2014

Primeiro supercomputador comercial resfriado com água quente da IBM consome 40% menos energia O "SuperMUC" da Leibniz é considerado o supercomputador mais rápido da Europa

MUNIQUE, 18 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- A Leibniz Supercomputing Centre (LRZ), em conjunto com a IBM (NYSE: IBM), anunciaram hoje o primeiro supercomputador resfriado com água quente comercialmente disponível, com um sistema eficaz e de alto desempenho projetado para ajudar pesquisadores e instituições industriais em toda a Europa a investigar e solucionar alguns dos desafios científicos mais intimidantes.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20090416/IBMLOGO )

YouTube: http://youtu.be/LzTedSh51Tw

Flickr Fotos: http://flickr.com/gp/ibm_research_zurich/m89ZD2/

Linha do tempo: IBM's History and Future in Water Cooled Computing (1966-2060)

O novo sistema SuperMUC" da LRZ foi elaborado com servidores IBM System x iDataPlex Direct Water Cooled dx360 M4 com mais de 150.000 núcleos a fim de proporcionar um desempenho máximo de até três petaflops, o equivalente ao trabalho de mais de 110.000 computadores pessoais. Simplificando, três bilhões de pessoas usando uma calculadora de bolso teriam que desempenhar um milhão de operações por segundo cada para atingir um desempenho equivalente ao SuperMUC. Além disso, uma nova e revolucionária forma de tecnologia de resfriamento com água quente inventada pela IBM permite que o sistema seja elaborado 10 vezes mais compacto, melhorando substancialmente seu desempenho máximo ao consumir 40 por cento menos energia que uma máquina similar com resfriamento por ventilador.

"Este ano, toda a eletricidade consumida pelas instituições financiadas pelo estado na Alemanha são obrigadas a comprar energia 100% sustentável," declarou o Prof. Dr, Arndt Bode, presidente do conselho da Leibniz Supercomputing Centre. "O SuperMUC vai nos ajudar a manter nosso compromisso proporcionando, ao mesmo tempo, o melhor sistema de sua categoria à comunidade científica para testar teorias, projetar experimentos e prever resultados como jamais se viu." 

Tecnologia pioneira de resfriamento com água quente 

Atualmente, até 50 por cento do consumo de energia e pegada de carbono de uma central de dados resfriada por ventilador comum não é causada pela computação, e sim, por alimentar os sistemas de resfriamento necessários. Os cientistas e desenvolvedores da IBM decidiram tratar desse desafio com um conceito inovador de resfriamento com água quente, o que elimina a necessidade de sistemas de resfriamento de centrais de dados convencionais.A tecnologia de resfriamento com água quente da  IBM' resfria diretamente os componentes ativos no sistema, tais como processadores e módulos de memória, com temperaturas de refrigeração que podem atingir até 113 graus Fahrenheit, ou 45 graus Celsius.

"À medida que continuamos cumprindo com nossa visão de longo prazo de uma central de dados com zero emissão, podemos, finalmente, atingir uma redução de até um milhão de vezes no tamanho do SuperMUC, a fim de que ele possa ser reduzido ao tamanho de um computador desktop com uma eficiência muito maior que a de hoje," declarou Dr. Bruno Michel, gerente de embalagens térmicas avançadas da IBM Research.

O SuperMUC combina sua capacidade de resfriamento com água quente, que remove o calor de maneira 4.000 mais eficiente que o ar, com 18.000 processadores com eficiência energética Intel Xeon. Além de ajudar com a descoberta científica, a integração de resfriamento com água quente e software de gerenciamento de sistemas dinâmico de orientado ao aplicativo IBM permite que a energia seja capturada e reutilizada para aquecer os prédios durante o inverno no vasto campus da Leibniz Supercomputing Centre — uma economia de um milhão de euros (US$ 1,25 milhão) por ano.

O supercomputador mais poderoso da Europa

O sistema SuperMUC é o computador mais rápido da Europa, de acordo com a lista TOP500 dos computadores mais rápidos do mundo anunciados hoje. Esse desempenho será usado para impulsionar uma ampla gama de pesquisa — desde a estimulação do fluxo sanguíneo por trás de uma válvula cardíaca, até o planejamento de aviões mais silenciosos para escavar nossos insights em geofísica, incluindo a compreensão dos terremotos. O sistema SuperMUC também está conectado a sistemas de visualização, incluindo uma  ampla parede de energia estereoscópica de 4K e um  ambiente de realidade virtual ou CAVE  artificial de cinco lados para visualizar conjuntos de dados em 3D de campos, incluindo a ciência da Terra, astronomia e medicina.

A LRZ é a central de computadores para as universidades de Munique e para a Academia Bavariana de Ciências e Humanidades. Ela cuida da rede de dados científicos em Munique, oferece uma ampla gama de serviços de dados, e proporciona instalações de informática de ponta para a comunidade científica em toda a Europa. 

O novo sistema SuperMUC da central é o maior da Europa e um dos sistemas mais eficazes do mundo. É parte da infraestrutura  de computação de alto desempenho da Parceria para a Computação Avançada na Europa (PRACE) para pesquisadores e instituições industriais em toda a Europa. O supercomputador é  conjuntamente financiado pelo governo federal da Alemanha e o estado da Bavaria. Ele será oficialmente inaugurado em julho de 2012 na Leibniz Supercomputing Centre em Garching, Alemanha. 




IBM (Contatos na Europa)              


Hans-Juergen Rehm              

Chris Sciacca                     

 Grit Abe          


+49-7034-15-1887

+49-7034-15-1887

+41-44-724-8060


hansrehm@de.ibm.com

cia@zurich.ibm.com

gri@zurich.ibm.com






IBM (Contatos nos EUA)



Jim Smith               

Joanna Brewer          


+1-203-232-7000         

+1-415-545-2270           


smithje@us.ibm.com

jmbrewer@us.ibm.com











FONTE IBM

SOURCE IBM



RELATED LINKS
http://www.ibm.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.