PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

O poder de uma flor: SC Johnson e parceiros ajudam produtores de piretro de Ruanda a elevar suas rendas e desenvolver um suprimento sustentável

Parceria com a USAID e com o Instituto Borlaug vai se focar em maior produção e maior qualidade do inseticida natural piretro, ao mesmo tempo em que fortalece cooperativas na África

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

RACINE, Wisconsin, 27 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- A SC Johnson, a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Instituto Borlaug para a Agricultura Internacional anunciaram hoje o lançamento do Programa de Piretro de Ruanda, uma parceria pública-privada da Aliança Global de Desenvolvimento (GDA -- Global Development Alliance), concebido para ajudar os produtores de piretro de Ruanda a elevar suas rendas, ao mesmo tempo em que cria fontes de matérias-primas ambientalmente e economicamente sustentáveis. A extensão de três anos do programa inicial de 28 meses se foca no aumento da produção e da qualidade do piretro e no fortalecimento e expansão da capacidade das organizações cooperativas, das quais os produtores rurais dependem para comercializar suas safras.

"A SC Johnson assumiu o compromisso de tornar a vida melhor para as famílias em todo o mundo e essa iniciativa é um exemplo do valor de parcerias que ajudam a estimular o crescimento econômico local, ao mesmo tempo em que cria colheitas sustentáveis, como o piretro que é comprado por empresas como a SC Johnson", disse o presidente e CEO da SC Johnson, Fisk Johnson. "Estamos ansiosos para chegar à próxima fase dessa parceria muito importante e para dar seguimento a esse trabalho mutuamente benéfico", declarou.

O piretro -- ou py (de pyrethrum) -- é um inseticida de ação rápida, altamente eficaz, extraído da inflorescência seca de crisântemos (Chrysanthemum cinerariaefolium). Como fabricante líder mundial de mercado de produtos de controle de insetos, a SC Johnson precisa de um suprimento consistente de piretro para alguns de seus produtos inseticidas já bem conhecidos pelos consumidores, como Raid® e Baygon®.

A história
O projeto do piretro começa em 2009, em atendimento a um pedido de um produtor rural por assistência na secagem de flores de piretro, durante uma reunião pública de agricultores em novembro de 2007. Identificar a necessidade de assistência para a secagem apropriada foi uma medida fundamental, porque o estágio de secagem no processo de extração do piretro é um desafio essencial para manter o suprimento consistente. A primeira fase do projeto, portanto, se focou no aperfeiçoamento da coleta, secagem e transporte das flores de piretro de alta qualidade.

Em vários anos de parceria, quatro anos de safra em declínio foram revertidos e a produção excedeu os objetivos do projeto. O volume de produção de flores secas quase triplicou desde o início do projeto.

"A parceria entre a SC Johnson, o Instituto Borlaug e a USAID produziu resultados impressionantes até agora", disse o diretor da Missão para Ruanda da USAID, Peter Malnak. "Estamos ansiosos para continuar o trabalho de fortalecimento dos produtores rurais e de suas organizações, de capacitação das mulheres e de estímulo ao crescimento econômico, através de um desenvolvimento sustentável e responsável do setor de piretro de Ruanda".

A próxima fase: expandir a produção, melhorar a qualidade
A próxima fase do projeto vai enfatizar o aumento da qualidade e da produção de piretro. Os atuais e os novos produtores terão acesso a melhores práticas e também a resultados de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo conduzidos em áreas tais como gerenciamento da fertilidade do solo, melhora das técnicas de eliminação de ervas daninhas e protocolo de gerenciamento de pragas. O Conselho de Agricultura de Ruanda (RAB -- Rwanda Agriculture Board), o braço de pesquisa do Ministério da Agricultura, dará assistência a esses esforços de pesquisa. Além disso, aperfeiçoamentos no manuseio pós-colheita, armazenamento e infraestrutura serão feitos.

Maior ênfase também será colocada no fortalecimento das mulheres agricultoras, incluindo a promoção da participação delas no desenvolvimento de cooperativas. O plano de trabalho para o futuro prevê o desenvolvimento de um empreendimento, operado por mulheres, de aproveitamento de resíduos orgânicos como adubo, para aumentar a renda das mulheres e melhorar a qualidade do solo e, portanto, aumentar a produtividade dos campos de piretro. A matéria-prima para esse empreendimento serão resíduos orgânicos de um mercado nas proximidades. O composto produzido será colocado à venda através das cooperativas e pode ser utilizado na produção de piretro pelos agricultores, mas também pode ser usado em jardins residenciais e plantações de hortaliças para consumo ou venda. Além disso, todas as cooperativas serão fortalecidas com melhor comunicação e melhor gerenciamento operacional e financeiro.

Algumas organizações locais, dos setores público e privado, também irão exercer uma função no projeto e prestarão assistência com pessoal, pesquisa e desenvolvimento e suporte às comunicações – tudo isso vai contribuir para o sucesso de longo prazo do projeto.

"Ao se focar em melhores práticas na lavoura, bem como no gerenciamento de cooperativas, vamos desenvolver capacitação e fortalecer parcerias estratégicas e ativas com os setores público e privado de Ruanda e, em última análise, fortalecer a cadeia de valor do piretro", disse o diretor do projeto -- o Programa do Piretro de Ruanda (Rwanda Pyrethrum Program), Jean Claude Kayisinga.

Trabalho em favor do bem maior de todos
A SC Johnson está comprometida com o bem maior de todos e com a melhora das vidas em comunidades em todo o mundo. A empresa tem se empenhado na criação de programas bem-sucedidos da Base da Pirâmide (BoP -- Base of the Pyramid) desde 2003. Outros programas incluem:

• Um projeto-piloto em Gana, chamado WOW, foi concebido para desenvolver um modelo de negócios lucrativos e redimensionáveis para consumidores rurais de baixa renda. O projeto também estimula a adoção de repelentes de mosquito e inseticidas da SC Johnson e, ao fazer isso, objetiva reduzir a transmissão da malária. Os produtos da SC Johnson, em formatos recarregáveis, são fornecidos como parte de um clube associativo de donas de casa. Além dos produtos, o clube associativo inclui retribuições por fidelidade, divertimento, eventos sociais interativos e sessões regulares de orientação sobre melhores práticas em assistência médica domiciliar (incluindo educação sobre a malária) e o uso apropriado dos produtos da SC Johnson.
  • Em 2006, a empresa lançou os Serviços Comunitários de Limpeza (CCS -- Community Cleaning Services) com parceiros locais, um programa de empreendimento social no Quênia, dedicado a melhorar o saneamento urbano, em favor das famílias que vivem na base da pirâmide econômica. Isso envolveu a criação de oportunidades empresariais para jovens de comunidades de baixa renda, usando um modelo de microfranquias para a limpeza de banheiros privados ou públicos. O CCS passou por uma transição, se tornando uma entidade independente, sem fins lucrativos.
  • Além disso, a empresa assumiu o compromisso de promover retornos às comunidades nas quais mantém atividades empresariais. A SC Johnson destinou mais de $ 248 milhões a organizações locais e globais desde 2000.

Saiba mais sobre o compromisso da SC Johnson para com as comunidades nas quais mantém atividades empresariais, incluindo oportunidades de concessão de verbas da empresa, visitando www.scjohnson.com/socialresponsibility.

Sobre o Instituto Borlaug
O nome do Instituto Norman Borlaug para a Agricultura Internacional, componente do Texas A&M University System (Sistema da Universidade Agrícola e Mecânica do Texas), é uma homenagem ao Dr. Norman Borlaug, laureado com o Prêmio Nobel da Paz, pai da Revolução Verde e eminente professor do Instituto Borlaug. Ao desenvolver o trabalho do Dr. Borlaug, a missão do instituto é "empregar a ciência agrícola para acabar com a fome do mundo e apoiar a equidade, o crescimento econômico, a qualidade de vida e o respeito mútuo entre os povos".

Sobre a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Aliança Global de Desenvolvimento (GDA)
A USAID presta assistência aos pobres e aos países em desenvolvimento em todo o mundo, através de assistência técnica, treinamento, melhoras de infraestruturas, ajuda em alimentação, empréstimos a pequenas empresas e outros meios. A agência trabalha em mais de 100 países, formando parcerias com organizações de voluntários, universidades, empresas, organizações internacionais, grupos governamentais e não governamentais, associações de classe, organizações religiosas e outras. Mantém relacionamentos de trabalho com mais de 3.500 empresas e mais de 300 organizações privadas de voluntários, baseadas nos EUA. A Aliança Global de Desenvolvimento (GDA -- Global Development Alliance) é uma parceria pública-privada, usada pela USAID para estimular o crescimento econômico, promover o desenvolvimento das empresas e da força de trabalho e melhorar o acesso à educação e à tecnologia. Para mais informações sobre a USAID, visite http://www.usaid.gov/.

Sobre a SC Johnson
A SC Johnson é uma empresa de propriedade familiar, dedicada a fabricar produtos inovadores, de alta qualidade, a promover a excelência no trabalho e seu compromisso de longo prazo com o meio ambiente e com as comunidades onde opera. Sediada nos EUA, a empresa é uma das fabricantes líderes de mercado mundial de produtos para limpeza doméstica e produtos para armazenamento domiciliar, tratamento do ar, controle de pragas e cuidados com os sapatos. A empresa comercializa produtos de marcas bem conhecidas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos EUA e no exterior, com marcas comercializadas fora dos EUA como a AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MUSCLE® e RIDSECT®. A empresa, já com 127 anos, gera $ 9 bilhões em vendas, emprega cerca de 13.000 pessoas globalmente e vende produtos em virtualmente todos os países. Visite www.scjohnson.com.

FONTE  SC Johnson

FONTE SC Johnson

SOURCE SC Johnson

RELATED LINKS

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center