Negócios nos Trilhos 2012 - Ferrovia, modo mais barato e menos poluente
No mínimo 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono seriam eliminadas da atmosfera anualmente, caso trens transportassem 10% das cargas intermunicipais transportadas em rodovias
SÃO PAULO, 10 de setembro de 2012 /PRNewswire/ -- Nos últimos anos os fabricantes de material rodante para transporte de carga reduziram o peso e aumentaram a capacidade dos vagões e os operadores ferroviários por meio de novas técnicas operacionais - com utilização de controle eficiente do diagrama de marcha dos trens - aumentaram a eficiência energética, além de reduzirem as emissões de gases.
Produtos desenvolvidos neste sentido para atender os mercados de carga e passageiros sobre trilhos serão destaque durante a 15a feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 06 a 08 de novembro de 2012, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
"Considerando o segmento de transporte público de passageiros sobre trilhos, as fabricantes da área como Alstom, Bombardier e Siemens estão entre as empresas que desenvolveram inúmeras soluções em material rodante e sinalizações, tudo para diminuir o uso de combustível, e obter maior eficiência energética e menor emissão de gases. As inovações serão divulgadas durante o evento Negócios nos Trilhos", diz Michael Fine, gerente de Eventos da UBM Brazil, organizadora do encontro.
Entre os produtos está o Citadis, modelo de VLT que a Alstom desenvolveu como uma solução moderna e sustentável, pois tem capacidade de transportar volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus. O veículo tem um gasto de energia, por passageiro, 75% menor do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído de veículos.
"Neste ano, a Alstom dá continuidade a ações para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, com ênfase nas soluções mais adequadas para cada cidade", afirma Marco Contin, diretor-geral do setor Transporte da Alstom no Brasil.
No caso da Bombardier, a empresa apresentou recentemente o Bombardier Primove, um sistema que permite que a alimentação aos VLTs se realize sem nenhum contato elétrico. O principio inovador do Primove está na transferência elétrica por indução magnética segura, já utilizada em espaços industriais, e agora, aplicado aos veículos ferroviários. Combinado com a nova tecnologia Bombardier Mitrac Energy Saver, que armazena a energia elétrica gerada durante a frenagem do veículo, permite economia de energia de até 30%.
Bondes e VLTs são modo de transporte com alta eficiência energética, consomem até cinco vezes menos energia por passageiro do que automóveis que transportam, em média, de um a dois passageiros. A família de VLTs Flexity da Bombardier é projetada para uma mobilidade sustentável durante sua vida útil, permitindo um índice de reciclagem de 92%, índice de recuperação de reciclado e recuperação de energia de cerca de 98%.
A Siemens desenvolveu o sistema para os trens na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, que é operado pela concessionária ViaQuatro. Trata-se do sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte. É a primeira frota sem condutor baseada no conceito de automação integral em comunicação (CBTC). Essa solução permite a operação remota dos trens e um menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.
Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens, assim é possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício.
Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)- Realizada pela UBM Brazil, a 15a edição da Feira Negócios nos Trilhos, está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e, principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.
Sobre a UBM Brazil – No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.
Serviço
15a feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)
Data: 06 a 08 de novembro de 2012
Horário: 13 horas às 20 horas
Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP
Obs: Proibida entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.
Mais informações sobre a 15a feira Negócios nos Trilhos poderão ser obtidas acessando: www.ntexpo.com.br.
Informações e Credenciamento para a Imprensa
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/(11)5574-1103/(11)5081-6064 / (11) 5579-2918 / (11) 99740-6122
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Leila Anderson – leila@digitalassessoria.com.br
Caroline Belleze Silvi – caroline@digitalassessoria.com.br
Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br
FONTE Negócios nos Trilhos
SOURCE Negócios nos Trilhos
RELATED LINKS
http://www.ntexpo.com.br
Featured Video
Journalists and Bloggers
![]()
Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.
View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.
Custom Packages
Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.
Learn about PR Newswire services
Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.




