2014

Nova Era na Avaliação do Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos Começa Com pvSpot

BRATISLAVA, Eslováquia, 3 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- A GeoModel Solar lançou SolarGIS pvSpot, uma ferramenta de avaliação de desempenho de nova geração para usinas fotovoltaicas.

A pvSpot é uma solução sem precedentes, que pode ser usada para detectar desempenho abaixo do esperado de qualquer usina fotovoltaica (PV, sigla em inglês) da Europa e África do Sul. Ela é baseada nos mais recentes avanços em modelagem de energia solar e simulação de eletricidade com base em satélites.

"A indústria da energia solar necessita de dados e abordagens independentes para a avaliação transparente de existentes capacidades de PV. Porque a pvSpot usa dados de alta resolução validados por satélite e algoritmos comprovados, a independência e a qualidade da avaliação de desempenho estão garantidas. Enquanto a pvSpot pode ser usada como uma ferramenta complementar para projetos de PV bem-monitorados e de larga escala, ela é praticamente a única solução confiável para instalações de PV de pequeno e médio porte", disse Marcel Suri, diretor executivo da GeoModel Solar.

Comparações entre as produções de energia atual e esperada são os melhores indicadores de desempenho. Para a avaliação, a produção esperada deve ser calculada precisamente. Isto só é possível se informações sobre irradiação solar, especificadas por site, estiverem disponíveis em tempo real.  

Até agora, a aquisição de dados a partir de sensores baratos ou próximos a estações meteorológicas tem sido a prática típica. Tais abordagens comprometem a precisão da informação sobre a irradiação solar. A instalação de piranômetros de alta qualidade e respectivo hardware é uma solução melhor, mas os desafios devem ainda permanecer. Medições de solo estão frequentemente sujeitas a erros devido a dados inconsistentes ou incompletos, sensores ensombreados ou sujos, e elas requerem rigoroso controle de qualidade.  

"Decidimos implementar dados com base em satélite para chegarmos a uma avaliação de desempenho harmonizada, validada, independente e regular de nosso portfólio de usinas de PV", disse Klaus Fuchs, CEO da RENERGIE Solárny Park Holding SK a.s.

A informação sobre irradiação solar baseada em satélite é uma confiável opção para investidores e credores. A pvSpot usa dados da SolarGIS, reconhecida como o banco de dados de recursos solares mais preciso do mercado.  A pvSpot foi demonstrada na feira EUPVSEC de Frankfurt e está acessível em http://solargis.info/. A plataforma SolarGIS foi recentemente aclamada na feira SNEC de Xangai como uma das dez mais avançadas tecnologias em PV.

Sobre a GeoModel Solar

A GeoModel Solar, com sede na Eslováquia, é uma desenvolvedora e operadora do banco de dados e do sistema online da SolarGIS. A empresa visa aumentar a eficiência e reduzir as incertezas no desenvolvimento e na operação de projetos de energia solar por meio da oferta de dados financiáveis e serviços de software, apoiando o setor com pré-viabilidade, otimização de design, monitoramento e previsão de energia solar. Para mais informações, visite http://geomodelsolar.eu

FONTE  GeoModel Solar

FONTE GeoModel Solar

SOURCE GeoModel Solar



RELATED LINKS
http://geomodelsolar.eu

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.