2014

Políticas de comando e controle no Brasil evitam mais de 59.500 sq. km de desmatamento na Amazônia

RIO DE JANEIRO, 8 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- Os esforços brasileiros para melhorar o processo de aplicação das leis e o monitoramento nas áreas florestais  impediram o desmatamento de aproximadamente 59.500 km2 de floresta amazônica entre 2007 e 2011, de acordo com o novo estudo do Climate Policy Initiative (CPI), intitulado DETERring Deforestation in the Brazilian Amazon (Como DETER o desmatamento na Amazônia). O desmatamento total observado nesse período foi de 41.500 km2 – 59% a menos do que teria ocorrido caso as políticas de comando e controle do desmatamento não tivessem sofrido alterações .

A taxa de desmatamento da Amazônia brasileira caiu vertiginosamente na segunda metade da primeira década de 2000, passando de um máximo de 27.000 km2 em 2004 para 5.000 km2 em 2011. DETERring Deforestation in the Brazilian Amazon  (Como DETER o desmatamento na Amazônia?) estuda uma das principais mudanças na política de florestamento brasileira, que foi implementada nesse período.  Observou-se que a implementação de um sistema de monitoramento por satélite, chamado DETER, aumentou consideravelmente as capacidades de focalização e monitoramento, facilitando assim a ação dos agentes da lei com relação às areas onde havia atividade ilegal de desmatamento. Essa melhora no processo de aplicação das leis e no monitoramento foi o principal fator da desaceleração do desmatamento a partir de 2000.

"Os esforços brasileiros de comando e controle têm sido cruciais na prevenção do desmatamento", diz Juliano Assunção, Diretor do núcleo brasileiro do CPI e professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–Rio).  "De acordo com nosso estudo, recomendamos a manutenção dessa política e o contínuo desenvolvimento de tecnologias de monitoramento para aumentar a eficácia das atividades que ajudam na aplicação da lei.

DETERring Deforestation in the Brazilian Amazon também constatou que as mudanças nas políticas de comando e controle do desmatamento não tiveram impacto sobre a produção agropecuária na Amazônia.

 Este trabalho faz parte de uma série de estudos  do CPI que examinam os impactos da política de desmatamento no Brasil. Para mais informações e para baixar o relatório completo, visite www.ClimatePolicyInitiative.org

Climate Policy Initiative (CPI) é uma organização de consultoria e análise de eficácia de políticas globais. Sua missão é avaliar, diagnosticar e apoiar os esforços das nações para alcançar um crescimento de baixo carbono. Uma organização independente,  sem fins lucrativos, patrocinado por doações da Open Society Foundations, o CPI tem sede nos EUA, com escritórios e programas no Brasil, China, Europa, Índia e Indonésia.

FONTE  Climate Policy Initiative

FONTE Climate Policy Initiative

SOURCE Climate Policy Initiative



RELATED LINKS
http://www.climatepolicyinitiative.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.