Os profissionais de RH no Brasil revelam alto valor de inovação, mas confirmam haver barreiras significativas para a adoção de métodos de melhores práticas Inovação é crucial para conseguir crescimento, rentabilidade e estar na vanguarda, dizem os profissionais de RH, mas com a falta de experiência dentro dos departamentos de Gestão de talentos não é fácil ter tudo isso

RIO DE JANEIRO, 12 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- Globalmente 74% dos profissionais de RH admitem que suas empresas precisariam fazer mais para demonstrar inovação em recrutamento e gestão de talentos. Entretanto, um estudo global revelou que no Brasil a falta de experiência dentro de departamentos de gestão de talentos e de recrutamento é a principal barreira que atrapalha na adoção de práticas mais inovadoras.

Neste estudo global, realizado pela Futurestep – uma empresa Korn/Ferry -, profissionais de recrutamento e de gestão de talentos, dos oito países pesquisados, admitiram que o uso de métodos inovadores em recrutamento é essencial para ganhar a guerra por talentos. Quando perguntados por que se deveriam adotar métodos inovadores de recrutamento, 42% consideraram cruciais para se garantir os melhores talentos e mais um terço revelou que este é o segredo para contratar empregados de segmentos específicos de mercado ou com talento difícil de encontrar (33%). Mesmo assim, apenas 44% dos profissionais de recrutamento e de gestão de talentos brasileiros têm acesso a orçamento de pesquisa e desenvolvimento/ inovação para melhorarem o desempenho de RH.

Este sentimento foi corroborado por funcionários do mundo todo, que revelaram ter maior probabilidade de aceitar um cargo caso sentissem que a empresa está usando métodos particularmente inovadores para a interação com eles na fase de recrutamento. 

O estudo também revela que profissionais de recrutamento e de gestão de talentos acreditam que comunidades profissionais online e comunidades de talentos online serão os métodos de recrutamento mais influentes no futuro – seguidas por campanhas para celular.

Os pesquisados também revelaram como seria, globalmente, o ciclo de vida do funcionário num mundo ideal. As práticas que gostariam de usar, mas que ainda não estão em aplicação, são:

  • Recrutamento: Campanhas para celular; publicidade criativa e comunidades de talentos feitas sob medida
  • Engajamento: Escritórios e locais de trabalho com ambiente criativo; compartilhamento de estratégias e processos de trabalho flexíveis e inovadores
  • Desenvolvimento: Programas de transferências internacionais dentro da empresa; treinamento e mentorado externos

"Enquanto há muito potencial para as empresas adotarem inovação dentro dos seus processos de gestão de talentos e recrutamento, muitas empresas brasileiras ainda se encontram nas fases iniciais de integração de tais métodos", disse Roberto Spuri, diretor geral, Futurestep América Latina. "Vivenciar um crescimento tão grande em um espaço de tempo tão pequeno nos levou à uma redução da base de profissionais qualificados que deem suporte a este período de mudanças. Entretanto, à medida que as empresas se organizam e estabilizam, os departamentos de RH estão começando a endereçar a filosofia da inovação que, com o tempo, permearão toda a empresa – educando os empregados no que tange o entendimento das necessidades de inovação em todas as áreas do negócio."

Siga a conversa no Twitter @futurestep #InnovationImperative

O estudo completo, intitulado 'O Imperativo da Inovação', está disponível para download de www.futurestep.com/innovate

Notas para os editores
Para desenvolver esta pesquisa, a Futurestep realizou pesquisas online com dois públicos: profissionais de RH/recrutamento/gerência de talento (Profissionais) e empregados (Candidatos) de várias áreas no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Brasil, Índia e Grande China (um mercado amalgamado que abrange Hong Kong e a China).

Em cada mercado, entrevistaram-se 100 Profissionais, todos com cargos seniores em companhias com mais de 250 funcionários. Todos os Profissionais detinham um dos seguintes cargos: CHRO/HRD/VP, VP/diretor/chefe de talento/recrutamento/gerência de talento, gerente de RH/talento/recrutamento ou executivo de RH/talento/recrutamento. Para o trabalho de campo pesquisamos 500 Candidatos (todos detentores de algum cargo quando da pesquisa) de cada área.

O trabalho de campo foi realizado pela Opinion Leader, uma empresa independente de pesquisa. Após uma triagem, os entrevistados receberam um convite por email para participar da pesquisa, com pesquisas realizadas entre 19 de fevereiro de 2013 e 13 de março de 2013. A metodologia detalhada de pesquisa encontra-se no apêndice do relatório completo da Futurestep.

Sobre a Futurestep
A Futurestep é o líder global na área de soluções de recrutamento de alto impacto e presta serviços altamente personalizados e flexíveis a organizações que atendam suas necessidades de talento e recrutamento.

Nossos clientes recorrem a nós graças à nossa ampla experiência, a um processo e infraestrutura globais, a modelos de competência de nossa propriedade, a estratégias inovadoras de obter e atrair empregados e a uma abordagem única para medir e otimizar o impacto dos negócios.

Como empresa Korn/Ferry, a Futurestep consegue atender várias exigências de mão de obra; de Recovery Point Objective e recrutamento de projetos até procura e consultoria. Nossas soluções aplicam uma capacidade verdadeiramente mundial de oferecer talento com impacto, com experiência e alcance global para identificar, atrair e reter as pessoas responsáveis pelo sucesso da sua empresa.

Para saber mais, vá a www.futurestep.com

Sobre a Korn/Ferry International
A Korn/Ferry International é um provedor mundial de primeira linha de soluções de gerência de talento, com presença em todo o continente americano, Ásia Pacífico, Europa, Oriente Médio e África. A empresa presta serviços e soluções que ajudam os clientes a cultivar sua grandeza por meio de design, construção e atração de talento. Vá a www.kornferry.com para se informar mais sobre Korn/Ferry International e www.kornferryinstitute.com para ver liderança com ideias inovadoras, propriedade intelectual e pesquisa.

FONTE Korn/Ferry International

FONTE Korn/Ferry International

SOURCE Korn/Ferry International



RELATED LINKS
http://www.kornferry.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.