2014

Prêmios Platino impulsionam o cinema ibero-americano A recém-criada premiação vai reconhecer os melhores longas-metragens de 22 países, divididos em nove categorias

SÃO PAULO, 2 de dezembro de 2013 /PRNewswire/ -- Colômbia foi o país eleito para anunciar um marco na história da indústria cinematográfica. "Foram lançados os primeiros prêmios de cinema ibero-americano, os Prêmios Platino", comunicou Miguel Ángel Benzal Medina, Diretor Geral da Egeda (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais) e dos Prêmios Platino.

A premiação, dividida em nove categorias de longa-metragem, será realizada dia 5 de abril de 2014, no Panamá, e envolve 22 países da Ibero-América, com apoio das Academias de Cinema Ibero-Americana e Academia Europeia de Cinema.

Promovidos pela Egeda e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), os Prêmios de Cinema Ibero-Americano nascem com a vocação de consolidar-se como um dos mais importantes instrumentos de construção e apoio à indústria cinematográfica. Tem como missão fundamental estabelecer uma plataforma de difusão internacional para a promoção do cinema produzido na região, do qual participam os países de fala hispânica do continente americano, Espanha, EUA, Brasil e Portugal.

Categorias

Os Prêmios Platino são um reconhecimento dos filmes ibero-americanos lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2013, e aos profissionais que desenvolvem os aspectos técnicos e criativos dos mesmos. São elegíveis aos prêmios os 22 países da Ibero-América, sendo que é responsabilidade dos membros da Fipca de cada país, por meio de sua comissão de seleção, propor as candidaturas nacionais para cada um dos prêmios. O júri dos prêmios, anunciou Miguel Ángel, estará formado por personalidades de destaque da Indústria Cinematográfica, das Artes e Cultura Ibero-Americana.

As categorias dos prêmios estão divididas em:

• Prêmio PLATINO de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção
  • Prêmio PLATINO de Melhor Direção
  • Prêmio PLATINO de Melhor Roteiro
  • Prêmio PLATINO de Melhor Música Original
  • Prêmio PLATINO de Melhor Ator Masculino e Feminino
  • Prêmio PLATINO de Melhor Filme de Animação
  • Prêmio PLATINO de Melhor Documentário
  • Prêmio PLATINO Camilo Vives de Melhor Co-Produção Ibero-Americana

Lançamento

O evento de lançamento dos Prêmios Platino foi realizado em Medellín e contou com a presença de Enrique Cerezo e Adrian Solar, respectivamente Presidentes da Egeda e Fipca; Armando Casas, representante da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas; José Pacheco, Vice-ministro da Indústria do Panamá.

Durante o lançamento, o produtor Diego F. Ramirez e a atriz colombiana Margarita Ortega demonstraram seu apoio à criação do prêmio. Além disso, um vídeo exibido aos participantes reuniu mensagens de diversos artistas que apoiam o lançamento dos Prêmios Platino de cinema ibero-americano, entre eles Rodrigo Santoro, Carmen Maura, Cecília Roth, Ricardo Darín, Patrícia Velásquez e Juana Costa.

A premiação será realizada em 5 de abril no Panamá, com uma grande produção que reunirá as principais figuras do cinema, da música e da cultura ibero-americana.

Informações para a imprensa:
Cristiane Santos - LLORENTE & CUENCA
Email: csantos@llorenteycuenca.com

FONTE Prêmio Platino

SOURCE Prêmio Platino

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services