PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

Novo relatório sobre as tendências do crime organizado na Ucrânia antes da Cúpula da UE: pirataria corporativa, internet e falsificação são identificadas como as novas áreas de conflito para a aplicação da lei

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

GENEBRA, 12 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- Um novo tipo de crime está surgindo de maneira rápida na Ucrânia, de acordo com o primeiro relatório intercalar sobre o crime organizado e a corrupção pública na Ucrânia, elaborado pelo Observatório do Crime Organizado (Organized Crime Observatory, OCO).

O relatório, apresentado hoje em uma coletiva de imprensa nas Nações Unidas, ressalta o progresso dos pesquisadores internacionais em sua avaliação do crime e da corrupção no país, antes de uma importante reunião europeia que ocorrerá em Vilnius este mês, onde pode ser firmado um acordo que conceda ao antigo estado soviético o status de membro associado da UE.

O relatório da OCO avalia as principais tendências da criminalidade na Ucrânia e observa que o tráfico de drogas e de pessoas continuam ocupando um nível alto no país, ao mesmo tempo em que as novas tendências, como a pirataria corporativa e a fraude, são cada vez mais comuns. O estudo também se concentrará na corrupção pública com observância das burocracias locais.

Os maiores desafios novos para os órgãos públicos de execução da lei são o aumento da falsificação e dos crimes cibernéticos, que internacionalizam a influência criminosa da Ucrânia. A internacionalização da pirataria corporativa está mais escondida, mas existe.

Nicolas Giannakopoulos, presidente da OCO, comentou que a Ucrânia se esforçou bastante para participar e respeitar as convenções europeias e internacionais de combate ao crime organizado, corrupção e outras atividades ilegais, mas o caminho a percorrer ainda é desafiador.

"Por muitos anos, a Europa viu a Ucrânia como um terreno propício para o crime organizado e a corrupção, e os casos de ampla repercussão dos ex-primeiros-ministros Lazarenko e Tymoshenko certamente influenciaram o aumento do crime no país. Os esforços da Ucrânia apresentam um progresso interessante contra as quadrilhas do crime organizado, o que é positivo. No entanto, é necessário tomar mais medidas para acabar com a corrupção que afeta a vida de tantas pessoas no país, além dos novos riscos causados pelo crime cibernético e pela pirataria corporativa. Nesse aspecto, a Europa poderia estar ajudando mais."

A OCO informou que um em cada dois ucranianos já foi vítima de golpes pela internet, como falsidade ideológica e roubo. Mais de dois mil casos de fraude já foram denunciados. Por sua vez, os casos de pirataria corporativa geralmente terminam nos tribunais ocidentais.

Nicolas Giannakopoulos acredita que a União Europeia pode se proteger contra essa tendência ao trabalhar estreitamente com o país.

"Os órgãos públicos europeus podem proporcionar um apoio benéfico aos colegas da Ucrânia. Isso seria uma boa notícia para os ucranianos, além de ajudar os cidadãos da UE, ao evitar que a atividade criminosa da Ucrânia se espalhe pelo continente."

A investigação e estudo completos da OCO sobre a Ucrânia ocorrerão até setembro de 2014.

Sobre a OCO

A OCO é uma associação (ONG) com sede na Suíça, fundada em 2001. Seu objetivo é proporcionar entendimento sobre o comportamento, padrões e fatos do crime organizado, para educar os especialistas e o grande público sobre o fenômeno através do ensino, treinamento, intermediação e pronunciamentos públicos, além de ajudar as partes envolvidas a se comunicarem de maneira confiável e segura. Com mais de 250 especialistas no mundo todo, a OCO acredita que o crime organizado é uma ameaça à segurança da democracia, privacidade e liberdade em todo o mundo e que deve ser tratado como um problema global, através de uma rede mundial e do diálogo.

Para mais informações, acesse www.o-c-o.net.

http://www.o-c-o.net/wp-content/uploads/2013/11/131112InterimReportOCO.pdf

FONTE  The Organized Crime Observatory (OCO)

FONTE The Organized Crime Observatory (OCO)

SOURCE The Organized Crime Observatory (OCO)



RELATED LINKS
http://www.o-c-o.net

Featured Video

Journalists and Bloggers

Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.

View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.

Share with Twitter Share with LinkedIn
 

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

 
 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

 
 

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.

 

Online Member Center

Not a Member?
Click Here to Join
Login
Search News Releases
Advanced Search
Search
  1. PR Newswire Services
  2. Knowledge Center
  3. Browse News Releases
  4. Contact PR Newswire
  5. Send a News Release