Pesquisa da PR Newswire mostra jornalistas latino-americanos em sintonia Enquete sobre o futuro da profissão realizada na América Latina apontou que os profissionais mexicanos continuam apostando no futuro dos impressos, mesma impressão da classe brasileira

SÃO PAULO, 29 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- A PR Newswire – líder mundial em soluções de comunicação e marketing – realizou uma pesquisa com 259 jornalistas de países como Argentina, Chile, Guatemala, Cuba e México e descobriu alguns pontos sobre como a classe está encarando os rumos da profissão. Participaram da enquete profissionais atuantes em  diferentes mídias - impressa, online, rádio, TV e agências de notícias, que responderam a 15 perguntas sobre o tema via questionário online. A mesma pesquisa foi aplicada aos jornalistas brasileiros no ano passado e os resultados mostram pontos de similaridade, com um destaque importante: a região como um todo acredita na força e sobrevivência dos meios impressos.

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2013-07-25/original/1323.jpg)

Quando a questão é a busca de informações pelos jornalistas, ambos os públicos utilizam a Internet como fonte primária de dados e também para informarem-se. No Brasil, 55.1% são adeptos da Internet como primeira fonte de informação, versus 42,47% na América Latina.

E quando o ponto é o fim dos veículos impressos, a classe na região está unida. No Brasil, 68% não creem no fim das versões em papel e, no restante da região, 58.30% compartilha desta mesma visão.

"Para a PR Newswire é importante notar que os jornalistas na América Latina acreditam na força dos meios impressos, entretanto estão se preparando para a era digital, seja em maior ou menor intensidade", destaca Janaina Weigel, Diretora de Media Relations e Marketing da PR Newswire. "Nosso negócio é focado na distribuição de releases de imprensa e essas informações são muito relevantes", conclui Janaina.

Os dados da pesquisa Latino Americana estão disponíveis em: http://www2.prnewswire.com.br/downloads/Periodistas_Latinos_-_Expectativas_para_el_futuro_de_la_profesion.pdf

Os dados da enquete brasileira, realizada no ano passado, podem ser encontrados em: http://www.prnewswire.com.br/downloads/Pesquisa_jornalistas_brasileiros_futuro_da_profissao_pt.pdf

Sobre a PR Newswire

Empresa líder global em comunicação inovadora e serviços de marketing, oferece soluções para que organizações se conectem e dialoguem com os seus públicos-alvo em todo o mundo. Pioneira da indústria de distribuição de notícias comerciais, há mais de 56 anos a PR Newswire conecta clientes com audiências em mais de 170 países e 40 idiomas, através de uma rede incomparável de veículos de mídia, jornalistas e formadores de opinião. A PR Newswire tem escritórios em 16 países na América do Sul, Central e do Norte, Europa, Ásia e no Oriente Médio, garantindo presença global também através de afiliações exclusivas com as principais agências de notícias em todo o mundo. A PR Newswire é uma subsidiária da UBM plc, uma empresa líder em mídia global de negócios que atende comunidades comerciais profissionais em todo o mundo.

Informações para a imprensa PR Newswire:
Karina Sassoonkarina.sassoon@prnewswire.com
Gerente de Comunicação Corporativa
www.prnewswire.com.br
www.twitter.com/prnewswirebr
www.blogprnewswire.com

FONTE PR Newswire

SOURCE PR Newswire

RELATED LINKS

More by this Source

Best of Content We Love 2014

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services