O FDA fornece a designação de medicamento órfão ao EPI-743 da Edison Pharmaceuticals A designação abrange as doenças herdadas da cadeia respiratória da mitocôndria

MOUNTAIN VIEW, California, 8 de junho de 2011 /PRNewswire/ -- Edison Pharmaceuticals, Inc. anunciou hoje que a Administração dos Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos concedeu a designação de medicamento órfão ao IPE-743 para o tratamento de doenças herdadas da cadeia respiratória mitocondrial. Atualmente, estas doenças mitocondriais afetam cerca de 60.000 pessoas.

O Regulamento do Medicamento Órfão, aprovado em 1982, fornece incentivos para as empresas referentes ao tratamento para doenças que afetam menos de 200.000 pessoas nos Estados Unidos. Esta designação prevê uma revisão acelerada e um período de sete anos de exclusividade com a aprovação do FDA.

O FDA concedeu a designação de medicamento órfão ao EPI-743 da Edison baseado na revisão do pedido, que incluía dados clínicos e pré-clínicos demonstrando a eficácia e o perfil de segurança favorável.

Sobre a doença herdada mitocondrial

Doenças mitocondriais herdadas são doenças genéticas que compartilham elos de defeitos comuns na forma como as células produzem e regulam a energia. Podem surgir através de um defeito nos genes localizados no núcleo ou mitocôndrias. Estima-se que 2.000 defeitos no DNA nuclear e 200 defeitos no DNA mitocondrial têm sido identificados como sendo de origem patogênica (1). Doenças mitocondriais herdadas são clinicamente diversificadas e mal compreendidas. Podem afetar praticamente qualquer sistema de órgãos no corpo. Como os tecidos cerebrais e musculares usam uma quantidade extraordinária de energia, as mesmas são dramaticamente afetadas por estas desordens. Doenças mitocondriais geralmente apresentam manifestações do sistema nervoso central, mas também resultam em uma variedade de outros sinais clínicos importantes que incluem diabetes, insuficiência hepática, surdez, cegueira, insuficiência renal além da fraqueza muscular e fadiga.

A incidência da doença mitocondrial é estimada em 1-5 em 10.000. No entanto, este número pode subestimar o verdadeiro número de pessoas com doenças mitocondriais. Apesar de novas ferramentas de diagnóstico de doenças genéticas possibilitam a detecção da doença mitocondrial, a maioria dos indivíduos com diagnóstico clínico da doença mitocondrial pode não ter uma confirmação do diagnóstico genético. Algumas estimativas posicionam o número do diagnóstico clínico de pacientes com doenças mitocondriais sem diagnóstico genético, as chamadas síndromes mitocondriais, a 10 vezes a incidência de doenças geneticamente definidos.  

Atualmente, a ciência está na fronteira da medicina mitocondrial. Algumas doenças que anteriormente não tinham uma causa conhecida, agora estão sendo definidos, na etiologia, como sendo mitocondrial. É possível que no futuro, a doença mitocondrial estará envolvida em doenças adicionais, tais como na biologia do câncer.

A Edison Pharmaceuticals

O Edison Pharmaceuticals é uma empresa-paciente e medica dedicada ao desenvolvimento de novos medicamentos que irão transformar a vida das pessoas diagnosticadas com doenças raras e negligenciadas. Atualmente, a empresa está focada em doenças mitocondriais herdadas para as quais não há medicamentos. Estas condições são fatais e altamente debilitantes. O conjunto da habilidade especializada da Edison abrange a descoberta, desenvolvimento e tradução das drogas à base de redox.

(1) http://www.ninds.nih.gov/news_and_events/proceedings/20090629_mitochondrial.htm

FONTE  Edison Pharmaceuticals, Inc.

FONTE Edison Pharmaceuticals, Inc.

SOURCE Edison Pharmaceuticals, Inc.



RELATED LINKS
http://www.edisonpharma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.