Pela primeira vez, projeto REDD+ no estado do Acre, Brasil, receberá dupla validação VCS-CCBS

Jan 24, 2013, 19:03 ET from CarbonCo, LLC

BETHESDA, Maryland, e RIO BRANCO, Brasil, 24 de janeiro de 2013 /PRNewswire/ -- A CarbonCo, LLC, uma subsidiária da Carbonfund.org Foundation, organização líder em soluções climáticas, tem o prazer de anunciar o Projeto Purus, um projeto de conservação florestal de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), que se tornou oficialmente o primeiro projeto REDD+ no estado do Acre, Brasil, a receber dupla validação pelo Padrão de Carbono Verificado (Verified Carbon Standard, VCS) e o Padrão de Clima, Comunidade e Biodiversidade (Climate, Community and Biodiversity Standard, CCBS) com excelência.

A CarbonCo, LLC proporcionou financiamento e serviços de desenvolvimento de projetos para o Projeto Purus, ao mesmo tempo em que fez uma parceria com a organização local de latifundiários conhecida como Moura e Rosa Empreendimentos Imobiliários LTDA. Os serviços técnicos foram prestados pela TerraCarbon LLC.

O Projeto Purus protegerá até 34.702 hectares (85.714 acres) de floresta tropical de propriedade privada dentro da bacia amazônica. Além disso, o Projeto Purus preservará, de maneira simultânea, as espécies ameaçadas e uma ampla variedade de serviços ecossistêmicos, proporcionará benefícios diretos às comunidades locais e mitigará a emissão de quase 900.000 toneladas métricas de dióxido de carbono durante os primeiros 10 anos do projeto.

As atividades do Projeto Purus incluem realizar um inventário de carbono florestal, modelar o desmatamento regional e os padrões de uso da terra e reduzir o desmatamento ao utilizar recompensas para os serviços ecossistêmicos do projeto, além de monitorar constantemente os impactos climáticos, comunitários e de biodiversidade do projeto. Os projetos sociais e as atividades para diminuir o desmatamento variam de treinamento em extensão agrícola, patrulhamento de prováveis locais de desmatamento, até a consequente construção de melhores casas e a instalação de painéis solares fotovoltaicos para as comunidades locais.

A Amazônia é a maior floresta contígua do mundo e abriga uma diversidade extraordinária de vida. O Rio Amazonas e seus vários afluentes contêm um quinto da água doce do mundo, ao mesmo tempo em que se estendem por quase 4.000 milhas (6.437 quilômetros) desde a Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico, na cidade portuária de Macapá. Estima-se que haja de um a dois milhões de espécies animais na Amazônia, e espécies como a araracanga e o boto cor-de-rosa foram observadas durante o Projeto Purus. Além disso, pelo menos duas espécies da flora ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature Red List) – conhecidas como pau-rosa (Aniba rosaeodora) e ucuúba (Virola surinamensis) – foram identificadas no Projeto Purus.

"O Projeto Purus é a prova de que os projetos REDD+ podem oferecer assistência ao desenvolvimento vital para as pessoas, ao mesmo tempo em que protegem nosso planeta e tratam da mudança climática de uma maneira tecnicamente robusta, aceita em nível internacional e com base no mercado", afirmou Eric Carlson, diretor geral da CarbonCo, LLC. "Os países em desenvolvimento possuem enormes reservas de carbono que precisam de proteção, e os países industrializados possuem o capital e incentivo para reduzir as emissões com a melhor relação custo-benefício possível."

"A validação do Projeto Purus pelo CCBS e VCS é a realização de um sonho", afirmaram Normando Sales e Wanderley Rosa, diretores administrativos da Moura & Rosa. "E é a prova de que é possível manter a existência da floresta ao mesmo tempo em que é lucrativo e proporciona vários benefícios ambientais."

"O Projeto Purus é o primeiro projeto REDD+ privado desenvolvido no Acre e está totalmente alinhado com o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do estado (o SISA)", afirmou Eufran Ferreira do Amaral, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do estado do Acre. "O Projeto Purus prova que é possível aumentar a floresta, assegurando os direitos dos ocupantes tradicionais, e incluir um recurso promissor para melhorar a base para a produção sustentável e as estratégias de conservação em áreas privadas no Acre."

O Projeto Purus é um projeto aprovado com código REDD, e o primeiro compromisso de vendas do projeto foi realizado pela The CarbonNeutral Company, com sede em Londres, no Reino Unido.

Sobre a CarbonCo LLC
A CarbonCo, LLC ("CarbonCo"), subsidiária integral da Carbonfund.org Foundation, é uma empresa de responsabilidade limitada com sede em Bethesda, Maryland.

A CarbonCo desenvolve projetos de redução de carbono em grande escala ao trabalhar com latifundiários na documentação e programas necessários para assegurar que grandes extensões de florestas tropicais sejam protegidas contra o desmatamento, conquistar certificação internacional e criar valor para todos os proponentes do projeto.

A CarbonCo enfoca-se em várias oportunidades de projetos e nos serviços de consultoria necessários para ajudar esses projetos de conservação a conseguirem uma certificação. Para mais informações, acesse: www.CarbonCoLLC.com.

Sobre a Carbon Securities:
O Freitas International Group, LLC é uma empresa de responsabilidade limitada com sede na Flórida, que opera como Carbon Securities, com matriz em Miami, Flórida, e parceiros nas cidades brasileiras de Goiânia, Brasília, Rio Branco, Belém e São Paulo.

A Carbon Securities, através das suas operações nos EUA e no Brasil, conecta parceiros internacionais e locais para que identifiquem, desenvolvam, certifiquem e financiem projetos de redução de carbono de alta qualidade, principalmente projetos REDD+ na bacia amazônica.

Sobre a Moura & Rosa:
A criação da Moura e Rosa Empreendimentos Imobiliários LTDA ("Moura & Rosa") foi um sonho cultivado pelos latifundiários desde 2001. Foi fundada em fevereiro de 2009 para promover a preservação das florestas tropicais situadas na área do Projeto Purus.

A Moura & Rosa foi criada pelos latifundiários privados Normando Rodrigues Sales e Wanderley Cesario Rosa para assegurar a continuidade dos projetos e investimentos atuais, com o objetivo de preservar o Projeto Purus.

Com a possibilidade de valorizar os serviços ecossistêmicos da preservação da floresta tropical na propriedade, os latifundiários decidiram investir em conhecimento, pesquisa de informações, estudos e pesquisas locais para que a conservação possa se tornar realidade, ao mesmo tempo em que privilegia as comunidades locais.

FONTE  CarbonCo, LLC

FONTE CarbonCo, LLC

SOURCE CarbonCo, LLC