Pacientes do SUS podem ter marcapasso BIOTRONIK de última geração

SÃO PAULO, 5 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- Pacientes da Rede Pública de Saúde têm a disposição agora um marcapasso de última geração, antes disponível apenas ao serviço privado. O Entovis ProMRI®, Dispositivo Cardíaco Eletrônico Implantável Condicional para Ressonância Magnética, foi redesenhado e aprimorado para permitir o acesso a este diagnóstico de alto padrão.

O SUS não cobre os custos deste produto diferenciado, mas a BIOTRONIK, primeira a disponibilizar a tecnologia no Brasil, estendeu o benefício aos usuários da rede pública, assim, um paciente do SUS tem a disposição a mesma tecnologia que um paciente de convênio. Nos Estados Unidos, mais de 70% dos exames de ressonância são realizados no cérebro, extremidades e espinha dorsal, exame contraindicado ao portador de marcapasso comum. Estima-se que a RM seja solicitada para 17% dos portadores de marcapassos no intervalo de 12 meses após o implante.

A estratégia da empresa é mostrar a necessidade de investimentos em eletroterapia cardíaca. Em 2012, foram implantadas pelo SUS 20.363 marcapassos, uma queda de 4% na comparação com 2011. Não há política pública para o atendimento dos pacientes que precisam do equipamento. O SUS não prevê verba específica para o implante, que está na categoria "Alta Complexidade", cuja classificação engloba outros procedimentos. Cabe a cada município e hospital administrarem o valor encaminhado pelo governo federal, o que limita o acesso dos pacientes. Outro fator é o número reduzido de médicos especializados na área.

O valor médio do implante corresponde ao custo de quatro dias de UTI na rede pública, segundo o Ministério Público de Contas do Distrito Federal. Se relacionarmos o custo do marcapasso com os anos que ele dura, o custo diário fica menor que uma aspirina. A taxa de implante no Brasil é de quatro a cinco vezes mais baixa que em outros países, inclusive da América Latina.

"Pela ética e compromisso da BIOTRONIK com o mercado brasileiro, não poderíamos deixar de oferecer aos pacientes do SUS um produto com esse, permitindo diagnóstico fundamental para Oncologia, Ortopedia e Neurologia", afirma o diretor geral da BIOTRONIK no Brasil, Daniel Santos.

Sobre a BIOTRONIK

Uma das líderes de dispositivos médicos cardiovasculares, a BIOTRONIK está em mais de 100 países. Desde o desenvolvimento do primeiro marcapasso em 1963, lançou produtos inovadores no mercado - incluindo o sistema de monitoramento remoto Home Monitoring® e o primeiro cadioversor-desfibrilador implantável com tecnologia ProMRI®, aprovada para exames de ressonância magnética em 2012.

Contato:
4Press Comunicação
Ana Lúcia Moretto
11-5096-0439
11-9.7300-8584

FONTE BIOTRONIK

SOURCE BIOTRONIK

More by this Source

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services