2014

MZ Group e ANEFAC comemoram o sucesso do evento "Do Relatório Anual ao Relato Integrado" Evento aconteceu ontem, no espaço para eventos do Hotel Address, em São Paulo, e contou com mais de 100 participantes

SÃO PAULO, 5 de dezembro de 2013 PRNewswire/ -- O MZ Group, empresa do Grupo Attitude, maior companhia independente do mundo em relações com investidores e consultoria líder em inovação no mercado de comunicação financeira, e a ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), realizaram o evento "Do relatório anual ao relato integrado: oportunidades e desafios na elaboração de relatórios de desempenho", e comemoram o sucesso do encontro, que contou com mais de 100 participantes no Hotel Adress, em São Paulo.

O evento contou com o apoio do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IR Global Rankings, LEAD, ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Revista Capital Aberto, Bússola do Investidor e Acionistas.com. O cerimonial do evento foi conduzido por Aílton Leite, Vice-Presidente de Finanças da ANEFAC, juntamente com Rodrigo Alves, Presidente do MZ Group, que abriu os trabalhos introduzindo o primeiro painel "As principais modalidades de apresentação de relatórios de desempenho". Fabiana Trebilcock, Sócia do MZ Group, foi moderadora do painel, bem como os participantes foram Glaucia Terreo, Head do ponto focal do GRI – Global Report Initiative no Brasil, João Furtado, Professor do Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da FIA (Fundação Instituto Administração) e Henrique Campos, Sócio da BDO.

Fabiana Trebilcock abriu os trabalhos fazendo uma reflexão sobre o atual panorama dos relatórios de desempenho, revelando que as empresas devem buscar conhecer suas variações e adotar o tipo que se adeque ao momento e, principalmente, às estratégias de comunicação e de sustentabilidade das companhias. João Furtado deu continuidade à discussão, chamando a atenção para a necessidade de um diálogo mais plural e integrado entre investidores, CEOS, acionistas e consumidores envolvidos com a causa da empresa que divulga os relatórios. Henrique lembrou a importância de atualmente os auditores contribuírem nas discussões entre as diversas áreas da Companhia (financeira, jurídica, socioambiental, etc.) sobre a estruturação dos relatórios e aprenderem com essa troca. Segundo ele, um novo modelo de auditoria dos relatórios anuais e relato integrado vigorará e futuramente as equipes apartadas de auditoria de sustentabilidade e demonstrações contábeis se unirão para avaliarem juntas as duas áreas informadas no material. Glaucia finalizou o painel apresentando o histórico do GRI e suas diretrizes (públicas e disponíveis para download). Além disso, reforçou que o G4, documento atualizado das diretrizes para elaboração dos relatórios de sustentabilidade, não é uma nova ferramenta, mas sim um material mais aprimorado, com maior rigor técnico.

Rodrigo Alves, Presidente do MZ Group, abriu o segundo painel "Do relatório anual ao relato integrado: como definir a estratégia de comunicação das empresas?" e reforçou a importância do papel dos relatórios de desempenho não somente na área de comunicação financeira, mas também no âmbito da comunicação corporativa. Aílton Leite moderou o referido painel e reforçou que cada vez mais as empresas que se voltam para temas socioambientais e que compreendem a influencia das externalidades nos seus negócios tendem a ser mais valorizadas pelos stakeholders. Os palestrantes Fernando Fonseca (Consultor de Comunicação do Banco Itaú), Frineia Rezende (Coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Votorantim), Yaroslav Neto (Relações com Investidores da AEGEA) e Maria Carolina de Freitas Gonçalves (Superintendente de Relações com Investidores da CPFL) foram os participantes deste segundo momento do encontro e contribuíram positivamente para o importante debate.

Fernando Fonseca apresentou todo o reposicionamento da marca Itaú após a fusão com o Unibanco, em 2008. As ações da instituição voltadas para a sustentabilidade iniciaram-se em 2009, quando o banco passou a estruturar sua agenda de sustentabilidade bem como seus relatórios anuais. O executivo encerrou a apresentação reforçando que o relato integrado não é mais um relatório corporativo, mas sim um material que apresenta um perfil de integração das informações de diversas áreas da empresa que o representa. Frineia reforçou a importância do relato integrado e enfatizou que o documento envolve um processo de identificação de temas a serem levantados e abordados (materialidade), pensamento estratégico, definição de orçamento e desdobramento de metas da empresa durante o período vigente do documento. Yaroslav apresentou as ações da companhia voltadas para a área de sustentabilidade: em 2011, foi elaborado o primeiro relatório anual da corporação e o 1º relatório de rating da empresa. Maria Carolina encerrou a discussão apresentando a reflexão de que atualmente a Sustentabilidade é um meio de atuação das empresas e não um fim. Além disso, acrescentou que o mundo está cada vez mais sustentável, então a atenção deve-se voltar para esse assunto com calma e acompanhar da melhor maneira as mudanças que ocorrem na esfera da sustentabilidade.

Fernando Malta (Relações Institucionais do CEBDS) e Sonia Favaretto, Diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa, encerraram a discussão. Fernando apontou a reflexão para as tendências futuras da utilização do relato integrado pelas empresas: reforçou que o material é mais do que uma ferramenta para consulta dos investidores, pois se trata de uma estratégia de gestão de risco da empresa, além de representar um diferencial competitivo no mercado, pois o já se reconhece a importância do relato integrado. Finalmente, Sonia Favaretto enfatizou a necessidade de um maior entendimento das ações integradas de desempenho das diversas áreas da empresa registradas nos relatórios e relatos integrados, a fim de gerar mais transparência e governança por parte das empresas.

De maneira geral, os participantes do encontro destacaram a importância da integração dos assuntos divulgados nos relatórios e relatos das áreas que compõem esses materiais, a fim de que seja realizada uma comunicação cada vez mais sinérgica e transparente, proporcionando maior reputação de valor das marcas das companhias que produzem os referidos documentos.

Para algumas as fotos do evento, acesse nossa fanpage no Facebook aqui.

Sobre o MZ Group (www.mzgroup.com/br): O MZ Group, empresa do Grupo Attitude, é a maior companhia independente do mundo em relações com investidores e consultoria líder em inovação no mercado de comunicação financeira. Fundado em 1999, tornou-se uma multinacional brasileira com sede em São Paulo e escritórios próprios em Austin, Chicago, Hong Kong, Nova York, Rio de Janeiro, San Diego, Sydney, Taipei e Vancouver. Dentre os serviços prestados pelo MZ Group, destacam-se atividades relacionadas a consultoria estratégica como diagnósticos de percepção de mercado, preparação para abertura de capital, coaching de executivos e conselheiros para relacionamento com o mercado de capitais, planejamento e operacionalização de programas globais em comunicação financeira, identificação de bases acionárias e de detentores de dívida, targeting de investidores, non-deal roadshows, dentre outros. A companhia também detém uma inovadora plataforma de tecnologia e geração de conteúdo composto por websites, webcasts, aplicativos para tablets e smartphones, CRM e assembleias online, além de criação de conteúdo para relatórios anuais, de sustentabilidade e corporativos, traduções jurídico-financeiras e publicidade legal. Recentemente, o MZ Group foi classificado como a sétima consultoria de RI favorita no mundo e quarta na Ásia, segundo a revista IR Magazine.

Sobre a ANEFAC (www.anefac.com.br): No mundo corporativo, a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) garante um espaço aos executivos caracterizado pela pluralidade de opiniões, estudos, serviços de informação econômica que orientam a sociedade e premiações por mérito e sondagens relevantes. A ANEFAC mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. Promove a atualização de seus executivos associados e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País por meio de eventos, seminários, cursos, jantares, cafés da manhã e nas reuniões técnicas que abrangem varias áreas como: controladoria, TI, tributos, normas internacionais, avaliações, economia, processos e riscos, entre outras. Na tentativa de incentivar a transparência nas demonstrações contábeis e o aprimoramento profissional, a ANEFAC criou prêmios anuais - Troféu Transparência e Prêmio Profissional do Ano. A Pesquisa de Juros mensal transformou a ANEFAC em fonte recorrente na mídia, sendo acionada para a realização de análises e pareceres sobre economia de modo geral. Esta iniciativa deu origem ao setor de estudos econômicos da entidade, hoje responsável ainda pelas mais aguardadas simulações de impacto da Taxa Selic na economia e o estudo que compara aplicações de poupança contra fundos de renda fixa. Outros trabalhos importantes da área são relativos à intenção de utilização do décimo terceiro salário, avaliação da última década de crédito no país, entre outros. A partir de 2011, o Índice ANEFAC G-20 foi incluído nos trabalhos da Anefac, anualmente, visando contribuir com o desenvolvimento do país, apontando a situação do Brasil em relação as 20 maiores economias do planeta, identificando oportunidades onde, governo e sociedade, devem atuar para tornar o Brasil uma nação desenvolvida, eliminando o problema da distribuição de renda.

Informações para a imprensa:
MZ Group | +55 11 3529-3468
Paula Moscardi: pr@mzgroup.com | +55 11 97473-9797

FONTE MZ Group

SOURCE MZ Group



RELATED LINKS
http://www.mzgroup.com/br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.