PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

Plano Nacional do Turismo aumentará competitividade do Brasil, diz ministro em encontro do LIDE

Share with Twitter Share with LinkedIn

SÃO PAULO, 17 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou durante Almoço-Debate do LIDE, liderado pelo empresário João Doria Jr., que o Brasil tem muito a avançar para melhorar a atratividade do País como destino turístico, que hoje ocupa o 46º lugar em número de turistas recebidos anualmente (5,7 milhões de pessoas).

Vieira, que completa nesta terça-feira dois anos no cargo, diz que a falta de competitividade do Brasil na área do turismo será minimizada pelo Plano Nacional de Turismo, aprovado por decreto presidencial. "Trata-se de um plano ousado, cujo principal objetivo é trazer o País do 6º para o 3º maior PIB turístico do mundo em 2022, ultrapassando a França e o Japão. E 2014 será um ano decisório para sua implementação", afirmou o ministro. Para 2022 a expectativa é ultrapassar os 11 milhões de turistas recebidos pelo País.

Para tanto, Vieira pretende criar uma agência de fomento ao turismo, que seja agressiva o suficiente para atrair turistas qualificados em termos de gastos, como russos e indianos, que foram os que mais viajaram nos últimos anos. Também está destinando, por meio do ministério, 7,4 bilhões de reais para obras de infraestrutura em 4.500 municípios brasileiros.

Somente no que diz respeito a obras para acessibilidade, a cidade de São Paulo receberá 20 milhões de reais e as demais cidades-sede de jogos receberão 7 milhões de reais cada. Parte dos recursos do Ministério serão alocados para a melhoria dos gargalos nos portos e aeroportos brasileiros. "Temos nos reunido com o setor financeiro para pedir ajuda também para os financiamentos para hotéis, resorts, parques temáticos e restaurantes", comentou o ministro.

Vieira afirma que os ativos do Brasil para atrair turistas para a Copa do Mundo são o mercado interno, que conta com 328 mil quartos de hotel nas capitais, apresentou crescimento de 12% das viagens aéreas no último ano, 40 milhões de pessoas foram elevadas à classe média e 197 milhões de viagens domésticas foram registradas em 2012.

De acordo com o ministro, "a contribuição da indústria do turismo para a composição do PIB brasileiro triplicou em 2012, para 3,7% do PIB, e ainda há grande potencial de crescimento". Ele citou a Grécia, país onde o turismo contribui com 6,5% do PIB, e Espanha, como exemplos a serem seguidos.

Empresas participantes: copatrocínio da ACCOR, AMIL, BOA VISTA, GOCIL, MAPFRE, MASTERCARD e PHILIP MORRIS. Mídia partners: AMÉRICA ECONOMIA, EDITORA TRÊS, JORNAL BRASILTURIS e JOVEM PAN. Fornecedores oficiais: CDN, ECCAPLAN, ILLY CAFÉ, MISTRAL, VINCI e PR NEWSWIRE.

Informações para a imprensa:
Erica Valério – erica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)

 

FONTE LIDE

SOURCE LIDE



Featured Video

Journalists and Bloggers

Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.

View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.

Share with Twitter Share with LinkedIn
 

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

 
 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

 
 

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.

 

Online Member Center

Not a Member?
Click Here to Join
Login
Search News Releases
Advanced Search
Search
  1. PR Newswire Services
  2. Knowledge Center
  3. Browse News Releases
  4. Contact PR Newswire
  5. Send a News Release