NFC móvel ganha ímpeto com promessa de apoio de operadoras mundiais para a solução baseada em SIM China Mobile e China Unicom juntam-se a grandes operadoras para dar suporte à solução de NFC móvel; A GSMA publica especificações da NFC móvel para estimular a interoperabilidade global

HONG KONG, 15 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- "Mobile Asia Congress" (Congresso Asiático de Comunicações Móveis) – A GSMA anunciou hoje que 45 das principais operadoras de comunicações móveis do mundo assumiram o compromisso de apoiar e implementar as soluções e serviços de comunicações de curto alcance (NFC -- Near Field Communications). Entre essas operadoras estão a China Mobile e a China Unicom, que respondem por quase 800 milhões de conexões em seu país. Como uma importante catalisadora da aceleração da adaptação dos serviços de NFC, a GSMA publicou um novo conjunto de especificações do setor. As especificações para telefones portáteis e SIM vão viabilizar o desenvolvimento e o emprego global de serviços de NFC móveis seguros, interoperáveis e ubíquos, baseados em SIM.

Além da China Mobile e da China Unicom, estão entre as operadoras que se comprometeram com os serviços de NFC baseados em SIM: America Movil, AT&T, AVEA, Axiata, AXIS, Bharti Airtel, Bouygues Telecom, CSL, Deutsche Telekom, Elisa Corporation, Emirates Integrated Telecommunications Company PJSC (du), Etisalat, Everything Everywhere, Globe Telecom, KPN, KT Corporation, Maxis, Mobily, MTS, Orange, Proximus, Qtel Group, Rogers Communications, Saudi Telecom Company (STC), SFR, SK Telecom, Smart, SOFTBANK MOBILE, Telecom Italia, Telecom New Zealand, Telecom Slovenije, Telefonica, Telekom Austria Group, Telenor, TeliaSonera, Telus, TMN, Turkcell, Verizon, VimpelCom, VIVA Bahrain e Vodafone Group. Adicionalmente, a ISIS, organização formada pelas empresas AT&T Mobility, T-Mobile USA e Verizon Wireless para construir uma rede nacional de comércio móvel nos Estados Unidos, também vão apoiar os serviços de NFC baseados em SIM.

"Claramente, a dinâmica por trás das soluções de NFC baseadas em SIM está crescendo rapidamente, particularmente com as grandes operadoras China Mobile e China Unicom apoiando os serviços de NFC, garantidos pelo cartão SIM", disse o presidente da GSMA, Franco Bernabè, que também é presidente da Telecom Italia Group. "A NFC é uma inovação importante para consumidores de todo o mundo e, embora essa solução seja mais conhecida por viabilizar pagamentos seguros através de dispositivos móveis, ela também viabiliza uma grande variedade de novos serviços e aplicações inovadoras e estimulantes, tais como compra de ingressos, serviços de entretenimento, acesso seguro a hotéis ou carros, programas de fidelidade e cupons, entre outros", declarou.

"A China Mobile é capaz de oferecer soluções de NFC baseadas em SIM em uma escala extremamente grande e nós temos a experiência, a infraestrutura técnica e uma rede confiável de atendimento ao consumidor, para dar suporte e efetivamente estimular o mercado", disse o diretor-executivo e vice-presidente da China Mobile, Sha Yuejia.

A China Unicom é conhecida por sua inovação e nós apoiamos fortemente a tecnologia NFC baseada em SIM, que pode garantir que serviços sem contato sejam disponibilizados a seus consumidores; os serviços serão interoperáveis e, onde quer que estejam, os consumidores poderão fazer o roaming de maneira eficiente", disse o presidente e vice-chairman da China Unicom, Lu Yimin.

O potencial do Mercado para a solução NFC baseada em SIM é significativo, de acordo com as previsões da firma de pesquisa do setor Strategy Analytics. Quase 1,5 bilhão de aparelhos telefônicos, baseados em SIM, serão vendidos no mundo entre 2010 e 2016, para dar suporte a transações no valor de mais de $ 50 bilhões globalmente, no mesmo período. Além disso, a ABI Research indica que 85 por cento de todos os novos terminais de ponto de venda comercializados em 2016 serão ativados por NFC.

Assegurando interoperabilidade para estimular adoção global

Um dos fatores primários, que irão acelerar a proliferação das soluções de NFC móveis é a padronização da tecnologia, o que permite a interoperabilidade perfeita entre dispositivos de NFC e possibilitam aos usuários se beneficiar de serviços em diversas partes do mundo, não importa quais sejam suas operadoras de telefonia móvel, redes ou tipo de dispositivo. Com esse intuito, a GSMA publicou os requisitos para aparelhos telefônicos e cartão SIM, que definem as interfaces de programação de aplicativos (APIs -- application programming interfaces) comuns para telefones portáteis, para dar suporte aos serviços de NFC baseados em SIM. Os requisitos de padronização vão promover economias de escala para o SIM, para os aparelhos e para a infraestrutura, ao criar um sistema comum para implementação e interoperabilidade do produto.

Os documentos com os requisitos para o telefone portátil e o SIM podem ser vistos em: http://www.gsmworld.com/our-work/mobile_lifestyle/mobile_money/news_and_resources.htm

"Com o crescente emprego de serviços comerciais de NFC baseados em SIM, em uma variedade de mercados em todo o mundo, torna-se um ponto crítico a adoção de padrões comuns, que irão promover a interoperabilidade global dos serviços e acelerar o time-to-market (tempo de colocação dos produtos no mercado) ", comentou a diretora geral da GSMA, Anne Bouverot. "As operadoras de telefonia móvel, trabalhando juntas, estão idealmente posicionadas para implementar serviços baseados nos requisitos publicados pela GSMA, fornecendo segurança e interoperabilidade comprovadas, alcance mundial e atendimento aos clientes, para consumidores e empresas, além de uma plataforma segura para provedoras de serviço", afirmou.

A GSMA encomendou um relatório para avaliar, com profundidade, os benefícios socioeconômicos que o emprego de serviços de NFC baseados em SIM vão viabilizar e como a colaboração entre os setores pode tornar o empreendimento uma realidade. O relatório pode ser visto em

http://www.gsmworld.com/our-work/mobile_lifestyle/mobile_money/news_and_resources.htm.

"GSMA NFC & Mobile Money Summit 2012"

A GSMA também anunciou que vai promover o "GSMA NFC & Mobile Money Summit" (Congresso sobre NFC e Dinheiro Móvel da GSMA) em Milão, em outubro de 2012. O "NFC & Mobile Money Summit" vai reunir os principais atores de cada área do setor, fornecendo um ambiente para desenvolver relacionamentos, expandir ideias e impulsionar o crescimento da solução de NFC e do dinheiro móvel. Mais informações serão prestadas brevemente.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne quase 800 das operadoras de comunicações móveis do mundo e mais de 200 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de telefones portáteis, empresas de software, fornecedoras de equipamentos, provedoras de Internet e organizações das áreas de mídia e entretenimento. A GSMA também produz outros eventos importantes do setor, tais como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Congress.

Para mais informações, por favor, visite o Mobile World Live, o portal online para o setor de comunicações móveis (www.mobileworldlive.com) ou o website corporativo da GSMA (http://www.gsmworld.com).

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsmworld.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.