Pela primeira vez, projeto REDD+ no estado do Acre, Brasil, receberá dupla validação VCS-CCBS

BETHESDA, Maryland, e RIO BRANCO, Brasil, 24 de janeiro de 2013 /PRNewswire/ -- A CarbonCo, LLC, uma subsidiária da Carbonfund.org Foundation, organização líder em soluções climáticas, tem o prazer de anunciar o Projeto Purus, um projeto de conservação florestal de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), que se tornou oficialmente o primeiro projeto REDD+ no estado do Acre, Brasil, a receber dupla validação pelo Padrão de Carbono Verificado (Verified Carbon Standard, VCS) e o Padrão de Clima, Comunidade e Biodiversidade (Climate, Community and Biodiversity Standard, CCBS) com excelência.

A CarbonCo, LLC proporcionou financiamento e serviços de desenvolvimento de projetos para o Projeto Purus, ao mesmo tempo em que fez uma parceria com a organização local de latifundiários conhecida como Moura e Rosa Empreendimentos Imobiliários LTDA. Os serviços técnicos foram prestados pela TerraCarbon LLC.

O Projeto Purus protegerá até 34.702 hectares (85.714 acres) de floresta tropical de propriedade privada dentro da bacia amazônica. Além disso, o Projeto Purus preservará, de maneira simultânea, as espécies ameaçadas e uma ampla variedade de serviços ecossistêmicos, proporcionará benefícios diretos às comunidades locais e mitigará a emissão de quase 900.000 toneladas métricas de dióxido de carbono durante os primeiros 10 anos do projeto.

As atividades do Projeto Purus incluem realizar um inventário de carbono florestal, modelar o desmatamento regional e os padrões de uso da terra e reduzir o desmatamento ao utilizar recompensas para os serviços ecossistêmicos do projeto, além de monitorar constantemente os impactos climáticos, comunitários e de biodiversidade do projeto. Os projetos sociais e as atividades para diminuir o desmatamento variam de treinamento em extensão agrícola, patrulhamento de prováveis locais de desmatamento, até a consequente construção de melhores casas e a instalação de painéis solares fotovoltaicos para as comunidades locais.

A Amazônia é a maior floresta contígua do mundo e abriga uma diversidade extraordinária de vida. O Rio Amazonas e seus vários afluentes contêm um quinto da água doce do mundo, ao mesmo tempo em que se estendem por quase 4.000 milhas (6.437 quilômetros) desde a Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico, na cidade portuária de Macapá. Estima-se que haja de um a dois milhões de espécies animais na Amazônia, e espécies como a araracanga e o boto cor-de-rosa foram observadas durante o Projeto Purus. Além disso, pelo menos duas espécies da flora ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature Red List) – conhecidas como pau-rosa (Aniba rosaeodora) e ucuúba (Virola surinamensis) – foram identificadas no Projeto Purus.

"O Projeto Purus é a prova de que os projetos REDD+ podem oferecer assistência ao desenvolvimento vital para as pessoas, ao mesmo tempo em que protegem nosso planeta e tratam da mudança climática de uma maneira tecnicamente robusta, aceita em nível internacional e com base no mercado", afirmou Eric Carlson, diretor geral da CarbonCo, LLC. "Os países em desenvolvimento possuem enormes reservas de carbono que precisam de proteção, e os países industrializados possuem o capital e incentivo para reduzir as emissões com a melhor relação custo-benefício possível."

"A validação do Projeto Purus pelo CCBS e VCS é a realização de um sonho", afirmaram Normando Sales e Wanderley Rosa, diretores administrativos da Moura & Rosa. "E é a prova de que é possível manter a existência da floresta ao mesmo tempo em que é lucrativo e proporciona vários benefícios ambientais."

"O Projeto Purus é o primeiro projeto REDD+ privado desenvolvido no Acre e está totalmente alinhado com o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do estado (o SISA)", afirmou Eufran Ferreira do Amaral, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do estado do Acre. "O Projeto Purus prova que é possível aumentar a floresta, assegurando os direitos dos ocupantes tradicionais, e incluir um recurso promissor para melhorar a base para a produção sustentável e as estratégias de conservação em áreas privadas no Acre."

O Projeto Purus é um projeto aprovado com código REDD, e o primeiro compromisso de vendas do projeto foi realizado pela The CarbonNeutral Company, com sede em Londres, no Reino Unido.

Sobre a CarbonCo LLC
A CarbonCo, LLC ("CarbonCo"), subsidiária integral da Carbonfund.org Foundation, é uma empresa de responsabilidade limitada com sede em Bethesda, Maryland.

A CarbonCo desenvolve projetos de redução de carbono em grande escala ao trabalhar com latifundiários na documentação e programas necessários para assegurar que grandes extensões de florestas tropicais sejam protegidas contra o desmatamento, conquistar certificação internacional e criar valor para todos os proponentes do projeto.

A CarbonCo enfoca-se em várias oportunidades de projetos e nos serviços de consultoria necessários para ajudar esses projetos de conservação a conseguirem uma certificação. Para mais informações, acesse: www.CarbonCoLLC.com.

Sobre a Carbon Securities:
O Freitas International Group, LLC é uma empresa de responsabilidade limitada com sede na Flórida, que opera como Carbon Securities, com matriz em Miami, Flórida, e parceiros nas cidades brasileiras de Goiânia, Brasília, Rio Branco, Belém e São Paulo.

A Carbon Securities, através das suas operações nos EUA e no Brasil, conecta parceiros internacionais e locais para que identifiquem, desenvolvam, certifiquem e financiem projetos de redução de carbono de alta qualidade, principalmente projetos REDD+ na bacia amazônica.

Sobre a Moura & Rosa:
A criação da Moura e Rosa Empreendimentos Imobiliários LTDA ("Moura & Rosa") foi um sonho cultivado pelos latifundiários desde 2001. Foi fundada em fevereiro de 2009 para promover a preservação das florestas tropicais situadas na área do Projeto Purus.

A Moura & Rosa foi criada pelos latifundiários privados Normando Rodrigues Sales e Wanderley Cesario Rosa para assegurar a continuidade dos projetos e investimentos atuais, com o objetivo de preservar o Projeto Purus.

Com a possibilidade de valorizar os serviços ecossistêmicos da preservação da floresta tropical na propriedade, os latifundiários decidiram investir em conhecimento, pesquisa de informações, estudos e pesquisas locais para que a conservação possa se tornar realidade, ao mesmo tempo em que privilegia as comunidades locais.

FONTE  CarbonCo, LLC

FONTE CarbonCo, LLC

SOURCE CarbonCo, LLC

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services