PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring

Nova Era na Avaliação do Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos Começa Com pvSpot

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

BRATISLAVA, Eslováquia, 3 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- A GeoModel Solar lançou SolarGIS pvSpot, uma ferramenta de avaliação de desempenho de nova geração para usinas fotovoltaicas.

A pvSpot é uma solução sem precedentes, que pode ser usada para detectar desempenho abaixo do esperado de qualquer usina fotovoltaica (PV, sigla em inglês) da Europa e África do Sul. Ela é baseada nos mais recentes avanços em modelagem de energia solar e simulação de eletricidade com base em satélites.

"A indústria da energia solar necessita de dados e abordagens independentes para a avaliação transparente de existentes capacidades de PV. Porque a pvSpot usa dados de alta resolução validados por satélite e algoritmos comprovados, a independência e a qualidade da avaliação de desempenho estão garantidas. Enquanto a pvSpot pode ser usada como uma ferramenta complementar para projetos de PV bem-monitorados e de larga escala, ela é praticamente a única solução confiável para instalações de PV de pequeno e médio porte", disse Marcel Suri, diretor executivo da GeoModel Solar.

Comparações entre as produções de energia atual e esperada são os melhores indicadores de desempenho. Para a avaliação, a produção esperada deve ser calculada precisamente. Isto só é possível se informações sobre irradiação solar, especificadas por site, estiverem disponíveis em tempo real.

Até agora, a aquisição de dados a partir de sensores baratos ou próximos a estações meteorológicas tem sido a prática típica. Tais abordagens comprometem a precisão da informação sobre a irradiação solar. A instalação de piranômetros de alta qualidade e respectivo hardware é uma solução melhor, mas os desafios devem ainda permanecer. Medições de solo estão frequentemente sujeitas a erros devido a dados inconsistentes ou incompletos, sensores ensombreados ou sujos, e elas requerem rigoroso controle de qualidade.

"Decidimos implementar dados com base em satélite para chegarmos a uma avaliação de desempenho harmonizada, validada, independente e regular de nosso portfólio de usinas de PV", disse Klaus Fuchs, CEO da RENERGIE Solárny Park Holding SK a.s.

A informação sobre irradiação solar baseada em satélite é uma confiável opção para investidores e credores. A pvSpot usa dados da SolarGIS, reconhecida como o banco de dados de recursos solares mais preciso do mercado.  A pvSpot foi demonstrada na feira EUPVSEC de Frankfurt e está acessível em http://solargis.info/. A plataforma SolarGIS foi recentemente aclamada na feira SNEC de Xangai como uma das dez mais avançadas tecnologias em PV.

Sobre a GeoModel Solar

A GeoModel Solar, com sede na Eslováquia, é uma desenvolvedora e operadora do banco de dados e do sistema online da SolarGIS. A empresa visa aumentar a eficiência e reduzir as incertezas no desenvolvimento e na operação de projetos de energia solar por meio da oferta de dados financiáveis e serviços de software, apoiando o setor com pré-viabilidade, otimização de design, monitoramento e previsão de energia solar. Para mais informações, visite http://geomodelsolar.eu

FONTE  GeoModel Solar

FONTE GeoModel Solar

SOURCE GeoModel Solar

RELATED LINKS

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center