2014

Nissan revela planos de protótipo de Le Mans com o mais rápido carro de corrida elétrico do mundo Nissan ZEOD RC de 300 km/h é um banco de testes inovador de tecnologias elétricas

LE MANS, França, 21 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- A Nissan revelou hoje o pioneiro e inovador ZEOD RC, o mais rápido carro de corrida elétrico do mundo que irá atingir velocidades de mais de 300 km/h com tecnologia elétrica na Le Mans 24 Horas.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130621/HS35295-a)
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130621/HS35295-b)

O ZEOD RC (Carro de corrida com emissão zero sob demanda) fará sua estreia em uma corrida na Le Mans 24 horas do ano que vem. A líder mundial em veículos elétricos para rua Nissan vai testar variantes de tecnologias elétricas de grupo motopropulsor como parte das suas futuras pretensões de retorno à LM P1 para lutar pela vitória geral em Le Mans.

O carro vai competir na categoria Automobile Club de l'Ouest's 'Garage 56', um ponto adicional no grid para veículos que apresentam tecnologia nova e inovadora.

Executado como um programa completo de fábrica Nissan/Nismo com a entrada do Japão, Europa e EUA, a equipe de projeto do programa é dirigida por Ben Bowlby, que foi recentemente nomeado Diretor de Inovação em Automobilismo da Nissan, tendo trabalhado anteriormente na Nissan DeltaWing.

A Nissan iniciou hoje um aspecto único do programa: os fãs terão a chance de ver o carro na área pública do circuito de Le Mans. A Nissan pretende levantar a cortina para os fãs e fornecer atualizações contínuas através de sua parceria com o YouTube e seu canal Nismo.TV.

"A Nissan tornou-se líder global no desenvolvimento de tecnologia automotiva de emissão zero e o Nissan ZEOD RC nos permitirá desenvolver ainda mais esses recursos usando a mais difícil corrida de resistência do mundo como um banco de testes móvel para o nosso planejado grupo motopropulsor LM P1" disse Andy Palmer, vice-presidente executivo e membro do Comitê Executivo da Nissan Motor Company Limited.

"O Nissan ZEOD RC é uma progressão natural que surge na sequência do desenvolvimento do carro de rua Nissan LEAF e o protótipo do carro de rua LEAF RC. As tecnologias desenvolvidas através do programa farão parte de futuras inovações para carros de rua.

"O programa é projetado para desenvolver múltiplas tecnologias para avaliar como elas poderiam ser usadas ​​para um futuro retorno da classe LM P1 da Nissan em Le Mans. Estamos investigando várias opções. Uma opção de Emission Zero sob demanda, onde o condutor pode alternar entre o comando motorizado elétrico e à gasolina é a futura direção para os veículos de rua e isso será testado além da energia elétrica pura e outras novas tecnologias."

Lançado em 2010, o Nissan LEAF tornou-se carro totalmente elétrico mais vendido do mundo. O Leaf ganhou o Prêmio Green Car Vision 2010, o Carro Europeu do Ano 2011, o Carro Mundial do Ano 2011 e o Carro do Ano do Japão 2011-2012.

A Nissan lançou o Nissan LEAF RC em 2011, um carro de corrida equipado com o mesmo motor elétrico de 107 hp que é usado no veículo de rua.

Embora a tecnologia atual da bateria não forneça a capacidade de armazenamento de energia para a corrida do protótipo de Le Mans, o designer Ben Bowlby do Nissan ZEOD RC acredita que o desenvolvimento do carro será um passo importante para a "eletrificação" do automobilismo.

"Um carro como este oferece um banco de testes incrivelmente desafiador para o que poderiam ser opções altamente eficazes para carros de rua. Ao longo do próximo ano, estaremos testando vários grupos motopropulsores em um extenso programa de testes", disse Bowlby.

"A Nissan é uma empresa líder em tecnologia de veículos elétricos para as ruas, agora queremos levar essas lições aprendidas e utilizar essa base de conhecimento para o desenvolvimento do novo carro de corrida."

Clique para baixar imagens de alta resolução: http://cl.ly/470g0y0m1b37
Clique para baixar o kit de imprensa: http://cl.ly/0u1X0Y2q360K

FONTE Nissan

SOURCE Nissan

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services