2014

Na 5ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, Revista IMPRENSA discute as censuras judiciais e os desafios para os jornalistas em tempos de novas mídias e redes sociais

SÃO PAULO, 24 de abril de 2013 /PRNewswire/ -- Pelo quinto ano, IMPRENSA realiza o Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, que acontecerá em Brasília, no dia 7 de maio. Esta edição conta com o patrocínio das Organizações Globo e o apoio institucional da Imprensa Nacional, ANJ, ANER, ABERT, ABRAJI e FENAJ.

Neste contexto, em que os acontecimentos nacionais ganham repercussões regionais e que o noticiário local conquista cada vez mais relevância nacional, o evento se propõe a debater as questões da liberdade de imprensa nesta mídia cada vez mais abrangente, em razão das múltiplas tecnologias.

A abertura do fórum contará com a participação de Ricardo Noblat (Blog do Noblat / O Globo) e o encerramento será feito pela Ministra Helena Chagas.

No painel que aborda censuras judiciais e liberdade de imprensa na cobertura política, Cátia Seabra (Folha de S.Paulo) e Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes de Televisão) já deram início à discussão.

Para Cátia, o grande capital de um repórter político é a confiança da fonte, independentemente do veículo em que o profissional atua. "É a confiança de que a pessoa vai te ligar e contar uma história que você vai apurar, checar, reconstituir a história, mantendo em segurança a origem da informação."

Apesar de fazer tantas denúncias envolvendo figuras graúdas, Cátia diz não sofrer ameaças com frequência. O que não impede que, vez ou outra, existam tentativas de intimidações.

Pannunzio comenta que a imprensa brasileira, como instituição, amadureceu mais rápido do que as demais instituições nacionais e que a contribuição da "mídia" para o avanço da democracia pode ser mensurada pela quantidade de denúncias que geraram consequências severas.

Para ele, no entanto, a liberdade de imprensa nunca correu tantos riscos em períodos de "normalidade política", e enfrenta grandes desafios como a judicialização da censura e a não regulamentação do direito de resposta.

Confira os nomes já confirmados para o debate:
Cátia Seabra (Folha de S.Paulo)
Dad Squarisi (Correio Braziliense)
Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes)
Fernando Tolentino de Sousa Vieira (Imprensa Nacional)
Ministra Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)
Hugo Studart (UCB)
Maria Eugênia Moreira (Jornal de Brasília)
Nereide Beirão (EBC)
Ricardo Noblat (Blog do Noblat / O Globo)
Théo Rochefort (ABERT)

O fórum constitui um espaço plural e aberto para o debate sobre a importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos. Seu objetivo é estimular um diálogo entre profissionais, entidades de representação, professores e estudantes de comunicação.

A participação é gratuita e as vagas limitadas! Inscreva-se no site portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa e reafirme o seu direito de falar e ser ouvido.

Serviço:

V Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia
Realização: Revista e Portal IMPRENSA
Patrocínio: Organizações Globo
Apoio Institucional: Imprensa Nacional, ANJ, ANER, ABERT, ABRAJI e FENAJ
Data: 7 de maio de 2013
Local: Museu da Imprensa Nacional - auditório
SIG (Setor de Indústrias Gráficas) – quadra 6 – lote 800 – Brasília-DF
portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa

*Todos os participantes receberão certificado, que será concedido apenas para os que participarem do evento em período integral.

IMPRENSA
Gisele Sotto / Bruna Souza
giselesotto@portalimprensa.com.br
Tel: (11) 2117-5312 / 5311/ 5300

FONTE Revista IMPRENSA

SOURCE Revista IMPRENSA



RELATED LINKS
http://portalimprensa.uol.com.br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.