Oikocedit Comprometida com o bem-estar do cliente

SIEM REAP, Cambodia, 14 junho 2013 /PRNewswire/ -- Como cooperativa e investidora social em todo o mundo, a Oikocredit, divulgou hoje os seus resultados de desempenho social para 2012 na reunião geral anual no Camboja. Os resultados sociais refletem os dados apresentados por mais de 634 organizações, reafirmando o compromisso dos parceiros da Oikocredit aos objetivos sociais e de desempenho.

Em 31 de dezembro de 2012, a carteira da Oikocredit de financiamento para o desenvolvimento, foi de € 530 milhões, com € 420 milhões investidos em microfinanças,  e o restante em empresas sociais, incluindo o comércio justo e cooperativas agrícolas.

Através dos parceiros da Oikocredit em microfinanças, 28 milhões de pessoas foram alcançadas em 2012, com um aumento de 11% em relação a 2011. Do total de beneficiados em microcrédito, 24% são do setor agrícola, 56% vivem em áreas rurais, e 84% são mulheres.

Os resultados de desempenho social mostraram que 59% dos parceiros em microfinanças aprovaram em 2012 os "princípios de proteção aos clientes", com um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Durante 2012, 38 parceiros começaram a usar o "Índice de Progresso de saída da Pobreza", chegando a 70 o número total de parceiros da Oikocredit que estão usando a ferramenta.

Resultados sociais positivos

A Diretora da Oikocredit de desempenho social, Sra. Ging Ledesma, disse que os resultados foram positivos, mostrando o compromisso contínuo dos parceiros da Oikocredit com o bem-estar do cliente.

"Os dados mostram claramente que os nossos parceiros estão alcançando seus clientes-alvo e mais, estão implementando ferramentas da indústria de microfinanças que garantem melhores resultados para os clientes", disse a Sra. Ledesma.

Ao longo de 2012, a Oikocredit financiou mais de 100 iniciativas de capacitação e começou a segunda fase de seu programa tutorial no desempenho social das instituições de microfinanças. Durante o ano, o programa avaliou seis países e será aplicado em outros quatro países em 2013.

As instituições de microfinanças envolvidas neste programa têm relatado mudanças nas políticas, operações, e melhorias em áreas-chave de resultado, tais como divulgação e carteira em risco.

Perspectiva sobre 2013

No próximo ano, a Oikocredit continuará sua estratégia de gestão de desempenho social na seleção de novos parceiros, bem como auxiliar os parceiros atuais na construção de capacidades e desempenho, tanto financeiramente, como socialmente.

A Oikocredit continuará com seu foco estratégico na África, agricultura e finanças, inclusive em 2013, bem como medindo, monitorando e relatando os resultados em relação ao cliente.

A Sra. Ledesma disse que, evitar o sobre-endividamento do cliente, manter retornos responsáveis, ​​e taxas de juros responsáveis cobradas pelos parceiros, continuarão a ser acompanhados de perto pela Oikocredit.

"Com a Oikocredit atingindo mais parceiros e países que os outros investidores privados no setor de microfinanças, estamos ansiosos para trazer parceiros para compartilharem as melhores práticas", acrescentou a Sra. Ledesma.

A Oikocredit é uma das maiores provedoras mundiais de financiamento privado para o setor de microcrédito, concedendo empréstimo e capital para as pequenas empresas, por meio de instituições de microfinanças no mundo em desenvolvimento, e diretamente às cooperativas de produção, organizações de comércio justo, e de pequenas e médias empresas.

FONTE Oikocredit

SOURCE Oikocredit

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services