Nokia Networks é a primeira a testar a tecnologia LTE para transmissão de TV

SÃO PAULO, 6 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- A Nokia Networks é pioneira na tecnologia para usar eficientemente o LTE para transmissão de TV. A empresa está trabalhando com uma série de parceiros mundiais para teste de transmissão de TV em área ampla, utilizando uma única freqüência LTE no espectro UHF. Utilizando uma única rede de frequência (SFN - Single Frequency Network, em inglês), todas as estações rádio-base usam a mesma freqüência para transmitir conteúdo de TV, o que maximiza o número de canais de TV com transmissão simultânea em uma grande área geográfica, dentro de uma determinada quantidade de espectro.

A transmissão é uma tecnologia que operadoras usarão através da distribuição do sinal de TV sobre a infraestrutura de banda larga móvel existente. Os assinantes assistirão TV no  celular sem comprometer o plano de dados móveis e o sinal de rede. A transmissão permite um serviço de TV aberta ou por assinatura, que pode ser visto por qualquer pessoa com um dispositivo adequado, semelhante a radiodifusão televisiva tradicional.

" O LTE permite que o mesmo sinal seja recebido por vários usuários, que resulta em utilização mais eficiente de capacidade de uso de espectro, que não precisa ser dedicado somente a transmissão ou banda larga, mas ambos", diz Hossein Moiin, diretor de tecnologia da Nokia Networks. "Acreditamos que a transmissão é uma tecnologia adequada para distribuir serviços de TV e nos ajudará na expansão dos benefícios da internet móvel para todos, enquanto evolui  na experiência de assistir TV pelo celular".

Munique (Alemanha) foi a primeira a testar em espectro UHF, utilizando parte da faixa de 700 MHz para transmitir sobre uma área de 200 km2. Para maximizar a eficiência, o SFN foi otimizado para sincronização de células vizinhas e diminuir a interferência. O teste mostra que o LTE pode ser utilizado para complementar e fornecer uma outra opção para os padrões de distribuição de TV digital regional, como a DVB-T na Europa.

As transmissões começaram em julho, e utilizaram o software Multimedia Broadcast / Multicast Service (eMBMS) rodando na estação rádio-base Flexi Multiradio 10 da Nokia, amplamente implantados nas redes LTE em todo o mundo. O equipamento foi implantado em 4 sites da empresa de transmissão da Baviera, Bayerischer Rundfunk, e estão ligados por uma rede de transporte óptico de alta performance.

Informações
Kelly Casarin – 11 3097-9857

FONTE Nokia Networks

SOURCE Nokia Networks




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.