewaterhouseCoopers; e Entidades e Associações: @titude, ANCORD, ANEFAC, BRAiN, Direct Edge, Endurance Capital Partners, Instituto Atlântico, Jardim Botânico Investimentos, IBEF-SP, LEAD/MZ Consult, e Movimento Brasil Competitivo - MBC, e Movimento Brasil Eficiente - MBE.

FONTE Grupo MZ

SOURCE Grupo MZ



RELATED LINKS
http://www.mzgroup.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.