2014

Pesquisa divulgada durante o Dia Mundial Contra a Hepatite mostra que os países estão mal equipados para lidarem com uma epidemia silenciosa A Aliança Mundial Contra a Hepatite pede ação urgente para tratar de doença que mata tanto quanto o HIV/AIDS

 

LONDRES, 27 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- No Dia Mundial Contra a Hepatite (World Hepatitis Day), a Aliança Mundial Contra a Hepatite (World Hepatitis Alliance) pediu que atenção urgente seja dada aos números recentes que mostram que apesar de a hepatite viral matar tantas pessoas quanto o HIV/AIDS, a grande maioria dos países não possui nenhum programa implementado para tratar da doença.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130728/630031-a )
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130728/630031-b )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130728/630031-c )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130728/630031-d )

O estudo Carga Global da Doença, publicado no ano passado na revista Lancet, mostra que a hepatite viral foi responsável por quase 1.45 milhão de mortes em 2010, o mesmo que o HIV/AIDS e significativamente mais do que a tuberculose ou a malária. Apesar desta enorme mortalidade anual, os líderes da saúde global regularmente deixam a doença fora de suas agendas.

'A hepatite viral é a oitava principal causa de morte em todo o mundo, matando tantas pessoas quanto o HIV/AIDS todos os anos', disse Charles Gore, Presidente da Aliança Mundial Contra a Hepatite. '500 milhões de pessoas estão cronicamente infectadas. Perante estes números, como é possível que a hepatite viral receba tão pouca prioridade em todo o mundo?'

Atualmente, as doenças recebem atenção e recursos, dependendo de suas prioridades globais. Entretanto, a lista global de prioridades não reflete necessariamente a carga real da doença. Isto levou a respostas que são desproporcionais ao impacto das doenças e deixou algumas doenças tragicamente desprovidas de recursos. A hepatite viral é um exemplo claro; apesar de sua enorme carga, há pouca pressão global para cuidar desta doença. Consequentemente, a maioria dos governos deixou de dedicar recursos para a hepatite viral, mesmo em países onde a prevalência chega a 20%.

O Relatório Global lançado pela Organização Mundial de Saúde (WHO – World Health Organization) na semana passada, mostrou o quanto a hepatite viral é ignorada. Somente 37% dos países possuem uma estratégia ou plano nacional para a hepatite viral e menos de 30% reportaram ter um departamento responsável unicamente por atividades relacionadas com a hepatite viral. A falta de resposta para a oitava maior doença assassina do mundo é verdadeiramente incompreensível. Isso não somente põe em risco a vida de milhões de pessoas permitindo que esta epidemia silenciosa cresça, como também deixa abandonados, sem apoio ou reconhecimento, os 500 milhões de pessoas que estão cronicamente infectadas.

Em 2010 a Organização Mundial de Saúde reconheceu abertamente que a hepatite viral é um grande motivo de preocupação, tornando o Dia Mundial Contra a Hepatite um dos sete únicos dias mundiais de saúde oficialmente reconhecidos pela OMS e todos os Estados Membros. Entretanto, grandes mudanças no cenário da saúde global ainda deverão acontecer. Neste Dia Mundial Contra  a Hepatite, a Aliança Mundial Contra a Hepatite lançou então uma campanha de conscientização em massa, sob o tema 'Isto é hepatite. Conheça. Confronte', para encorajar as pessoas a saberem mais e confrontarem o silêncio em torno da doença.

A Aliança também está coordenando uma tentativa global para entrar para o Livro Guinness de Recordes (Guinness World Record) pelo maior número de pessoas realizando as ações de 'não vejo, não ouço, não falo' ao mesmo tempo, as ações foram escolhidas porque da mesma forma que os Três Macacos Sábios ignoram o mundo ao seu redor, o mundo tem ignorado a hepatite viral. Com participação de 58 equipes de 25 países em todo o mundo, este é um desafio considerável, porém com uma mensagem bem clara: a hepatite viral é uma epidemia silenciosa. Conheça. Confronte.

Notas para o Editor

Aliança Mundial Contra a Hepatite

A Aliança Mundial contra a Hepatite é uma Organização Não Governamental abrangente com 165 grupos de pacientes membros em 66 países. Representando 500 milhões de pessoas que convivem com a hepatite viral em todo o mundo, a Aliança luta para apoiar e promover o apelo dos pacientes, para destacar o perfil da hepatite viral e estabelecer estratégias abrangentes contra a hepatite em todos os países. A Aliança Contra a Hepatite  tem sido uma voz dominante na obtenção de vários sucessos para as pessoas que convivem com a hepatite, incluindo liderar a comunidade de pacientes na solicitação de uma resolução da OMS sobre a hepatite. Através de uma melhor conscientização, prevenção, cuidados, apoio e acesso ao tratamento, seu objetivo final é trabalhar junto aos governos para erradicar estas doenças.

Para mais informações, visite o endereço: http://www.worldhepatitisalliance.org  

Dia Mundial Contra a Hepatite

No dia 28 de julho de 2013, a Aliança Mundial Contra a Hepatite coordenará o sexto Dia Mundial Contra a Hepatite que é um dos únicos quatro dias oficiais de conscientização sobre doenças específicas reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization) e endossados por seus 194 estados membros. O objetivo para 2013 é aumentar a conscientização sobre as hepatites crônicas B e C em todo o mundo e impulsionar a mudança das políticas para melhorias nos resultados da saúde para os pacientes.

Hepatites B e C

500 milhões de pessoas convivem com a hepatite viral crônica. Hepatites B e C são vírus 'silenciosos', porque as pessoas podem não apresentar nenhum sintoma. Se deixada sem tratamento e sem controle, a hepatite B ou C pode causar cicatrização avançada do fígado (cirrose), câncer hepático ou insuficiência hepática.

Contatos

Para mais informações, citações adicionais do porta-voz ou solicitações de fotos, por favor entre em contato com:

Hilary Campbell: Hilary.campbell@worldhepatitisalliance.org, +44(0)20-7378-0159

FONTE World Hepatitis Alliance

FONTE World Hepatitis Alliance

SOURCE World Hepatitis Alliance



RELATED LINKS
http://www.worldhepatitisalliance.org

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.