Operação Sorriso realizará 60 cirurgias gratuitas em portadores de fissuras labiopalatais em Santarém, no Pará

SÃO PAULO, 23 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- A cidade de Santarém, no Pará, recebe, entre 11 a 16 de agosto, a edição 2014 do Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), organização que realiza cirurgias gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiopalatais (popularmente conhecidas como lábio leporino e/ou fenda palatina). O retorno à cidade pela oitava vez consecutiva não é por acaso: uma pesquisa feita em parceria com o Centro de Estudos de Genomas da USP e a Operação Sorriso — realizada nas cidades que já receberam os programas humanitários da ONG — mostrou que o fator genético na região tem sido o responsável pelos muitos casos de pacientes com fissuras labiopalatais. Por este motivo, a intenção este ano é aumentar o número de pacientes que serão estudados a fim de traçar estratégias preventivas para a redução de incidências. 

Estão previstas 60 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos com o problema. A seleção dos pacientes acontece no dia 11 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). Já as cirurgias serão realizas entre os dias 13 e 16 de agosto, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara). Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável e também exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

"Essa parceria entre a OS e as instituições locais é fundamental. A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas", diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso, contando que, este ano, a missão de Santarém conta com um reforço especial: a top model Ana Cláudia Michels, que também é estudante de Medicina, abraçou a iniciativa da ONG como madrinha das ações e estará na cidade durante o programa humanitário.

A Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Temasek, Schivartch e Advogados, Colgate, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, FNazca, Fundação Aumund, Make them Smile, Way Models e PRNewswire. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.

Outras informações podem ser obtidas através pelo telefone (93) 9184-0241. 

FONTE Operação Sorriso

SOURCE Operação Sorriso



RELATED LINKS
http://www.operacaosorriso.org.br

More by this Source

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.