Novo relatório do USGBC mostra crescente demanda por projetos LEED green building no Brasil O Brasil é o quinto maior mercado para projetos com certificação LEED fora dos EUA

SÃO PAULO, 5 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- O U.S. Green Building Council (USGBC) divulgou hoje o seu relatório LEED in Motion: Brazil, detalhando a atividade de green building (construção sustentável) e a dinâmica do quinto maior mercado para projetos com certificação LEED fora dos EUA. Lançado em conjunto com a conferência Greenbuilding Brasil 2014 em são Paulo, o LEED in Motion: Brazil observa que o país abriga 871 projetos com certificado e registro LEED, o que representa 24 milhões de metros quadrados brutos.

O relatório é o último da série popular LEED in Motion do USGBC, o qual fornece insight e informações sobre o LEED, principal programa de green building do mundo. O relatório também detalha como grandes corporações, como a Coca-Cola Brasil e Odebrecht, com arquitetos de renome mundial, estão incorporando o LEED no futuro ambiente de construção do Brasil, inclusive projetos de grande escala: como a Ilha Pura, o primeiro projeto de desenvolvimento de vizinhança LEED na América latina.

"A liderança do Brasil no movimento green building no Hemisfério Sul reflete sua crescente posição na economia global", disse Rick Fedrizzi, presidente, CEO e presidente fundador do USGBC. "Por exemplo, além de servir como Vila dos Atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, a Ilha Pura e a equipe por trás dela estão tendo uma visão de longo prazo, garantindo que o legado desta vizinhança sustentável perdure por anos após 2016. Com este tipo de pensamento estratégico sobre o ambiente de construção, o Brasil é um exemplo clássico de como tornar com sucesso a sustentabilidade um pilar de crescimento."

Destaques do LEED in Motion: Brazil incluem:

  • A Coca-Cola Brasil tem mais de 40 unidades no Brasil atualmente e cinco têm a certificação LEED. A empresa pretende certificar todas as suas unidades no Brasil até 2020.
  • Cerca de 2.000 funcionários nas fábricas de engarrafamento e escritórios da Coca-Cola Brasil trabalham em um edifício com certificação LEED diariamente.
  • A Odebrecht, conglomerado empresarial brasileiro líder operando em 15 segmentos do imobiliário à construção, tem atualmente cinco projetos com certificado LEED (estádios da Copa do Mundo) e oito projetos registrados, inclusive a Ilha Pura.
  • O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, está buscando a certificação Gold sob o LEED para Nova Construção.
  • Há 242 profissionais credenciados pelo LEED atualmente no Brasil.

"O futuro do Brasil continua reverberando e o LEED está desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade saudável que o meu país merece por direito", disse Felipe Faria, diretor gerente do Green Building Council Brasil, no prefácio do relatório. "Ele está ajudando a proteger e preservar dois dos nossos recursos mais finitos, eletricidade e água. Está também construindo economias locais que estão fornecendo materiais locais e regionais em todo o Brasil."

O relatório encontra-se em um formato on-line no endereço go.usgbc.org/brazil em inglês e uma versão em português será enviada ainda este mês para aqueles que baixarem o relatório.

Sobre o U.S. Green Building Council
O U.S. Green Building Council (USGBC) está comprometido com um futuro próspero e sustentável através de green buildings com custos mais baixos e economia de energia. O USGBC trabalha em sua missão de transformar o mercado através do seu programa LEED green building, grandes ofertas educacionais, uma rede nacional de capítulos e associados, a Conferência e Exposição Internacional de Greenbuild anual, o Centro de Green Schools (escolas sustentáveis) e advocacia em apoio à política pública que incentiva e permite as green buildings e comunidades. Para mais informações, visite usgbc.org, explore o Portal de Informações sobre o Green Building (GBIG) e se conecte pelo TwitterFacebook e LinkedIn.

Sobre o LEED
O sistema LEED (Liderança em energia e projeto ambiental) de certificação green building do U.S. Green Building Council é o programa mais importante do mundo para o projeto, construção, manutenção e operação de green buildings. Todos os dias, 1,7 milhões de pés quadrados (140.000 metros quadrados) de espaço é certificado utilizando o LEED. O LEED busca otimizar o uso dos recursos naturais, promover estratégias de regeneração e restauração, maximizar os aspectos positivos e minimizar as consequências ambientais e de saúde humana da indústria de construção, e proporcionar ambientes internos de alta qualidade para os ocupantes da construção. A certificação LEED demonstra liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social. O LEED oferece aos proprietários e operadores de construções as ferramentas que precisam para melhorar imediatamente o desempenho da construção e a conclusão. Saiba mais em usgbc.org/LEED.

Contato:
Jacob Kriss
Especialista em Mídia, USGBC
+1-202-595-3992
jkriss@usgbc.org

FONTE U.S. Green Building Council

SOURCE U.S. Green Building Council



RELATED LINKS
http://www.usgbc.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.