PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

Recursos do mar: será que o oceano pode resolver os problemas de recursos do futuro?

Em World Ocean Review 3, a maribus publicou uma análise detalhada das oportunidades e riscos associados ao uso dos oceanos.

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

HAMBURGO e KIEL, Alemanha, 20 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- A fome da humanidade por matérias-primas continua a todo vapor. O consumo de petróleo dobrou desde o início da década de 70, e a demanda por recursos minerais está aumentando com o uso cada vez maior de metais como cobre, níquel ou cobalto, em produtos eletrônicos como smart phones, painéis solares ou carros híbridos. Os depósitos de matéria-prima no fundo dos oceanos estão se tornando cada vez mais objeto de interesse. Mas quando a mineração vai se tornar economicamente viável? Que riscos ao meio ambiente devem ser levados em consideração? E quem pode, então, reivindicar a propriedade dos depósitos localizados em águas internacionais? 

O "World Ocean Review 3 - Raw materials from the Sea - Opportunities and Risks" (WOR 3, Matérias-primas do mar – Oportunidades e Riscos), publicado pela maribus gGmbH, organização sem fins lucrativos, com o apoio da revista "mare", do Instituto Oceânico Internacional (International Ocean Institute  - IOI)  e Cluster of Excellence "The Future Ocean", descreve em detalhes as commodities energéticas e de metais de que se tem conhecimento nos oceanos e explica, de forma cientificamente correta e suficientemente clara e abrangente para os leigos, as oportunidades e os riscos das operações de mineração e o uso de matérias-primas no mar. O novo relatório apresenta dados sobre a quantidade de reservas conhecidas de petróleo e gás e depósitos de hidrato de gás sólido abaixo do fundo do mar. O relatório discute também o potencial de recursos minerais como nódulos de manganês, crostas de cobalto e sulfuretos maciços. Além disso, aborda a responsabilidade da comunidade internacional pela exploração ambientalmente responsável e o desafio legal em âmbito internacional para a distribuição socialmente justa dos recursos nas águas internacionais. 

"O uso dos oceanos vai aumentar. Para termos uma extração ambientalmente sustentável dos recursos do mar e das áreas costeiras, todas as partes envolvidas devem trabalhar juntas para criar soluções sustentáveis", disse Martin Visbeck, do GEOMAR Centro Helmholtz para Pesquisa Oceânica, de Kiel, e palestrante do Cluster of Excellence - "The Future Ocean".

Ao contrário dos recursos rapidamente renováveis, como peixes ou crustáceos, os recursos energéticos e minerais demoram alguns milhões de anos para se formar. Há uma quantidade finita de recursos que podem ser extraídos apenas com um imenso esforço técnico. 

"Quando nos vemos diante de oportunidades comerciais inimagináveis, surgem riscos não só para o meio ambiente como também para os direitos humanos básicos e a justiça social. As grandes corporações, em particular – que produziram petróleo na África Oriental durante muitos anos – não viam necessidade de proteger a natureza ou de dar à população local sua parcela justa de participação nas receitas dos empreendimentos relacionados ao petróleo", disse Nicolas Gelpke, editor da mare e fundador da maribus gGmbH.

Histórico

A maribus gGmbH foi fundada em 2008 pelo editor da mare, Nikolaus Gelpke. É uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é sensibilizar a opinião pública sobre a inter-relação dos aspectos científicos do mar e contribuir para uma campanha de conservação marinha mais eficaz. Já na sua primeira publicação,  "World Ocean Review 1" (WOR 1),  a maribus foi capaz de apresentar um relatório completo e abrangente que mostrou a situação dos oceanos e a interação entre o oceano e as condições ecológicas, econômicas e sociopolíticas. Até o momento, cerca de 70.000 exemplares dessa análise geral em alemão e inglês foram solicitados em todo o mundo.   

A terceira publicação da maribus, "Matérias-primas do mar – Oportunidades e Riscos", dá continuidade à colaboração entre os parceiros do WOR que têm um compromisso de longa data com os oceanos e que trabalham no mais alto nível acadêmico:   

  • Instituto Oceânico Internacional (International Ocean Institute  - IOI), fundado por Elisabeth Mann Borgese em 1972
  • Cluster of Excellence - "The Future Ocean", associação de mais de 200 cientistas de disciplinas variadas, com o apoio da Kiel University, o GEOMAR Centro Helmholtz para Pesquisa Oceânica de Kiel, o Instituto para a Economia Mundial de Kiel (Institute for the World Economy), e a Academia de Belas Artes e Design Muthesius (Muthesius Academy of Fine Arts and Design), com fundos do governo federal e estadual no âmbito da Iniciativa de Excelência da Fundação Alemã de Pesquisa (German Research Foundation – DFG), e  
  • mare – a Revista dos Oceanos

O "World Ocean Review 3" tem circulação de 45.000 exemplares (em alemão e inglês). A publicação não está à venda, mas é distribuída gratuitamente, sem nenhum objetivo de lucro. Além da versão em alemão, uma edição em inglês será colocada à disposição em breve. A publicação completa é publicada simultaneamente na internet e pode ser acessada em: http://www.worldoceanreview.com.

"World Ocean Review 3 - Raw materials from the Sea - Opportunities and Risks",  publicado pela maribus gGmbH, Hamburgo, 2014, livro de capa mole com 164 páginas e várias ilustrações e fotografias. 

Links:

http://www.worldoceanreview.com

http://www.mare.de

http://www.futureocean.org

http://www.geomar.de

Contato e exemplares de amostra:

maribus gGmbH    
Stephanie Haack    
Imprensa e Relações Públicas     
Telefone: 49-40-368076-22    
E-mail: haack@maribus.com    

Christian-Albrechts University of Kiel
Cluster of Excellence "The Future Ocean"
Friederike Balzereit, Relações Públicas
Telefone: 49-431-880-3032
E-mail: fbalzereit@uv.uni-kiel.de

FONTE  maribus gGmbH

FONTE maribus gGmbH

SOURCE maribus gGmbH



Featured Video

Journalists and Bloggers

Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.

View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.

Share with Twitter Share with LinkedIn
 

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

 
 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

 
 

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.

 

Online Member Center

Not a Member?
Click Here to Join
Login
Search News Releases
Advanced Search
Search
  1. PR Newswire Services
  2. Knowledge Center
  3. Browse News Releases
  4. Contact PR Newswire
  5. Send a News Release