2014

O poder de uma flor: SC Johnson e parceiros ajudam produtores de piretro de Ruanda a elevar suas rendas e desenvolver um suprimento sustentável Parceria com a USAID e com o Instituto Borlaug vai se focar em maior produção e maior qualidade do inseticida natural piretro, ao mesmo tempo em que fortalece cooperativas na África

RACINE, Wisconsin, 27 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- A SC Johnson, a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Instituto Borlaug para a Agricultura Internacional anunciaram hoje o lançamento do Programa de Piretro de Ruanda, uma parceria pública-privada da Aliança Global de Desenvolvimento (GDA -- Global Development Alliance), concebido para ajudar os produtores de piretro de Ruanda a elevar suas rendas, ao mesmo tempo em que cria fontes de matérias-primas ambientalmente e economicamente sustentáveis. A extensão de três anos do programa inicial de 28 meses se foca no aumento da produção e da qualidade do piretro e no fortalecimento e expansão da capacidade das organizações cooperativas, das quais os produtores rurais dependem para comercializar suas safras.

"A SC Johnson assumiu o compromisso de tornar a vida melhor para as famílias em todo o mundo e essa iniciativa é um exemplo do valor de parcerias que ajudam a estimular o crescimento econômico local, ao mesmo tempo em que cria colheitas sustentáveis, como o piretro que é comprado por empresas como a SC Johnson", disse o presidente e CEO da SC Johnson, Fisk Johnson. "Estamos ansiosos para chegar à próxima fase dessa parceria muito importante e para dar seguimento a esse trabalho mutuamente benéfico", declarou.

O piretro -- ou py (de pyrethrum) -- é um inseticida de ação rápida, altamente eficaz, extraído da inflorescência seca de crisântemos (Chrysanthemum cinerariaefolium). Como fabricante líder mundial de mercado de produtos de controle de insetos, a SC Johnson precisa de um suprimento consistente de piretro para alguns de seus produtos inseticidas já bem conhecidos pelos consumidores, como Raid® e Baygon®.

A história
O projeto do piretro começa em 2009, em atendimento a um pedido de um produtor rural por assistência na secagem de flores de piretro, durante uma reunião pública de agricultores em novembro de 2007. Identificar a necessidade de assistência para a secagem apropriada foi uma medida fundamental, porque o estágio de secagem no processo de extração do piretro é um desafio essencial para manter o suprimento consistente. A primeira fase do projeto, portanto, se focou no aperfeiçoamento da coleta, secagem e transporte das flores de piretro de alta qualidade.

Em vários anos de parceria, quatro anos de safra em declínio foram revertidos e a produção excedeu os objetivos do projeto. O volume de produção de flores secas quase triplicou desde o início do projeto.

"A parceria entre a SC Johnson, o Instituto Borlaug e a USAID produziu resultados impressionantes até agora", disse o diretor da Missão para Ruanda da USAID, Peter Malnak. "Estamos ansiosos para continuar o trabalho de fortalecimento dos produtores rurais e de suas organizações, de capacitação das mulheres e de estímulo ao crescimento econômico, através de um desenvolvimento sustentável e responsável do setor de piretro de Ruanda".

A próxima fase: expandir a produção, melhorar a qualidade
A próxima fase do projeto vai enfatizar o aumento da qualidade e da produção de piretro. Os atuais e os novos produtores terão acesso a melhores práticas e também a resultados de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo conduzidos em áreas tais como gerenciamento da fertilidade do solo, melhora das técnicas de eliminação de ervas daninhas e protocolo de gerenciamento de pragas. O Conselho de Agricultura de Ruanda (RAB -- Rwanda Agriculture Board), o braço de pesquisa do Ministério da Agricultura, dará assistência a esses esforços de pesquisa. Além disso, aperfeiçoamentos no manuseio pós-colheita, armazenamento e infraestrutura serão feitos.

Maior ênfase também será colocada no fortalecimento das mulheres agricultoras, incluindo a promoção da participação delas no desenvolvimento de cooperativas. O plano de trabalho para o futuro prevê o desenvolvimento de um empreendimento, operado por mulheres, de aproveitamento de resíduos orgânicos como adubo, para aumentar a renda das mulheres e melhorar a qualidade do solo e, portanto, aumentar a produtividade dos campos de piretro. A matéria-prima para esse empreendimento serão resíduos orgânicos de um mercado nas proximidades. O composto produzido será colocado à venda através das cooperativas e pode ser utilizado na produção de piretro pelos agricultores, mas também pode ser usado em jardins residenciais e plantações de hortaliças para consumo ou venda. Além disso, todas as cooperativas serão fortalecidas com melhor comunicação e melhor gerenciamento operacional e financeiro.

Algumas organizações locais, dos setores público e privado, também irão exercer uma função no projeto e prestarão assistência com pessoal, pesquisa e desenvolvimento e suporte às comunicações – tudo isso vai contribuir para o sucesso de longo prazo do projeto.

"Ao se focar em melhores práticas na lavoura, bem como no gerenciamento de cooperativas, vamos desenvolver capacitação e fortalecer parcerias estratégicas e ativas com os setores público e privado de Ruanda e, em última análise, fortalecer a cadeia de valor do piretro", disse o diretor do projeto -- o Programa do Piretro de Ruanda (Rwanda Pyrethrum Program), Jean Claude Kayisinga.

Trabalho em favor do bem maior de todos
A SC Johnson está comprometida com o bem maior de todos e com a melhora das vidas em comunidades em todo o mundo. A empresa tem se empenhado na criação de programas bem-sucedidos da Base da Pirâmide (BoP -- Base of the Pyramid) desde 2003. Outros programas incluem:

  • Um projeto-piloto em Gana, chamado WOW, foi concebido para desenvolver um modelo de negócios lucrativos e redimensionáveis para consumidores rurais de baixa renda. O projeto também estimula a adoção de repelentes de mosquito e inseticidas da SC Johnson e, ao fazer isso, objetiva reduzir a transmissão da malária. Os produtos da SC Johnson, em formatos recarregáveis, são fornecidos como parte de um clube associativo de donas de casa. Além dos produtos, o clube associativo inclui retribuições por fidelidade, divertimento, eventos sociais interativos e sessões regulares de orientação sobre melhores práticas em assistência médica domiciliar (incluindo educação sobre a malária) e o uso apropriado dos produtos da SC Johnson.
  • Em 2006, a empresa lançou os Serviços Comunitários de Limpeza (CCS -- Community Cleaning Services) com parceiros locais, um programa de empreendimento social no Quênia, dedicado a melhorar o saneamento urbano, em favor das famílias que vivem na base da pirâmide econômica. Isso envolveu a criação de oportunidades empresariais para jovens de comunidades de baixa renda, usando um modelo de microfranquias para a limpeza de banheiros privados ou públicos. O CCS passou por uma transição, se tornando uma entidade independente, sem fins lucrativos.
  • Além disso, a empresa assumiu o compromisso de promover retornos às comunidades nas quais mantém atividades empresariais. A SC Johnson destinou mais de $ 248 milhões a organizações locais e globais desde 2000.

Saiba mais sobre o compromisso da SC Johnson para com as comunidades nas quais mantém atividades empresariais, incluindo oportunidades de concessão de verbas da empresa, visitando www.scjohnson.com/socialresponsibility.

Sobre o Instituto Borlaug
O nome do Instituto Norman Borlaug para a Agricultura Internacional, componente do Texas A&M University System (Sistema da Universidade Agrícola e Mecânica do Texas), é uma homenagem ao Dr. Norman Borlaug, laureado com o Prêmio Nobel da Paz, pai da Revolução Verde e eminente professor do Instituto Borlaug. Ao desenvolver o trabalho do Dr. Borlaug, a missão do instituto é "empregar a ciência agrícola para acabar com a fome do mundo e apoiar a equidade, o crescimento econômico, a qualidade de vida e o respeito mútuo entre os povos".

Sobre a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Aliança Global de Desenvolvimento (GDA)
A USAID presta assistência aos pobres e aos países em desenvolvimento em todo o mundo, através de assistência técnica, treinamento, melhoras de infraestruturas, ajuda em alimentação, empréstimos a pequenas empresas e outros meios. A agência trabalha em mais de 100 países, formando parcerias com organizações de voluntários, universidades, empresas, organizações internacionais, grupos governamentais e não governamentais, associações de classe, organizações religiosas e outras. Mantém relacionamentos de trabalho com mais de 3.500 empresas e mais de 300 organizações privadas de voluntários, baseadas nos EUA. A Aliança Global de Desenvolvimento (GDA -- Global Development Alliance) é uma parceria pública-privada, usada pela USAID para estimular o crescimento econômico, promover o desenvolvimento das empresas e da força de trabalho e melhorar o acesso à educação e à tecnologia. Para mais informações sobre a USAID, visite http://www.usaid.gov/.

Sobre a SC Johnson
A SC Johnson é uma empresa de propriedade familiar, dedicada a fabricar produtos inovadores, de alta qualidade, a promover a excelência no trabalho e seu compromisso de longo prazo com o meio ambiente e com as comunidades onde opera. Sediada nos EUA, a empresa é uma das fabricantes líderes de mercado mundial de produtos para limpeza doméstica e produtos para armazenamento domiciliar, tratamento do ar, controle de pragas e cuidados com os sapatos. A empresa comercializa produtos de marcas bem conhecidas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos EUA e no exterior, com marcas comercializadas fora dos EUA como a AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MUSCLE® e RIDSECT®. A empresa, já com 127 anos, gera $ 9 bilhões em vendas, emprega cerca de 13.000 pessoas globalmente e vende produtos em virtualmente todos os países. Visite www.scjohnson.com.

FONTE  SC Johnson

FONTE SC Johnson

SOURCE SC Johnson



RELATED LINKS
http://www.scjohnson.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.