O Wal-Mart é o maior empregador da América Latina A empresa emprega mais de 600.000 pessoas em nove países da região e planeja expansão.

MIAMI, 9 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- O Wal-Mart é, sem dúvida, o maior empregador da América Latina, segundo o mais recente ranking de empregadores da região feito pelo Latin Business Chronicle. A lista classifica os principais empregadores da região por número de funcionários em 2012. Este é o quarto ano que o serviço de inteligência de mercado publica esta lista.

Entre o Wal-Mart e sua afiliada Wal-Mart de Mexico, a empresa emprega 624.025 pessoas na Argentina, no Brasil, no Chile, no México e na América Central. Esta é também a somatória das próximas quatro empresas da lista, com expectativa de crescimento, uma vez que a empresa pretende conquistar novos mercados na América Latina no próximo ano.

Enquanto as estatais de petróleo como a Petrobras do Brasil, a Pemex do México e a PDVSA da Venezuela lideram a região em receitas, elas ficam mais abaixo na lista em número de funcionários. A Petrobras emprega pouco mais de 85.000 pessoas, classificada na posição 27, enquanto a Pemex emprega 151.022, ocupando a posição 8. A PDVSA, por sua vez, ocupa a posição 13, com 111.342 funcionários.

O maior aumento na lista das 10 maiores foi a varejista chilena Cencosud, que teve aumento de 20% no número de funcionários em relação ao ano passado. A varejista, que conta com marcas como os hipermercados Jumbo, a Easy, de artigos para reformas e construção, e as lojas de departamento Paris, ampliou consideravelmente sua presença nos mercados brasileiro e colombiano, enquanto dobrou os investimentos na Argentina, no Chile e no Peru.

Enquanto isso, a maior queda foi registrada pela construtora mexicana Corporacion Geo, cujo número de funcionários caiu 30,8%, levando a empresa da posição 67 para a 91 no ranking. Este é o resultado de um ano difícil para a empresa, com faturamento abaixo de US$1,4 bilhões em 2012. A ICA, outra construtora mexicana, registrou o segundo maior declínio ano após ano no ranking, com queda de 14,1%.

O ranking deste ano conta com seis novas empresas, incluindo a cadeia mexicana de descontos Bodega Aurrera, o conglomerado brasileiro Cosan, a instituição financeira colombiana Grupo Bancolombia e a gigante de telecomunicações Telefonica.

Algumas empresas, como a sueca Electrolux, a Nokia, da Finlândia, e a Southern Copper, do Peru, entre outras, saíram da lista.

O Latin Business Chronicle, uma divisão do Latin Trade Group, oferece inteligência de mercado além das manchetes diárias, por meio de rankings extensos, índices e estatísticas.

Sobre o Latin Trade Group

O Latin Trade Group é um provedor líder de serviços de informações e de negócios para as empresas que operam na América Latina. Ele publica conteúdo premiado em espanhol e inglês para distribuição em toda a América Latina, Caribe e Estados Unidos, por meio de impressão, mídia on-line e eventos. O Latin Trade Group publica as revistas Latin Trade e Latin Business Chronicle, sendo o organizador do Latin Trade Symposium e do BRAVO Business Awards, séries de LT CFO para executivos de finanças de empresas multinacionais e Trade Americas.

/Contato:  Santiago Gutierrez, Editor executivo do Latin Trade Group, 57-310-240-4415, sgutierrez@latintrade.com/

FONTE  Latin Trade Group

FONTE Latin Trade Group

SOURCE Latin Trade Group




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.