PR Newswire divulga resultados da pesquisa "Quais são as Principais Fontes de Informação para os Jornalistas Brasileiros?" Levantamento mostrou a força do press release como fonte de informação para a imprensa brasileira e seu impacto na construção e apuração de reportagens

SÃO PAULO, 11 de dezembro de 2013 /PRNewswire/ -- A PR Newswire – empresa líder em serviços de comunicação, pertencente ao grupo londrino UBM plc – anuncia os resultados de sua pesquisa "Quais são as Principais Fontes de Informação para os Jornalistas Brasileiros?" realizada entre os dias 14 e 28 de outubro de 2013, via questionário online, com cerca de 300 jornalistas de diferentes partes do Brasil. Esta é a terceira iniciativa da empresa no segmento de pesquisas. No ano passado, a PR Newswire realizou um levantamento para descobrir o que o jornalista brasileiro espera do futuro da profissão.

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2013-12-11/original/1592.jpg)

Para ver os resultados completos da pesquisa, clique aqui: http://www.prnewswire.com.br/downloads/paper_prnewswire_pesquisa_jornalistas_2013.pdf

Entre os resultados da pesquisa está a a força do press release como fonte de informação para a imprensa brasileira e seu impacto na construção e apuração de reportagens. Os press releases se mostraram uma fonte importante para os jornalistas e também um material relativamente confiável. Sobre a afirmação "Confio nas informações que recebo via press release," 45% foram neutros e 41% concordaram. O acesso aos press releases acontece prioritariamente por e-mail (em 95.26% dos casos), mas a busca deste conteúdo em sites e blogs como forma de abastecimento de pauta também passou a ser tendência nas redações.

O enxugamento das redações e o boom das assessorias de imprensa impactaram diretamente na quantidade de horas que um jornalista tem disponível para apuração/levantamento de pautas. Quando questionados sobre quantas horas costumam passar fora da redação por semana apurando pautas, 63% responderam de 0 a 4 horas. A opção "mais de 10 horas", que corresponderia a um dia de trabalho inteiro na rua, foi escolhida somente por 7.49% dos respondentes, ficando em último lugar.

Quando saem da redação, os jornalistas dão preferência para Coletivas de Imprensa Físicas (21.48% frequentam sempre e 53.13% frequentam às vezes), Salas de Imprensa Físicas (22.66% frequentam sempre e 58.20% frequentam às vezes) e Press Trips (46.88% frequentam às vezes).Salas de imprensa virtuais e coletivas de imprensa virtuais não se popularizaram entre os profissionais: 64.45% nunca frequentam as salas virtuais e 48.83% nunca frequentam as coletivas online, contra 34.38% que o fazem às vezes.

"Para a PR Newswire é importante observar que os jornalistas brasileiros utilizam o press release como fonte primária. Os releases são a matéria-prima do nosso negócio e é muito interessante para nós perceber que os profissionais estão cada vez mais engajados aos recursos multimídia e também ao universo as mídias digitais, o que nos permite pensar em novos produtos e serviços para este público", destaca Janaina Weigel, Diretora de Relacionamento com a Mídia e Marketing da PR Newswire.

Sobre a PR Newswire

Empresa líder global em comunicação inovadora e serviços de marketing, oferece soluções para que organizações se conectem e dialoguem com os seus públicos-alvo em todo o mundo. Pioneira da indústria de distribuição de notícias comerciais, há mais de 58 anos a PR Newswire conecta clientes com audiências em mais de 170 países e em mais de 40 idiomas, através de uma rede incomparável de veículos de mídia, jornalistas e formadores de opinião. A PR Newswire tem escritórios em 16 países na América do Sul, Central e do Norte, Europa, Ásia e no Oriente Médio, garantindo presença global também através de afiliações exclusivas com as principais agências de notícias em todo o mundo. A PR Newswire é uma subsidiária da UBM plc, uma empresa líder em mídia global de negócios que atende comunidades comerciais profissionais em todo o mundo.

Informações para a imprensa PR Newswire:
Karina Sassoonkarina.sassoon@prnewswire.com
Gerente de Comunicação Corporativa
www.prnewswire.com.br
www.twitter.com/prnewswirebr
www.blogprnewswire.com

FONTE PR Newswire

SOURCE PR Newswire

RELATED LINKS

More by this Source

Best of Content We Love 2014

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services