PR Newswire: Jornalistas brasileiros acreditam na continuidade dos veículos impressos e mostram o que pensam sobre o futuro da profissão Conheça os resultados da pesquisa feita pela PR Newswire - Jornalistas brasileiros: Preparados para o futuro da profissão?

SÃO PAULO, 14 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- Os jornalistas brasileiros demonstraram na última pesquisa feita pela PR Newswire, multinacional do setor de comunicação e marketing, que acreditam na força dos veículos impressos e não estão interessados, pelo menos por enquanto, em cursos voltados para o jornalismo digital. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de setembro e 17 de outubro de 2012, via internet, e contou com 316 jornalistas respondentes atuantes no mercado.

Um dos pontos que mais chama a atenção na pesquisa é o baixo uso de tablets pelos jornalistas, 66,1% não possui o dispositivo. Já com relação aos smartphones o cenário é outro, 71,8% contam com celulares e seus recursos para a rotina profissional. E sobre o futuro das edições impressas, a maioria é enfática: 68% não creem no fim delas e 21,8% ainda não têm certeza.

Para Janaína Weigel, diretora de Relacionamento com a Mídia e Marketing, da PR Newswire para a América Latina, a pesquisa demonstra o que se vê na prática, o aumento do número de edições impressas no País aponta para a relutante predileção dos brasileiros pela leitura em papel. "A pesquisa é importante para pontuar a opinião dos próprios jornalistas brasileiros sobre o processo de digitalização do papel que vem ocorrendo em todo o mundo. Sim, eles acreditam que isso tende a crescer, mas não em detrimento do meio impresso que vem aumentando suas tiragens localmente."

Os resultados da pesquisa demonstram os percentuais das 14 perguntas de múltipla-escolha, contemplando as respostas dos jornalistas sobre a utilização de dispositivos móveis até suas tendências pelas versões impressas ou digitais do conteúdo jornalístico. A análise completa pode ser encontrada no SlideShare da empresa e também por meio de um paper nos canais de divulgação da PR Newswire. O conteúdo está à disposição de todos para ser compartilhado e multiplicado.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail mediapt@prnewswire.com ou pelo Twitter (www.twitter.com/prnewswirebr)

Sobre a PR Newswire

A PR Newswire (www.prnewswire.com) é a principal fornecedora global de plataformas multimídia que permitem aos profissionais de comunicação e marketing, escritórios de sustentabilidade, relações públicas e profissionais de relações com investidores alavancar o conteúdo para interagir com todos os seus públicos-alvos em todo o mundo. Como empresa pioneira no setor de distribuição de notícias há 58 anos, a PR Newswire oferece hoje soluções de ponta a ponta para produzir, otimizar, direcionar e distribuir conteúdo e depois medir seus resultados através de canais tradicionais, digitais, portáteis e sociais. Combinando a maior distribuição de conteúdo multicanal e multicultural mundial e a otimização de conexões com abrangentes ferramentas de workflow e plataformas interativas, a PR Newswire permite que empresas de todo o mundo gerem oportunidades em qualquer lugar. A PR Newswire atende dezenas de milhares de clientes em escritórios nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e região Ásia-Pacífico, e é uma empresa da UBM plc (www.ubm.com).

Informações para a imprensa PR Newswire:
Tatiana Menesestatiana.meneses@prnewswire.com
Gerente de Comunicação e Marketing, América Latina
Camila Contecamila.conte@prnewswire.com
Gerente de Relações com a Mídia

www.prnewswire.com.br
www.twitter.com/prnewswirebr
www.blogprnewswire.com

FONTE PR Newswire

SOURCE PR Newswire

RELATED LINKS

More by this Source

Best of Content We Love 2014

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services